terça-feira, 13 de setembro de 2022

Sabiá-laranjeira e seu cantar nas madrugadas paulistanas


É comum nesta época do ano o paulistano ouvir lá pelas 2 e 3h da madrugada o belo cantar, que chega a atingir incríveis 70 dB (decibéis, que é uma unidade de medida do nível do som/ruído, da intensidade sonora, do nível de pressão acústica)
 de um pássaro bem peculiar, o sabiá-laranjeiraPara se ter ideia do que isso representa, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível de ruído recomendável para a audição é de até 50 dB e, por exemplo, um liquidificador ligado atinge 75 dB.

O sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) é uma ave comum na América do Sul e o mais conhecido de todos os sabiás, identificado pela cor de ferrugem do ventre e por seu canto melodioso durante o período reprodutivo. Habita originalmente florestas abertas e beiras de campos, mas como é uma espécie bastante adaptável e penetrou com sucesso nas áreas de lavoura e cidades, exigindo porém a proximidade de água. É uma ave territorial mas relativamente tímida, e seu canto melodioso, aflautado e frequente logo denuncia sua presença, podendo ser ouvido a mais de 1 km de distância. 

Seu canto é longo, podendo durar até dois minutos sem interrupção. A frase principal tem de 10 a 15 notas, mas ele é capaz de imitar as vocalizações de outras aves como o curiango e o joão-de-barro e assimilar trechos em seu próprio canto, em inúmeras variações. Canta principalmente no período reprodutivo, antes do amanhecer e ao anoitecer, para atrair a fêmea e demarcar seu território. Costumeiramente, o Sabiá-Laranjeira canta logo ao nascer do sol, ou pelo fim da tarde. No entanto, nas duas oportunidades, o faz sempre de dia. Confiram cerca de 2 minutos do cantar de um sabiá-laranjeira em https://youtu.be/7-O0t8j5JuI


No entanto, conforme reproduzimos a seguir do "Portal dos Pássaros" na internet, "em 2013 aconteceu aquele que é considerado uma das maiores polêmicas do mundo das aves nos últimos anos. Sem motivo aparente, e de uma vez, populações inteiras de Sabiá-laranjeiras, em diversas regiões da capital paulista trocaram o dia pela noite, e passaram a exibir seu canto madrugada adentro.

E claro, como não poderia deixar de ser, o antes amado canto da ave, passou a ser alvo do ódio de milhares de moradores da cidade de São Paulo que tiveram o silêncio de suas noites de sono interrompidos de maneira abrupta.

Claro, não há nada demais, exceto quando essa ave muda completamente os seus hábitos, inverte por completo o horário em que demonstra seus dotes de canto para todos. E claro, causa muita confusão, estranheza e incômodo para diversos moradores locais. 


Criado em 2013 pelo "Instituto Passarinhar", o projeto “A Hora do Sabiá” buscou mapear pelo Brasil todo os horários em que as aves desta espécie cantavam.

Assim, mais de 9 mil depoimentos foram entregues ao portal, até o ano de 2015, quando os resultados foram apontados. importante ressaltar que desse valor total, cerca de 1,9 mil registros sobre o comportamento dos sabiás vieram de moradores da cidade de São Paulo.
Os dados levantados pela pesquisa indicam que os pássaros da cidade, em média, costumam a cantar cerca de cinco horas antes do que os que residem no interior.
E por outro lado, só terminam sua cantoria mais de quatro horas do que fazem as aves de outras localidades, que são a grande maioria – e, assim, a regra. 

Assim, enquanto o mais comum é que elas cantassem no nascer do sol até o fim do dia, na cidade paulistana, a maior atividade de canto foi registrada, em média, às 3h da madrugada.

A grande conclusão ao qual esse relatório chegou foi de que, tal qual os humanos moradores da cidade, as aves também têm andado (ou voado) muito estressadas, e com sérios problemas para dormir.

