domingo, 25 de outubro de 2020

Parque Nacional da Chapada das Mesas e Arredores em Carolina (MA)


O Parque Nacional da Chapada das Mesas encontra-se entre os municípios de Carolina, Riachão, Estreito, no centro-sul do Maranhão. Tornou-se uma unidade de preservação ambiental com 160.046 hectares de Cerrado
. A origem do seu nome se dá em razão de seus platôs, que lembram o formato de mesas de pedra, por meio de seus paredões de rocha de arenito formados há milhões de anos. O ponto de entrada para a Chapada das Mesas é Carolina (MA)pequena cidade com cerca de 24.000 habitantes, está situada às margens do Rio Tocantins, sendo a base mais fácil para os diferentes passeios diários. As atrações da região são facilmente acessáveis em um raio de, no máximo, 130 Km em estradas bem pavimentadas.

Colaboração com fotos e textos de Wagner Heibel. 

Parque Nacional da Chapada das Mesas e Arredores

Horário de funcionamento:
8 às 17h

Telefone:
(99) 3531-2144
Localização
Ponto de entrada do parque Praça Alípio de Carvalho, 50, Carolina - MA
Ver no mapa

Como ir ao Parque Nacional da Chapada das Mesas e Arredores 
Carolina em alguns momentos foi atendida por voos regionais regulares, que são suspensos e retornam ao longo dos anos. É aconselhável a pesquisa para confirmar se a opção de voo direto para Carolina está disponível na época que se deseja conhecer a Chapada das Mesas. Assim, existem três opções mais constantes para se chegar a Carolina:
  • Imperatriz: é o caminho mais comum. Várias companhias aéreas atendem imperatriz com voos regulares. De lá existem vans que fazem o trajeto até Carolina. Também é possível alugar um carro e viajar cerca de 222 km.
  • Araguaína: é a cidade mais próxima e possui um voo diário de ida e de volta. La é possível alugar um carro. A distância até Carolina é de 83 km, em estrada pavimentada. 
  • Palmas: para os que pretendem conhecer também o Jalapão, a opção de viajar até Palmas e seguir de carro alugado pode ser uma opção interessante.
O deslocamento que sugerimos é o aluguel de um carro em uma dessas cidades pode facilitar os passeios diários para a visita as diferentes atrações da região. Também é possível contratar excursões com algumas empresas de turismo na cidade de Carolina que fazem o translado as principais atrações.

Não deixe de ver o mapa detalhado da região do Parque Nacional da Chapada das Mesas e Arredores com suas principais atrações neste link 

Quando ir ao Parque Nacional da Chapada das Mesas e Arredores
A melhor época para visitação está entre os meses de Maio a Setembro, que é a época do seca na região. Especialmente maio e junho são os meses mais interessantes, pois o clima está seco, mas a vegetação ainda está verde e não temos os inconvenientes da baixa umidade do ar. Na época seca, a coloração das águas é ainda mais transparente e atraente.
Nos meses de Outubro a Abril, acontece a estação das chuvas, o que pode atrapalhar um pouco o passeio. 
Em geral, as temperaturas na Chapada das Mesas estão acima de 22 graus, o que permite aproveitar muito bem os passeios e visitas. As águas das cachoeiras também são agradáveis, sem a sensação de gelado, típica em outras regiões do pais.

Infraestrutura do Parque Nacional da Chapada das Mesas e Arredores

Criado em 2005, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é composto por florestas de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas, compondo um conjunto de curiosas formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras.

As cachoeiras que mais se destacam são a de São Romão e a Cachoeira da Prata, sendo que a primeira possui o maior volume de água da região. Outras atrações são o trekking até o Morro das Figuras com inscrições rupestres e trilhas ecológicas, como a do Morro do Chapéu.

A Pedra Caída é um complexo particular de 12.000 hectares administrado pela empresa PIPES, seu interior possui uma variedade de cachoeiras. A principal delas batizada de santuário, despenca de uma altura de 46 metros. O local possui teleférico e heliporto oferece também a possibilidade para a pratica de diversos esportes radicais como rapel e tirolesa.

