O governador João Dória disse nesta segunda-feira, dia 17 de agosto, que parte da população de São Paulo “decretou erroneamente o fim da quarentena” em entrevista à Bandnews FM. O pediu que se redobrem os cuidados com o isolamento, distanciamento social e utilização de máscara. “Não houve e nem pode haver final precoce”.
Hoje, a Prefeitura de São Paulo descartou a volta às aulas em setembro, pois 25,9% das crianças e adolescentes moram com pessoas com mais de 60 anos (o grupo de risco da doença) - o equivalente a 250 mil alunos (de 4 a 14 anos). Na pesquisa, que faz parte do inquérito sorológico da prefeitura, 2 a cada 3 crianças são assintomáticas, portanto, a medição de temperatura na entrada das escolas não seria eficaz. A rede estadual de ensino deve voltar no 7 de outubro, mas ainda depende da reavaliação do governo do estado.
Países como Espanha, França e Alemanha aumentaram as restrições à população, reforçando o isolamento social, por causa de um aumento agudo de casos de covid-19, após o relaxamento das medidas restritivas. Foram mais de mil casos em cada país em 24 horas. Somente na França, o número de doentes aumentou 6 vezes em uma semana.
O isolamento social continua a ser umas das medidas mais eficazes para evitar o contágio por coronavírus, especialmente para o grupo de risco, acima de 60 anos. Somente saia de casa em caso de necessidade e use a máscara (obrigatória em todo o Estado) e evite tocar os olhos. Use o álcool 70° na impossibilidade de lavar as mãos. Ao voltar para casa, limpe os sapatos e lave as roupas.
Parques abertos em São Paulo
A cidade de São Paulo tem 85 parques abertos durante a quarentena decretada por conta da pandemia de coronavírus. É sempre bom lembrar da responsabilidade que cada cidadão também tem em se proteger e se puder, fique em casa. Cerca de 100 parques permanecem fechados.Os horários de funcionamento são reduzidos e há medidas de restrição, como o uso obrigatório de máscara e a proibição de esportes coletivos e o uso dos playgrounds.
A maioria dos parques tem funcionamento somente de segunda a sexta, das 10h às 16h, ou seja, grande parte fecha aos fins de semana. As exceções são:
- Somente Parque Ibirapuera, Parque do Carmo e Parque Independência funcionam das 6h às 16h e fecham aos fins de semana
- Jardim Botânico, Zoológico e Zoo Safári abrem todos os dias (10h às 16h), inclusive aos fins de semana (das 9h às 16h) e feriados
- Parque Ceret funcionamento somente das 6h ao meio-dia
- Parque Estadual da Cantareira e Parque Estadual do Jaraguá somente com visitas agendadas por telefone
Nesta abertura parcial, somente caminhada, corrida e ciclismo são permitidos, ou qualquer atividade física que não promova aglomeração e respeite o distanciamento social.
0 comentários:
Postar um comentário
Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site