terça-feira, 10 de novembro de 2020

Parque Estadual do Jalapão e Arredores


O Parque Estadual do Jalapão é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região leste do estado do Tocantins. O território do parque, com uma área de 34.000 km², está distribuído pelos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins. Criado em 12 de janeiro de 2001, Jalapão é o maior parque estadual do Tocantins. A vegetação no parque é predominantemente a de cerrado ralo e a de campo limpo com veredas. Várias cachoeiras também podem ser visitadas na região do Parque do Jalapão, e nas proximidades de Palmas. Águas translúcidas, de temperatura agradável, combinam muito bem com o calor da região, oferecendo um ótimo lazer para os visitantes.

Colaboração com imagens e textos de Wagner Heibel. 

Parque Estadual do Jalapão e Arredores

Horário de funcionamento:
  • O horário de entrada no atrativo Dunas é das 7h às 11h e das 14h às 17h;
  • Serra do Espírito Santo das 04h às 11h e
  • Cachoeira da Velha e Prainha do Rio Novo é das 8h às 16h.
Telefone:
(63) 3534-1072
Localização
Rodovia TO 255, s/nº, Mateiros, Tocantins
Ver no mapa

Como ir ao Parque Estadual do Jalapão e Arredores 
O ponto de chegada para o turismo é a cidade de Palmas, capital do Tocantins, que por si só já tem alguns atrativos. Palmas é uma cidade planejada, capital do estado do Tocantins, situada a beira do rio Tocantins. É bem servida por voos diários regulares das principais companhias aéreas brasileiras.
Para a locomoção em Palmas, taxis e aplicativos, bem como o aluguel de carros são uma boa opção para aproveitar um pouco a cidade e proximidades.
Já para a visita ao Jalapão, deve-se ter mais atenção, pois algumas das estradas tem muita areia, sendo necessário um veículo 4x4. Também a sinalização é precária. Assim, nossa recomendação é que se utilize os serviços das empresas de turismo da região, que possuem SUVs bastante confortáveis e guias turísticos que conhecem a região.
Uma visita completa as atrações da área do Jalapão pode alcançar entre 2000 e 2500 Km em estrada de terra, na maioria das vezes.
O deslocamento que sugerimos é o aluguel de um carro em uma dessas cidades pode facilitar os passeios diários para a visita as diferentes atrações da região.
Também é possível contratar excursões com algumas empresas de turismo na cidade de Carolina que fazem o translado as principais atrações.
Quando ir ao Parque Estadual do Jalapão e Arredores
A melhor época para visitação está entre os meses de maio a setembro, que é a época de seca na região. Especialmente maio e junho são os meses mais interessantes, pois não há chuva, mas a vegetação ainda está verde e não temos os inconvenientes da excessiva baixa umidade do ar encontrada nos meses seguintes. Na época seca, a coloração das águas é transparente e atraente.
Nos meses de outubro a abril, acontece a estação das chuvas, o que pode atrapalhar um pouco o passeio.
Em feriados prolongados, especialmente no carnaval, a região costuma ser muito visitada, não sendo recomendável para aqueles que possam evitar esse período, pois alguns dos atrativos passam a ter um controle mais rígido de tempo de permanência, para permitir que todos possam usufruir dos mesmos. 
Em geral, as temperaturas na Região de Palmas e do Parque do Jalapão estão acima de 28 graus, sendo recomendável a viagem com carro equipado com ar-condicionado. As águas das cachoeiras também são agradáveis, sem a sensação de gelado, típica em outras regiões do país.

Infraestrutura do Parque Estadual do Jalapão e Arredores
Entre os atrativos mais procurados estão a Cachoeira da Velha, uma enorme queda d’água em forma de ferradura de aproximadamente 100 metros de largura e 15 metros de altura; as Dunas, cartão postal do Jalapão, composto por areias finas e alaranjadas que chegam a 40 metros de altura; os Povoados do Mumbuca e Prata, comunidades remanescentes de quilombos, cuja visitação possibilita ao turista vivenciar a cultura local; a Serra do Espírito Santo, formação rochosa onde é possível apreciar a flora da região; a Cachoeira do Formiga, um encantadora nascente de água verde-esmeralda; e os Fervedouros, com suas águas transparentes, nas quais é impossível afundar.

Fauna
Composta por veados-campeiros, tamanduás-bandeiras, antas, capivaras, lobos-guarás, raposas, gambás, macacos, jacarés, onças, além de cobras (sucuris, cascavéis e jiboias). Entre as aves, estão tucanos, papagaios, araras-azuis, siriemas, emas e urubus.

História do Parque Estadual do Jalapão
Criado pela Lei Estadual 1.203 de 12 de janeiro de 2001, o Parque Estadual do Jalapão pertence à categoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral do Estado do Tocantins. A área total do PEJ se concentra no município de Mateiros, sendo que seus limites atingem os marcos divisórios deste com os municípios de Ponte Alta do Tocantins, São Felix do Tocantins e Novo Acordo.

Jalapão, o nome do parque, advém da planta, a jalapa-do-Brasil, empregada como purgativo e no combate à coqueluche. Outra planta bastante conhecida do Jalapão é o capim dourado, uma espécie de sempre-viva.

O Capim Dourado tornou-se conhecido pelo artesanato desenvolvido na região do Jalapão, com a confecção de pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, vasos, peças de decoração entre outros.