Aliás, mais do que o trânsito, o maior vilão nessa história toda é o ruído gerado pelos veículos nas ruas de São Paulo. Segundo dados coletados pela CET – Companhia de Engenharia e Tráfego, a poluição sonora existente na cidade é bem grande. Normalmente, o nível de barulho nas áreas residenciais, costuma ficar entre 70 e 100 decibéis, o que é mais alto do que o sabiá-laranjeira atinge com seu canto: no máximo, 70 decibéis.

Vale lembrar que para diversas aves, o canto é uma questão de sobrevivênciaNo caso dos sabiás, eles cantam para atrair as fêmeas e para assustar outros machos. Ou seja, literalmente, cantar garante a reprodução da espécie.

Segundo o biólogo e fotógrafo Sandro Von Matter, responsável pelo estudo do "Instituto Passarinhar", existem ainda complicações mais sérias que podem acontecer em ocorrência dessa troca de horário na rotina dos pássaros. Para ele, a população de Sabiás-laranjeira da cidade de São Paulo está passando por um tipo de seleção natural, feita de modo artificial.
Isso porque, segundo ele, a insônia afeta toda a população de aves, uma vez que essa característica fora do comum está sendo transmitida de geração em geração.
O principal impacto sentido pela espécie pode ser em sua saúde, o que com certeza vai afetar negativamente sua expectativa de vida e reprodução".


Segundo o ornitólogo Johan Dalgas Frisch são 12 as espécies de sabiás no Brasil, sendo que o pássaro assume outras denominações em regiões diferentes. Assim, ele tanto pode ser caraxué (Amazonas), sabiá-coca (Bahia), sabiá-laranja (Rio Grande do Sul) e ainda sabiá-de-barriga-vermelha, sabiá-ponga e sabiá-piranga em lugares diferentes.

Em tupi, sabiá significa “aquele que reza muito”, em alusão à voz dessa ave. Segundo uma lenda indígena, quando uma criança ouve, durante a madrugada, no início da primavera, o canto do sabiá, será abençoada com muita paz, amor e felicidade.

No Brasil podem ser encontradas outras espécies de sabiá, tais como: sabiá-una, sabiá-barranco, sabiá-poca, sabiá-coleira, sabiá-do-banhado, sabiá-da-praia, trinca-ferro-gonga, sabiá-do-campo, entre outros, embora estas últimas quatro espécies não pertençam ao gênero Turdus e consequentemente à família Turdidae. 

Fotos: Pixabay 

Fontes do texto: WikipédiaPortal dos Pássaros e Wikiaves 

33 comentários:

  1. O canto destas aves estão sendo Influenciadas pela ILUMINAÇÃO Artificial Urbana , principalmente a de cor amarela , que confunde os pássaros com o amanhecer, causando stress à espécie pela falta da penumbra da noite.
    Quem devia ter “ódio” seriam os pássaros , mas os humanos são sempre as vítimas da história..🤦🏻‍♀️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo, a iluminação inclusive de led, que é bem forte, está tiramdo os bichos no retiro mais cedo

      Excluir
    2. vai morar no mato então ué

      Excluir
    3. Verdade colega!

      Excluir
    4. tem gente que se faz de ignorante, nao eh possivel. o ser humano que invadiu o habitat dos animais, e mesmo assim eh a vitima da história.

      Excluir
  2. A NATUREZA é sábia dos pássaros VERDE Luzes; os habitués DAS Aves na região do.jd. Paulista TEM hora pra TUDO indicando aos Seres HUMANOS comportamentos.

    ResponderExcluir
  3. O sabiá veio da Europa para o Brasil, trazido pelos portugueses, sendo o seu nome lá: tordo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Negativo colega, os sabiás do continente Americano são endêmicos do nosso continente. Existem outras espécies na Ásia e na Europa, são endêmicos de lá.

      Excluir
  4. São 3:00 horas da manhã e o sabiá está cantando.
    Acho lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve dormir de dia com certeza!

      Excluir
  5. O Sabiá nos alegra. É vida!!

