terça-feira, 19 de março de 2019

22 de março - Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março e o tema de 2019 é "Leaving no one behind" (na tradução livre: "Sem excluir ninguém"). A data é comemorada desde 1993 quando foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para ser uma oportunidade de conscientização e discussão sobre o uso da água na sociedade mundial.

"A água é um direito humano. O acesso à água sustenta a saúde pública e, portanto, é fundamental para o desenvolvimento sustentável e para um mundo estável e próspero. Não podemos avançar como uma sociedade global, enquanto muitas pessoas estão vivendo sem água potável", declara a ONU.

O tema do Dia Mundial da Água de 2019 é inspirado no objetivo 6 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDG 6) visa garantir a disponibilidade e o manejo sustentável da água - gestão e saneamento - para todos até 2030. A Agenda 2030 reúne 17 objetivos globais estabelecidos em 2015 para promover um desenvolvimento responsável e sustentável para a sociedade - a serem atendidos pelos países até 2030.

Hoje, bilhões de pessoas ainda vivem sem água potável no mundo - seus lares (2,1 bilhões de pessoas não têm água potável em casa), escolas (1 em 4 escolas primárias não têm água potável), locais de trabalho, fazendas e fábricas lutando para sobreviver e prosperar. Grupos marginalizados - mulheres, crianças, refugiados, povos indígenas, pessoas com deficiência e muitos outros - são frequentemente negligenciados, e às vezes enfrentam discriminação, à medida que tentam acessar e gerenciar a água potável de que necessitam. 

Outros fatores, como a degradação ambiental, as mudanças climáticas, o crescimento populacional, o conflito, o deslocamento forçado e os fluxos migratórios também podem afetar desproporcionalmente os grupos marginalizados por meio de impactos na água.


Mais dados sobre o acesso à água no mundo:

Diariamente, mais de 700 crianças com menos de 5 anos de idade morrem devido a diarreia ligada a água contaminada e falta de saneamento. 

Globalmente, 80% das pessoas que usam fontes de água inseguras e desprotegidas vivem em áreas rurais.

Mulheres e meninas são responsáveis ​​pela coleta de água em 8 em cada 10 domicílios com água fora das instalações.


Projetos nos parques paulistanos
Alguns parques municipais prepararam uma programação especial para seus visitantes para comemorar o Dia Mundial da Água. Até o dia 22, das 14h às 17h, o Parque M'Boi Mirim oferece sua semana ambiental, culminando com o PlantAção (distribuição de plantas ornamentais e construção da árvore dos desejos). A palestra Água: um Recurso Limitado falará dos impactos do desperdício. No dia 22, é possível conferir a exposição e visita monitorada que o Parque Guarapiranga preparou, além da já tradicional “análise monitorada da água” que seus técnicos realizam em parceria com a SOS Mata Atlântica. O Parque Nabuco propõe para essa data a exposição “Solo e os Processos de Erosão, com roda de conversa sobre a importância dos rios. O Parque Shangrilá garante aos seus usuários uma trilha monitorada.

No Parque Linear São José, o dia 22 de março será marcado por uma exposição fotográfica, além da doação de mudas ornamentais e medicinais e atividades de pintura e desenho livre para as crianças. Outra pedida é do Parque Jardim Felicidade, que realizará uma oficina de terrário e, de quebra, uma palestra sobre o funcionamento do planeta. O terrário também inspirou a equipe do Parque Jacintho Alberto, que oferece uma oficina a partir de vidros reutilizados de conserva de alimentos.

O Parque do Povo vai misturar yoga e meditação, com uma atividade de “canto ao rio Pinheiros” para defender a “cura” desse importante rio paulistano. No Parque do Trote/Vila Guilherme, o dia 22 será dos pequenos, com atividade de uma CEI envolvendo a fauna silvestre. No Parque Santo Dias, será inaugurada nova horta, para marcar o início do projeto ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).

Por Letícia Jardim Guedes do Áreas Verdes das Cidades

Fonte: Site da SVMA da Prefeitura de São Paulo

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site