terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Parque Florestal Antonio de Albuquerque – Horto Florestal em Campo Grande (MS)


Visitamos numa quinta-feira o Parque Florestal Antonio de Albuquerque – Horto Florestal, que está localizado na Vila Carvalho no município de Campo Grande no Estado do Mato Grosso do Sul. Compreende uma área de 45.000 m² e trata-se de um espaço ecológico urbano que promove ações educativas, e oferece área de lazer com jardins e alamedas arborizadas. A administração do local está ao encargo da Prefeitura de Campo GrandeInfelizmente no dia da visita encontramos vários equipamentos degradados, necessitando de urgente reforma para serem devidamente utilizados pela população da cidade.

Parque Florestal Antonio de Albuquerque - Horto Florestal

Horário de funcionamento:
6h às 18h
Telefone:
  (67) 99258-3186 e (67) 3314-3691   
Localização:
Rua Joel Dibo, 1, Vila Carvalho, Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Ver no mapa
Como chegar ao Parque Florestal Antonio de Albuquerque - Horto Florestal
Ônibus - 051 e 054-T. Bandeirantes/Shopping Campo Grande; 225 - Centro/ Santa Luzia; 226 - Centro/Nasser; 229 - Centro/Cabreúva; 319 - Lageado/Centro e 401 - Centro/ José Abraão. Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, consulte o site do Consórcio Guaicurus (clique aqui) ou use o aplicativo para smartphones Peg Fácil, disponível na AppStore e Google play.
Carros - Trace seu roteiro no link "Ver no mapa". Há bolsão de estacionamento gratuito na proximidade da entrada.

Para saber a previsão do tempo em Campo Grande (MS)clique neste link.

Infraestrutura do Parque Florestal Antônio de Albuquerque-Horto Florestal
Há pistas próprias para caminhadas; um centro de atividades múltiplas (Teatro de Arena); Biblioteca Municipal; Lanchonete; Parlatório; Banheiros (inclusive para deficientes); Playground; Espelho D’água; Cancha de Malha; Pista de Cooper c/ estações de ginástica; Pista de Skate e Oficinas: mosaico, filtro dos sonhos, papel machê e cerâmica. A menos das pistas para caminhadas e a biblioteca, os demais equipamentos estão degradados e com necessidade urgente de um reforma.

Fauna 
Há vária espécies de pássaros como sabiás, bem-te-vis, juritis e outras espécies da classe dos passeriformes.

Flora
A vegetação do Parque Florestal Antonio de Albuquerque - Horto Florestal presente é nativa. Há jenipapos, mangueiras, aroeiras, etc.

Informações gerais do Parque Florestal Antonio de Albuquerque - Horto Florestal
  • Você não pode levar animais domésticos e andar de patins no interior do Horto Florestal;
  • Ambulantes também não são permitidos no local e
  • Quanto à segurança geral do local, observamos vigias no dia da visita, que tranquilizam os frequentadores.
História do Parque Florestal Antonio de Albuquerque - Horto Florestal
(Extraído do site da Sectur - Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campo Grande)
1912 – 11 de outubro, o Intendente José Santiago, reservou para a Intendência, áreas de terras às margens do Córrego Segredo. Este local dotado de características próprias de vegetação, onde dois braços de córregos juntam-se ali para dar origem a um rio de grande importância para a região, o Anhanduizinho. Esta reserva, abrigou inúmeras atividades, pois como Matadouro Municipal ou Salgadeira como era popularmente chamada, pois ali que se salgava o couro do gado que era posteriormente enviado para São Paulo pela ferrovia.
1918 – Campo Grande passa a categoria de cidade.
1923 – 11 de janeiro, foi aprovado pelo Presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo, e sancionada pelo Prefeito Municipal, Dr. Arlindo de Andrade Gomes, a criação do Parque Municipal de Campo Grande, onde era o antigo matadouro.
1956 – O Parque Municipal passa a ter os cuidados de Antônio de Albuquerque, antigo Funcionário da Prefeitura. Daí essa área passa a ser chamada de Horto Florestal e consistia na sede do Serviço de Parques e Jardins da Prefeitura. Suas características sempre se mantiveram preservadas, pois o Horto produzia muitas espécies de árvores para a arborização não só da cidade de Campo Grande como também para as cidades vizinhas, inclusive Cuiabá, que na época era capital do Estado.
1976 – A produção de mudas se instala na Vila Popular.
1980 – Foram construídas nas dependências do Horto, um teatro de arena, um setor administrativo, um restaurante que funcionou por pouco tempo.
1984 a 1990 – A Patrulha Mirim se instala no Horto.
1993 – No mês de outubro, o Horto Florestal é interditado para reforma. O então Prefeito Juvêncio César da Fonseca, afirma que o mesmo será transformado no maior complexo de lazer de Campo Grande.
1995 – No dia 19 de maio, o Prefeito Juvêncio César da Fonseca, entrega à população campo-grandense o novo Horto Florestal, agora nomeado “Parque Florestal Antônio de Albuquerque”, em homenagem ao antigo funcionário da prefeitura.

Vale a pena no Parque Florestal Antonio de Albuquerque - Horto Florestal   
__________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte do textos Website Oficial da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campo Grande (https://www.campogrande.ms.gov.br/) e Wikipedia (https://pt.wikipedia.org).
___________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Parque Florestal Antonio de Albuquerque - Horto Florestal   


Fotos do Parque Florestal Antonio de Albuquerque - Horto Florestal

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site