terça-feira, 2 de junho de 2020

5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente - Tema de 2020 é Biodiversidade



Desde o seu início, em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA), comemorado em 5 junho, é o maior evento anual de ação ambiental positiva do mundo promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas). Impulsionando estilos de vida sustentáveis, a campanha realiza mais de mil atividades mundiais. A data também comemora o Dia da Ecologia, que é uma ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem. 

O país anfitrião das celebrações do Dia do Meio Ambiente de 2020 é a Colômbia que escolheu como tema a proteção da biodiversidade da natureza: Juntos pela Natureza, com as tags #PelaNatureza e #HoraDaNatureza (
#ForNature). A data pede a governos, setor privado, comunidades e toda a população para reforçar a conscientização de que preservar a natureza e sua biodiversidade é garantir nossa existência no planeta.

Devido ao isolamento social sugerido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) por conta do coronavírus, os eventos devem acontecer prioritariamente no meio virtual. Há bate-papos, palestras e shows programados para transmissão online. Veja o calendário aqui.

Em português, há o canal do Youtube do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) que vai transmitir um bate-papo ao vivo com o cantor Lenine (às 17h, no dia 5 de junho - sexta-feira).

A mensagem em 2020 é : “os alimentos que comemos, o ar que respiramos, a água que bebemos e o clima que torna nosso planeta habitável vêm da natureza. A natureza está nos enviando uma mensagem: para cuidarmos de nós mesmos, devemos cuidar da natureza. É hora de acordar, nos conscientizarmos e elevar nossas vozes. Está na hora de construir um mundo melhor para as pessoas e o para o planeta.”
   
Confira o site oficial do evento Dia Mundial do Meio Ambiente 2020

Com informações da ONU Meio Ambiente

Por Letícia Jardim Guedes da redação do site Áreas Verdes das Cidades

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site