O Morro do Chapéu é um dos pontos mais altos da Chapada das mesas. O trekking até o Morro do Chapéu é uma subida de 365 metros em rocha arenítica, exigindo preparo físico e habilidade dos praticantes.

História do Parque Nacional da Chapada das Mesas 

A criação do parque em 2005 fez parte do esforço dos órgãos ambientais do Governo Federal para elevar a área protegida no Cerrado. Na época de sua criação, pouco mais de 2,5% do bioma estava resguardado em unidades de conservação federais e estaduais. Conforme a direção de ecossistemas do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, a pressão para novos desmatamentos impulsionados por carvoarias e abertura de novas frentes para a agropecuária é muito forte, tratando-se de uma corrida contra o tempo para salvar grandes remanescentes.

A região que agora está abrigada dentro do Parque Nacional é extremamente rica em espécies de animais e de plantas, sem falar no alto potencial turístico em decorrência das belezas naturais da Chapada das Mesas. Os planos do Governo Federal incluíam a criação de novas áreas protegidas no Maranhão, formando um "mosaico" com parques e reservas estaduais e federais e terras indígenas. A criação do parque era debatida e avaliada desde 2004, mas ganhou força em 2005, com a realização de estudos de campo que comprovaram o valor ecológico, social, econômico e cultural da região.


Vale a pena no Parque Nacional da Chapada das Mesas e Arredores 
Os principais atrativos da Chapada das Mesas são suas cachoeiras facilmente acessíveis, com águas cristalinas e com restaurantes e bares em sua proximidade. Algumas também possuem hotéis e pousadas.
Obs.: Talvez um atrativo relevante das cachoeiras da Chapada das Mesas seja o fácil acesso. Praticamente todas as cachoeiras podem ser alcançadas por carros comuns e não há necessidade de caminhar por trilhas para desfrutar da vista ou do banho de cachoeira. Mesmo para pessoas com dificuldade de locomoção o aceso é bastante fácil. Veja destaques para visitar na região:

Cachoeiras do Itapecuru
Na direção de Riachão, a apenas 33 Km de Carolina, estão localizadas duas cachoeiras que caem 12 metros e formam uma enorme piscina natural com rochas que a circundam e praias de areia. O acesso é quase que totalmente pavimentado, com um pequeno trecho de estrada de terra.
Pode-se passar o dia no local, que cobra um módico valor para o ingresso. Possui local para refeição, bebidas e banheiros. Conta ainda com chalés, para os que querem se hospedar no local.
Nos finais de semana e feriados o local é muito frequentado pelos habitantes de Carolina e se torna um pouco cheio.
Entre 1939 e 1940, Newton Carvalho, aproveitando uma queda d'água de 11,5 metros, no rio Itapecuruzinho, construiu a Usina do Itapecuruzinho, a primeira usina hidrelétrica da Amazônia. Nos dias de hoje a usina desativada é um pequeno Ecomuseu.

Reserva Natural Cachoeira do Rio Cocal
Seguindo na direção de Riachão, pela BR-230, a 131 Km de Carolina, encontra-se a Reserva Natural Cachoeira do Rio Cocal. Trata-se de duas propriedades privadas cortadas pelo Rio Cocais, onde se encontram o Poço Azul e Encanto Azul. São piscinas de águas naturais em tons esverdeados e azulados.
O acesso é quase que totalmente pavimentado, com um pequeno trecho de estrada de terra.
Nestes locais, para que se tenha uma experiencia ótima, com a visão adequada das cores das piscinas é recomendável que a visita aconteça entre às 9h30 e às 11h30. É recomendável perguntar aos guias locais, pois esse horário pode variar ao longo do ano. É interessante também levar equipamento de snooker.
O Poço Azul possui infraestrutura com restaurante, banheiros, e locais para o descanso e contemplação. Paga-se um ingresso de valor modico para acessar esses locais.
Com uma queda de cerca de 75 metros de altura, sua formação rochosa lembra a imagem de Santa Barbara, ao centro da queda d’água.
O acesso é feito por pontilhões de madeira, seguros e de boa qualidade. A caminhada de curta distância é bastante agradável, não possui dificuldade, além de declive e aclive na volta, de baixa inclinação.
No "Encanto Azul"estão localizadas várias nascentes, com água cristalina, ao meio de muito verde. O acesso ao rio se faz por uma longa escada, com cerca de 200 degraus, de ótima qualidade, e depois, caminhando por alguns pontilhões.

