quinta-feira, 25 de abril de 2019

Jardins Clyne em Swansea no País de Gales - Reino Unido

Os Jardins Clyne ficam situados em Swansea, que é segunda maior cidade do País de Gales no Reino Unido. Situada ao sul do território, na baía de Swansea, a cidade tem cerca de 240.000 habitantes. Os Jardins Clyne têm uma área de 190.000 m² e contêm variadas coleções nacionais de plantas em um belo parque. Internacionalmente famoso por suas excelentes coleções de vistosas plantasO local atual foi formado a partir dos jardins criados por Glynn Vivian da família Vivian que comprou o castelo em 1860. A propriedade passou para seu sobrinho Algernon, "O Almirante" em 1921, que o possuiu até sua morte em 1952.

Colaboração na prospecção de informações, fotos e partes do texto de Camila Magnolo Soares.

Jardins Clyne

Horário de funcionamento:
Ininterrupto
Contato:
00 (XX) 44 1792 401737
Localização:
Mayals, Swansea, SA3 5BW, País de Gales, Reino Unido

Ver no mapa
Como chegar aos Jardins Clyne

  1. Carro - Do centro da cidade, dirija-se ao oeste pela Oystermouth Road (A4067), vire à direita no pub Woodman e entre no estacionamento. Há estacionamento limitado e estacionamento para frequentadores com mobilidade reduzida na entrada principal do pub Woodman, na Mumbles Road. Estacionamento também na estrada pode ser encontrado no topo do parque na Westport Avenue, na Mayals Road. Clique em "Ver no mapa" para traçar seu roteiro. 
  2. Ônibus Existe uma parada de ônibus em frente à "woodman public house". A partir da estação de ônibus Swansea Quadrant, pegue o serviço 2, 2A, 2B, 3, 3A, 14, 14A, 37. 

Infraestrutura
Os jardins incluem mais de 2.000 plantas diferentes, incluindo mais de 800 Rododendros (científico, "Rhododendros") pelos quais os jardins são famosos. Há mesas para piqueniques e sanitários acessíveis às pessoas com necessidades especiais. Os Jardins Clyne detêm coleções nacionais de Andrômedas ("Pieris japonica") e Andrômeda de campânula ("Enkianthus"). Devido ao clima local frio, úmido e temperado, muitas plantas prosperam aqui normalmente embora sejam consideradas pouco resistentes pela latitude do local. Os jardins têm extensos jardins de pântano, lar da "Gunnera manicata" (é conhecida pelos nomes comuns de folha-de-mamute ou comida-de-dinossauro, dado o gigantismo das suas folhas que podem ultrapassar os 3 m de largura) e do Repolho Americano. O gazebo à direita do castelo foi construído pelo almirante para ver os navios que chegavam quando eles entraram na baía de Swansea. O gazebo cercado por um exemplar de pinheiro de Monterey Pine "radiata". Essas árvores retiveram seus ramos inferiores, que filtram os ventos dominantes e dão maior cobertura (proteção) à área. Um jardim japonês no topo dos jardins tem uma ponte pintada de vermelho e branco, muitos bambus e um lago artificial com cascata passando embaixo da ponte. A água que sobe em Clyne Common, corre sob a ponte japonesa e pelos jardins para se juntar ao mar em Blackpill. Juntamente com a ponte há um belo exemplar da Árvore do Lenço "Davidia Involucrata var. vilmoriniana". O parque está repleto de cães pequenos para comemorar os animais de estimação da família do almirante. O Joy Cottage na entrada do mar foi construído como uma casa de campo em miniatura para o relaxamento e a educação das filhas do Almirante por babás empregadas para ensinar leitura, escrita e culinária. A Clyne Chapel construída por William Graham Vivian, foi aberta para o culto em 1908. Abaixo dela, em um cofre particular, Graham Vivian, sua irmã Dulcie e o almirante estão enterrados.

Flora
A mais alta Magnolia registrada na Grã-Bretanha "Magnolia campbellii var. alba" pode ser encontrada aqui. A floresta de Carvalho é um remanescente da Clyne Forest, um importante patrimônio histórico normando do século XI. Glynn Vivian plantou três árvores notáveis ​​ainda vivas na frente do castelo - uma delas, Sequoia-gigante ("Sequoiadendron giganteum", de Wellingtonia), e de um Cipreste de Monterey ("Cupressus macrocarpa"), que também é uma das mais altas do Reino Unido.

Fauna
Há muitos pássaros de variadas espécies que cantam e encantam os visitantes dos Jardins Clyne, além de muitos esquilos que se espalham pelo local.

Nas ruas próximas aos Jardins Clyne há restaurantes e cafés que servem bebidas e refeições (Woodman Inn, Junction Café, entre outros).

Caso haja interesse, há monitores que percorrem os Jardins Clyne, mas tem que haver agendamento prévio na administração do local.

Uma curiosidade do local é que muitos dos híbridos do almirante Algernon Walker-Heneage podem ser vistos crescendo nos jardins. Ele nomeou alguns deles com membros de sua família; Rh, Vivian Graham, Vivian Dulcie, Singleton Blue e Clyne Castle.

Não há restrição para a entrada de animais domésticos no local.

História dos Jardins Clyne
William Graham Vivian - o milionário de Clyne - comprou o Castelo Clyne em 1860 e gastou tempo e dinheiro para mostrar sua riqueza. Três árvores importantes plantadas por ele podem ser encontradas em frente ao Castelo; um Wellingtonia "Sequiodendron giganteum" e dois Monterey Cypress 'Cupressus macrocarpa', que também é um dos mais altos registrados na Grã-Bretanha.

A propriedade passou para seu sobrinho Algernon Walker-Heneage, "O Almirante" em 1921, que a possuiu até sua morte em 1952. Ele teve a maior influência sobre os jardins como os vemos hoje.

Ele patrocinou expedições de coleta de plantas no exterior, e muitos dos rhododendrons de Clyne ainda são de coleções originais.


A influência do almirante também pode ser vista no paisagismo, que inclui uma ponte japonesa, a torre do almirante e o mirante.

O almirante recebeu muitos visitantes famosos no castelo, incluindo o príncipe de Gales (depois rei Edward VIII), Neville Chamberlain, Stanley Baldwin e Adelina Patti.


Vale a pena nos Jardins Clyne 
  • Caminhar pelas alamedas do local, observando a rica e diversa flora ao redor;
  • Praticar alguns esportes como futebol em seus imensos gramados, ginástica, corrida, entre outros;
  • Visitar suas atrações como o Jardim Japonês, o Joy Cottage, o Gazebo, a Torre do Almirante, os Jardins de Azaleias e outras mais já citadas no item infraestrutura e
  • Usar as áreas reservadas para fazer piqueniques com a família.
_____________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos: Websites da "Swansea Council" (https://www.swansea.gov.uk/clyne),  "Botanical Gardens"(https://botanicsswansea.co.uk) e "Wikipedia"(https://en.wikipedia.org/).
Fotos e parte dos textos de Camila Magnolo Soares 
____________________________________________________________________________________

Veja vídeo dos Jardins Clyne:



A seguir, veja fotos tiradas nos Jardins Clyne (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).


0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site