    ResponderExcluir
  6. O canto dos pássaros é uma dádiva que devenos agradecer todos os dias.
    Se um pássaro cantar na minha janela a qualquer hora do dia me sentirri um previlegiado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leva eles pra tua janela então seu hipocrita, quero ver vc endoidar sem conseguir dormir. É a mesma coisa de ficar com uma criança gritando no teu ouvido. Vai quero ver aguentar.

      Excluir
  7. Gente que não gosta de cantar de pássaros, seja em que hora for, deveria passar uma temporada num túmulo do Araçá ou da Vila Formosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá deve ter um monte desses que cantam das 3 às 5, já que vc gosta tanto vai vc, assim vai ter o privilégio de escutar vários de uma vez!

      Excluir
  8. Moro ao lado do parque ceret em TATUAPÉ, é lindo ver e ouvir o canto do sabiá a qualquer hora... gratidão ao sabia que tanto me alegre...

    ResponderExcluir
  9. Durante o dia eles passeiam e cuidam dos filhotes pelo jardim, que nunca desapareçam os sabias...

    ResponderExcluir
  10. Região de mg,Maria da Fé tem muitas sábias Laranjeiras, existem outra espécie que é conhecida por sabiá branca,mas gostaria de saber qual é qual é esta

    ResponderExcluir
  11. Muito legal saber sobre o comportamento desta ave, descobri até o nome dela. Acordo todos os dias às 3h da manhã com seu lindo canto. Confesso q já fiquei irritada, mas agora acho lindo.

    ResponderExcluir
  12. Complicado! Amo a natureza, mas ele cantar as 3 da manhã incomoda muito! No dia seguinte fico um bagaço pra trabalhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô ouvindo agora desde as 3h. Acho lindo mas não consigo dormir.

      Excluir
  13. Essa praga n deixa dormir, como tenho ódio desse pássaro

    ResponderExcluir
  14. Odeio esses sabia assobiando ,todo dia as 3 da manhã
    Não consigo dormir com esses assobio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk eu tbm elee acorda todo dia as 4 da manhã

      Excluir
  15. Devia matar todos esses sábias sinceramente, não aguento mais ,ter que acordar todo dia as 3 da manhã, estou com ódio de sabia

    ResponderExcluir
  16. Já inventaram o fone de ouvido, e tenho certeza que tu, colega que odeia tanto os pássaros (apesar de "anônimo", é claramente uma pessoa só comentando aqui várias vezes com tanto ódio), deve passar horas todos os dias no tal do YouTube, então tu o conheces também.

    Com fones de ouvido e buscando no YouTube, se o pobre pássaro te incomoda tanto (me pergunto se és tão odioso assim com certos hábitos humanos...), tu consegues tranquilamente dormir. Amo pássaros e tenho problemas de sono. Independente do sabiá, preciso de certa ajuda pra dormir. É só ter fones e buscar por certos ruídos ou sons no YouTube. Masssss é aquela coisa: tem gente que reclama de pássaro até durante o dia, porém enche o saco das pessoas todo santo dia com suas opiniões medíocres acerca de política, solta foguete à toa, gasta saliva xingando indiscriminadamente no trânsito, etc etc.

    ResponderExcluir
  17. Se o sabia incomoda tanto alguns retardado porque não pra 🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retardado é você que não deve fazer nada da vida

      Excluir
  18. Eu odeio sabia laranjeira grita a noite toda , ninguém dorme é uma maldição

    ResponderExcluir
  19. Retardado é você que não deve fazer nada da vida .

    ResponderExcluir
  20. A perfeição de Deus . Tem um Sabia Laranjeira que começa cantar as três hrs da manhã ao lado da minha casa. É simplesmente espetacular acordar com ele cantando. Eu adoro

    ResponderExcluir
  21. Amo passarinhos mas esse canto de madrugada é um inferno, uma maldição. Comprei tampões pro ouvido e não adianta é muito alto e estridente.

    ResponderExcluir
  22. Adoro o canto desse pássaro mto gratificante nessa cidade que n temos tempo para admirar quase nada c tanta correria 👍

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site