segunda-feira, 18 de março de 2019

21 de março - Dia Internacional das Florestas

Dia Internacional das Florestas
Nesta quinta-feira, dia 21 de março, comemora-se o Dia Internacional das Florestas. A data foi escolhida pela FAO, agência da ONU para Agricultura e Alimentação, para aumentar a conscientização da importância destes biomas em todo o mundo. A cada ano é escolhido um tema para ser explorado mais profundamente e para 2019 é “Florestas e Educação”.

As florestas são importantes por sua biodiversidade e estão relacionadas com a absorção de dióxido de carbono, com a estabilidade do clima e com a proteção do solo, além de fornecerem matéria-prima para a fabricação de vários produtos.

A ONU estima que aproximadamente 31% de toda a Terra seja recoberta por florestas. No Brasil, elas ocupam, em média, 61,5% de todo o território nacional.

Tema de 2019 - Florestas e Educação - A importância do conhecimento dos diversos tipos de florestas no mundo e sua preservação


Aprendizado e preservação das florestas são cruciais para o nosso futuro - As florestas ajudam a manter o ar, o solo, a água e as pessoas saudáveis. Elas têm um papel vital a desempenhar em alguns dos maiores desafios que enfrentamos hoje, como abordar a mudança climática, eliminar a fome e manter as comunidades urbanas e rurais sustentáveis. As florestas serão mais importantes do que nunca quando a população mundial subir para 8,5 bilhões até 2030.
Sempre é tempo de começar a aprender sobre árvores - Ajudar as crianças a se conectarem com a natureza cria gerações futuras conscientes dos benefícios das árvores e florestas e a necessidade de gerenciá-las de forma sustentável. 
Para algumas crianças, as florestas são uma fonte direta de comida, madeira e abrigo, e parte de suas vidas cotidianas. Outras crianças podem descobrir florestas em salas de aula e escolas florestais, passar um tempo em florestas e parques urbanos, ou aprendendo sobre árvores crescendo em cidades e jardins.

Tanto o conhecimento moderno quanto o tradicional são fundamentais para manter as florestas saudáveis - Embora os silvicultores devam conhecer e compreender bem a natureza, eles também devem aprender a usar tecnologia de ponta para garantir que nossas florestas sejam monitoradas e gerenciadas de forma sustentável. 

As comunidades rurais e indígenas também têm experiência vital e conhecimento sobre como proteger os recursos florestais e garantir que eles sejam colhidos de forma sustentável. Por exemplo, as mulheres rurais que são coletoras tradicionais de alimentos e combustível de madeira das florestas podem transmitir seus conhecimentos e experiências práticas de uma geração para outra.

Investir na educação florestal pode mudar o mundo para melhor - Ao investir na educação florestal em todos os níveis, os países podem ajudar a garantir que cientistas, formuladores de políticas, silvicultores e comunidades locais trabalhem para deter o desmatamento e restaurar paisagens degradadas. 

Por sua vez, florestas saudáveis ​​nos ajudarão a alcançar muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por exemplo, apoiando a subsistência de algumas das comunidades mais pobres do mundo e conservando a biodiversidade.

Mulheres e homens devem ter igual acesso à educação florestal - Muitos países estão tentando envolver mais mulheres em estudos relacionados a florestas, priorizando a igualdade de acesso à educação florestal para todos. A paridade de gênero na educação florestal capacita as mulheres rurais para manejar florestas de forma sustentável.

Com informações da FAO - ONU

Por Letícia Jardim Guedes da redação do Áreas Verdes das Cidades
Crédito da foto: Pixabay.com

Veja também:
Floresta Amazônica - Características

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site