sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

São Paulo abre 5 parques naturais para visitação restrita


A cidade de São Paulo abriu 5 parques naturais do município para visitação – com restrições – da população. Quatro estão localizados na zona sul - Parque Natural Municipal Bororé, Parque Natural Municipal Varginha, Parque Natural Municipal Itaim e Parque Natural Municipal Jaceguava – e o Parque Natural Fazenda do Carmo, na zona leste.


Estes parques fazem parte de um conjunto de áreas verdes especialmente protegidas – Unidades de Conservação - para a preservação e regeneração máxima da flora e fauna da Mata Atlântica e eram fechadas para o público geral. A partir de janeiro, a população pode conhecer a imensa biodiversidade do bioma em dias determinados: uma vez por semana (em dias determinados) e nos fins de semana e feriados (veja a programação abaixo). Outra restrição é que não são permitidos animais domésticos na visita.

O site Áreas Verdes das Cidades vai visitar os parques naturais para trazer as melhores informações, dicas, fotos e vídeos. 


A natureza é o principal atrativo dos parques naturais e todos têm trilhas especiais . Segundo a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, todos eles têm infraestrutura básica de banheiros e áreas de descanso ou de piquenique.


Visitação aos Parques Naturais de São Paulo
Destes 5 parques naturais, 4 ficam na zona sul da capital: 2 localizados no extremo sul, o distrito do Grajaú - Parque Natural Municipal Bororé (no bairro Ilha do Bororé) e Parque Natural Municipal Varginha (na Chácara Santo Amaro) – e 2 no distrito de Paralheiros: Parque Natural Municipal Itaim e Parque Natural Municipal Jaceguava. Os parques podem ser visitados apenas uma vez por semana e nos fins de semana e feriados (veja a programação abaixo). 
Parque Natural Municipal Jaceguava
O quinto parque aberto é o Parque Natural Fazenda do Carmo fica no extremo leste da cidade, no bairro de Itaquera, e somente pode ser visitado às terças (não abre nos fins de semana e feriados).

A administração dos parques solicita também que os visitantes recolham o lixo que geram. Estar vacinado contra a febre amarela (vacinação com data superior a 10 dias), usar roupas confortáveis e tênis, são algumas das recomendações que devem ser seguidas.

Programação dos Parques Naturais Municipais de São Paulo

Parque Natural Municipal Bororé Visitação: Todas as quintas-feiras, finais de semana e feriados
Horário: das 8h às 17h
Local: Estrada das Vieiras, s/n, Bororé, Distrito de Grajaú

O acesso é possível pela Balsa Bororé, que liga a Avenida Dona Belmira Marin (Grajaú) à da estrada de Itaquaquecetuba. O acesso também é possível pela Avenida Paulo Guilguer Reimberg (antiga Estrada do Varginha)
Estacionamento no local

Parque Natural Municipal Itaim Visitação: Todas as terças-feiras, finais de semana e feriados
Horário: 8h às 17h
Local: R. Amaro Alves do Rosário, 2.676, Parelheiros

Estacionamento no local

Parque Natural Municipal Jaceguava
Visitação: Todas as segundas-feiras, finais de semana e feriados
Horário: 8h às 17h
Local: Av. do Jaceguava, próximo ao nº 1.100, Bairro Jaceguava, Parelheiros

Parque Natural Municipal Varginha
Visitação: Todas as quartas-feiras, finais de semana e feriados
Horário: 8h às 17h
Local: Av. Paulo Guilguer Reimberg, 6.200, Chácara Santo Amaro, Grajaú
Estacionamento no local

Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo Visitação: Somente às terças-feiras
Horário: 8h às 17h
Endereço: Estrada da Fazenda do Carmo, 350 - Subprefeitura de Itaquera - Zona Leste de São Paulo, nos limites da Subprefeitura de Itaquera, próximo ao Parque do Carmo e ao SESC Itaquera, entre as Avenidas Aricanduva, Jacu Pêssego e Afonso de Sampaio e Souza
Estacionamento no local



  • Siga o Áreas Verdes das Cidades no Facebook e no Instagram - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!
  • Veja a lista completa dos parques e praças visitados, fotografados e resenhados pelo site Áreas Verdes das Cidades no Brasil e no exterior
  • Conheça os 10 melhores parques de São Paulo

  • Fotos: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente

    Leticia J Guedes - Áreas Verdes das Cidades

    1 comentários:

    1. É sempre BOM ter NOVIDADES para a CIDADE. Seria interessante ter-se um retorno dos benefícios de tão grande Investimento

      Abraço Forte,
      Abel Limãos
      08-Fevereiro-2020

      ResponderExcluir

    Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site