Complexo Turístico Pedra Caída
O Complexo turístico Pedra Caída está situado a 28,8 km de Carolina, e pode ser comparado a um parque turístico, com muita infraestrutura, hotel, restaurante, piscina, teleférico e inúmeras atividades como tirolesa, mountain bike, arvorismo e treeking.
O acesso ao complexo é pago, e algumas das atividades dentro do complexo exigem pagamento adicional. Dentro do Parque existem várias cachoeiras, algumas acessíveis utilizando veículos do próprio complexo turístico. 
No alto de um dos morros ao redor do complexo existe uma pirâmide de vidro, para contemplação da área. De la é possível descer por uma tirolesa. Passeios são supervisionados por guias do parque.
O passeio a Cachoeira do Santuário é imperdível. Num cânion rodeado de exuberante flora, é possível chegar com facilidade ao fundo do mesmo, onde corre um pequeno rio de águas translúcidas. Ao fundo do cânion a cachoeira do Santuário é um ponto para o banho e contemplação.

Cachoeira do Dodô
Um local bastante aprazível, situado a 23,3 Km de Carolina, excelente para uma visita de descanso. Possui redes, muitas arvores e um banho de cachoeira maravilhoso.
Deve se ter cuidado com o acesso, seguindo as placas e evitando orientações do google, pois o caminho mais curto passa por área que necessita de carro 4x4.
Os moradores do local oferecem uma alimentação simples, e bebidas, o que permite ao visitante passar o dia.

Portal da Chapada
Localizado a 20,3 Km de Carolina, é uma ótima opção para o retorno da visita a Cachoeira do Dodô, no final do dia. Do alto de uma colina, ao final da tarde, é possível vislumbrar uma vista maravilhosa de da chapada das mesas. Uma "pedra furada" traz a ideia de um portal.

Cachoeira São Romão e Prata
Essas duas cachoeiras se encontram nos limites do parque das mesas e exigem transporte com guias e veículos 4x4, pois adentram o parque por estradas de terra.
No local existe um restaurante e é possível passar o dia no local, com um ótimo banho de rio, com praia de areia.

___________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fontes do texto: Wagner Heibel e Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/) 
Fotos de Wagner Heibel.
_________________________________________________________________________________________________________


Veja vídeo com imagens do Parque Nacional da Chapada das Mesas e Arredores 



Confira fotos do Parque Nacional da Chapada das Mesas e Arredores 
Cidade de Carolina no Maranhão

Carolina se encontra as margens do rio Tocantins. A travessia de balsa, para quem vem de Araguaína torna a chegada a cidade um passeio encantador. Do local de embarque e desembarque para a balsa pode-se avistar um lindo pôr do sol.

Carolina possui hotéis, pousadas, restaurantes e casas para temporadas. É um local hospitaleiro e seguro. Em geral, a infraestrutura para apoio ao turismo é simples.

Acessibilidade na Cachoeira de Itapecuru

Cachoeiras de Itapecuru

Cachoeiras de Itapecuru – Praia de areia

Na cachoeira do Itapecuru é possível se aproximar bastante da queda d’água e tomar um banho de cachoeira

Restaurante das Cachoeiras do Itapecuru

  Chalés das Cachoeiras do Itapecuru


Barragem artificial para captação da Usina de Itapecuruzinho

Poço Azul

Cachoeira de Santa Bárbara
Vista do Portal da Chapada das Mesas


Piscina do complexo Pedra Caída

Cachoeira do Santuário

Cânion do Santuário

Cachoeira Prata

Cachoeira São Romão

Cachoeira Prata

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site