Vale a pena no Parque Estadual do Jalapão e Arredores 

Existem pelo menos três opções de trajetos turísticos na região:

a) Proximidades de Palmas, visitando a cidade de Palmas e seus arredores, com cachoeiras interessantes. Em nosso mapa (v. neste link), os trajetos seriam entre os pontos A (Palmas) e E (Santa Tereza do Tocantins), ida e volta;

b) Mateiros, que permite também alcançar parte do Jalapão, visitando alguns fervedouros e outras atrações, viajando em estrada pavimentada, a TO-030, por cerca de 300 Kms, até Mateiros. Esta viagem permite a visita de alguns olhos d’agua, cachoeiras e as Dunas. Pode ser realizada em carro comum. Existem pousadas confortáveis em Mateiros, bem como restaurantes, o que permite que a cidade seja um ponto para pouso e partida para as atrações. Em nosso mapa este roteiro seria entre os pontos A (Palmas), E (Santa Tereza do Tocantins), B (Novo Acordo), C (São Feliz do Tocantins) e E (Mateiros), retornando pelo mesmo caminho e

c) Jalapão completo, com visita a grande parte ou a totalidade das atrações do Jalapão, em uma viagem estimada em 1500 Km. Nesta viagem se adentra em regiões remotas do Jalapão. Em Nosso mapa a viajem compreenderia o circuito completo, com a possiblidade também de visita as Cachoeiras do Soninho e a Lagoa do Japonês, dois pontos mais ao sul. Neste trajeto a estrada é de terra e requer cuidado e, às vezes, exige tração 4x4.

Iremos comentar os principais atrativos a seguir. A região possui outras cachoeiras que não foram cobertas aqui:

Cachoeira da Velha e Prainha
A maior cachoeira do Parque do Jalapão, tem um grande volume de água, e cerca de 100 metros de largura, com 15 metros de queda.
Possui uma boa infraestrutura para acesso e visitação, com pontes de madeira que permitem a aproximação segura para fotos.
No local não é permitido o banho, por segurança. Mas a poucos metros encontra-se uma praia de rio, onde o turista pode afastar o calor e se deliciar em uma enorme praia de areia, e com um banho de rio ao som da cachoeira e cercado pela natureza.
Também ali próximo encontra-se um conjunto de casas e outras estruturas que, segundo comenta-se na região, teria sido utilizada pelo traficante Pablo Escobar. A propriedade hoje pertence ao Governo do Jalapão. Bem próximo encontra-se também uma pequena pista de pouso de 1100 m de extensão.

Fervedouros
Os fervedouros são as atrações mais diferenciadas do Jalapão. Águas subterrâneas afloram em um chão arenoso, formando piscinas de aguas límpidas.
Ao seu redor a vegetação torna-se exuberante, propiciando sobra para os banhos dos frequentadores.
Atualmente existem regras de quantidade máximas de pessoas que podem adentrar simultaneamente em um fervedouro, a fim de garantir sua perenidade. Assim, em épocas de maior fluxo de turistas o tempo é controlado para o banho, geralmente ao redor dos 20 minutos.

Cachoeiras
Ao longo das estradas que permeiam o Jalapão existem diversas cachoeiras, geralmente de fácil acesso. 
As sete principais são:
A. Cachoeiras do Escorrega Macaco e da Roçadeira
B. Cachoeira do Evilson
C. Cachoeira da Sussuapara
D. Cachoeira da Velha
E. Cachoeira do Formiga
F. Cachoeira da Fumaça
G. Cachoeira do Soninho

Algumas delas estão próximas a cidade de Palmas, sendo possível ir e voltar no mesmo dia. 
Outras se encontram em locais bastante retirados, em meio a natureza, sendo necessário dirigir por muitos quilômetros para desfrutar do seu isolamento.

Catedral e Novo Acordo
Formação rochosa que lembra uma fachada de uma Catedral. Ela fica entre São Félix e Novo Acordo. A partir de 2010 foi reconhecida pelo ICMBio como uma Reserva de Patrimônio Natural – RPPN.

Dunas, cartão postal do Jalapão, composto por areias finas e alaranjadas que chegam a 40 metros de altura e os Povoados do Mumbuca e Prata, comunidades remanescentes de quilombos, cuja visitação possibilita ao turista vivenciar a cultura local.

___________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fontes do texto: Wagner Heibel, Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/) e Turismo Tocantins (https://turismo.to.gov.br/)
Imagens de Wagner Heibel.
_________________________________________________________________________________________________________


Veja vídeo com imagens do Parque Estadual do Jalapão e Arredores 



Confira fotos do Parque Estadual do Jalapão e Arredores

Estrada de terra no Jalapão, próxima às dunas

Águas translúcidas dos rios da região do Jalapão
Prato típico da região - Carne de Sol

Estada para a Cachoeira da Velha e Prainha


Chegada a Cachoeira da Velha

Acessibilidade à Cachoeira da Velha

Cachoeira da Velha

Prainha

Fervedouros
Vista da chegada às dunas do Jalapão

Vista de cima de uma das dunas do Jalapão

Dunas do Jalapão

Pôr do Sol nas dunas do Jalapão

Nascer da Lua nas dunas do Jalapão

Nascer da Lua no Jalapão

Cachoeira da Fumaça

Cachoeira da Fumaça

Cachoeira da Fumaça


Cachoeira do Evilson
Formação Rochosa que lembra uma Catedral próxima a Novo Acordo

Escultura em Novo Acordo no Tocantins

Placa de entrada na comunidade quilombola

Comunidade quilombola

Artesanato na comunidade quilombola
Flor típica do Cerrado no Jalapão

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site