segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Férias 2019 em SP: Planetário do Ibirapuera é uma boa opção para todas as idades; Parque do Carmo também tem esta atração

Planetário do Ibirapuera
Planetário do Ibirapuera, no Parque do Ibirapuera, na região central de São Paulo, é uma opção divertida e barata para programação de férias em 2019. No Parque do Carmo, em Itaquera, na zona leste da capital, também há um planetário com a programação igual à do Ibirapuera. Os ingressos custam R$ 8 e R$ 4 (meia entrada) e também pode ser comprado pela internet.

Os planetários são espaços para aprender um pouco sobre a Astronomia e despertar o interesse pelas ciências. Em grandes centros metropolitanos como São Paulo, em que a observação do céu é prejudicada pela poluição atmosférica, nuvens e pela iluminação noturna, os planetários podem ser uma ferramenta para o ensino básico de Astronomia para todos.

As salas de projeção do Planetário do Ibirapuera e do Planetário do Carmo têm uma cúpula e as cadeiras estão dispostas de forma circular para o espectador aproveitar ao máximo as viagens projetadas pelo céu: configuração dos astros, em qualquer instante e em qualquer lugar da Terra ou do Sistema Solar, constelações, fenômenos astronômicos como eclipses, rotação de planetas, meteoros, por meio de projeção luminosa. Também é possível simular uma viagem espacial pelo Sistema Solar, eclipses, fases da Lua e outros fenômenos cósmicos.

Os dois planetários têm uma programação especial para crianças (acima de 5 anos) com a sessão chamada "Janela Mágica" de 40 minutos. Para todas as idades - inclusive crianças - há os espetáculos "Planetas do Universo" e "Olha o Céu de São Paulo Outra Vez". Confira os horários e os dias das sessões abaixo!

Parque do Ibirapuera

O Planetário do Parque do Ibirapuera (Prof. Aristóteles Orsini) é o primeiro do Brasil, fundado em 1957, e tem uma cúpula de 9 metros de altura e 18 metros de diâmetro. As estrelas são representadas com alto nível de fidelidade com a natureza, tanto em brilho como em cor, projetadas através de 9.000 fibras ópticas e 42 conjuntos de lentes.

O prédio é importante patrimônio histórico, científico e cultural, tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).

Você também pode visitar o planetário para observações noturnas ou para participar de palestras para aprender conceitos básicos de astronomia.

A entrada do Parque Ibirapuera mais próxima ao planetário é pela Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 10 (pedestres) ou Portão 3 (Estacionamento - zona azul) - Vila Mariana
Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (meia-entrada) - pode ser comprado pela internet
Tel.: 11 5575-5206

Clique para saber como chegar, horários de funcionamento, estacionamento e outras informações do Parque do Ibirapuera

Planetário do Carmo

Parque do Carmo - Olavo Egydio Setúbal

A cúpula do Planetário do Carmo tem 10 metros de altura e 20 metros de diâmetro e em seu centro está o planetário modelo Universarium VIII/IX.

No equipamento da zona leste, as estrelas são representadas com alto nível de fidelidade por meio de 9.000 fibras ópticas e 109 conjuntos de lentes.

Endereço: Av. Afonso Sampaio Souza, 951 - Itaquera
Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (meia-entrada) - pode ser comprado pela internet
Telefone: 11 2522-4669

Clique para saber como chegar, horários de funcionamento, estacionamento e outras informações do Parque do Carmo

Programação dos planetários de São Paulo

Janela Mágica - indicado para crianças (a partir de 5 anos)
Ibirapuera - quinta, 15h e domingo às 13h
Carmo - 11, 18, 19 e 26/01/2019 às 15h e 25/01/2019 às 13h
Duração: 40 minutos

Em uma visita a um centro espacial, o garoto Joãozinho e seu cãozinho Thor embarcam por acidente em uma missão espacial, rumo ao Telescópio Espacial Hubble. Nessa aventura, o Astronauta Lopes ensina várias coisas sobre as estrelas, as constelações e muito mais.

Planetas do Universo

Ibirapuera - 13, 17, 25 e 31/01/2019 às 17h
Carmo - 12 e 25/01/2019 às 15h | 11 e 26/01/2019 às 17h
Duração: 1 hora

Astrônomos já encontraram mais de 3 mil planetas ao redor de outras estrelas. Alguns desses mundos poderiam abrigar vida? Estaríamos sozinhos no Universo? A possibilidade de vida fora da Terra continua uma hipótese difícil de comprovar, dadas as enormes distâncias que nos separam desses planetas. Até agora, as descobertas mais recentes sobre os planetas fora do Sistema Solar só reforçam o quão única é a Terra. Uma oportunidade para refletirmos sobre nosso papel na preservação do planeta para as futuras gerações.
Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez
Ibirapuera: Quinta às 17h | Domingos às 15h
Duração: 50 minutos

Um passeio pelo céu, em comemoração aos 60 anos do Planetário do Ibirapuera. Desde a sua inauguração, sob a direção do professor Aristóteles Orsini, o Planetário do Ibirapuera recria em suas sessões as maravilhas do céu noturno ocultas pela poluição da grande metrópole. Vamos explorar os objetos celestes mais fascinantes, visíveis na noite da data de inauguração do Planetário, dia 26 de janeiro de 1957, como Marte, a constelação de Órion, e o Cruzeiro do Sul, terminando com uma chuva de meteoros na madrugada.

Por Letícia Jardim Guedes - Redação Áreas Verdes das Cidades