quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Fim de semana em SP: Centro histórico da capital recebe circo e shows de samba gratuitos em agosto

Uma das opções de passeio no fim de semana em São Paulo é aproveitar a programação cultural gratuita no centro histórico da capital com shows de samba e espetáculos de circo ao ar livre durante o mês de agosto. Além de se divertir, é uma ótima oportunidade para visitar os prédios e lugares que contam a história da cidade: as atividades acontecem no Largo São Bento, Pateo do Collegio e Largo São Francisco, o “Triângulo SP”, que dá nome ao programa especial da prefeitura.

Os eventos acontecem de quinta-feira a domingo (confira a programação abaixo) e é uma nova iniciativa para valorizar a região central como opção de lazer aos turistas e aos próprios paulistanos. Além dos marcos históricos, o centro tem uma grande quantidade de bares e restaurantes e facilidade de transporte público (2 estações do metrô: Anhangabaú e São Bento e várias linhas de ônibus). O objetivo do programa Triângulo SP é tornar as atividades culturais permanentes nos locais. Quinta-feira é dia de Música na Sacada de prédios históricos; as sextas recebem Roda de Samba e, aos domingos, atividades de circo tomam conta da Praça do Patriarca. Confira a programação do Triângulo SP abaixo.

Segurança no Centro de São Paulo

Uma das principais medidas para atrair mais pessoas à região central é combater a “cultura do medo” de assaltos e violência em geral. A prefeitura reforçou a atuação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) pela região com viaturas e motos 24 horas, além das bases comunitárias móveis na Praça da Sé, Pateo do Collegio e na Praça do Ouvidor. Já começaram a ser instaladas câmeras para monitoramento 24 horas e reformulação da iluminação e das calçadas.

A Prefeitura ampliou também o atendimento às pessoas em situação de rua que ocupam a região, com reforço nas equipes de orientadores e do atendimento nos Núcleos de Convivência.

Também foi aumentada a quantidade de varrições manuais, diárias, em conjunto com a varrição mecânica no período noturno, com lavagem das vias e dos equipamentos públicos.

“Estamos trabalhando uma estratégia de ativação do Centro Histórico de uma forma diferente, por meio da ocupação turística. Temos que desenvolver um ambiente favorável para que o turista seja bem recebido”, diz o secretário municipal de Turismo, Orlando Faria.

Programação do Triângulo SP 


Música na Sacada – Quintas-feiras - 22/08 e 29/08
Das 18h às 19h – Rua da Quitanda, nº 162 | Sacada do prédio do Sindesp

Roda de Samba – Sextas-feiras, das 18h às 20h, no Largo São Francisco:
- 16/08 – Samba de Rainha | Deck São Francisco
- 23/08 – Eliana de Lima | Deck São Francisco
- 30/08 – Samba de Dandara convida Graça Braga | Deck São Francisco

Triângulo Circense - Domingos – das 10h às 15h, na Praça do Patriarca:
18/08:
10h – Fanfarria
10h às 15h – Circo em Festa (Viradinha)
10h30 às 14h30 – Slowkids
12h – Mix Dux
14h – Cabaré Circo sem Fronteiras

25/08:
10h – Banda Paralela
10h às 15h – Circo em Festa (Viradinha)
10h30 às 14h30 – Slowkids
12h – Bombelhaço
14h – Palhaça Rubra

Serviço:
Arte no Triângulo SP – Agosto
- Quintas-feiras – Das 18h às 19h – Rua da Quitanda, 162
- Sextas-feiras – Das 18h às 20h – Largo São Francisco
- Domingos – Das 10h às 15h – Praça do Patriarca

Estações de metrô que dão acesso ao Triângulo SP: São Bento e Anhangabaú

Por Letícia Jardim Guedes - Áreas Verdes das Cidades
Foto: pateodocollegio.com e googlemaps

1 comentários:

  1. Ótimas dicas e a idéia de revitaLizar o centro de SP atraindo o turismo é muito interessante.Esperamos que a prefeitura cumpra tudo o que prometeu em relação à segurança .Nota10 para a matéria.Muito obrigada !

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site