quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Brincar em parques melhora problemas físicos e mentais em crianças, diz especialista

Cada vez mais estudos e pesquisas revelam os benefícios físicos e psicológicos de se frequentar parques regularmente. Para crianças, o contato com a natureza pode reduzir a obesidade, o déficit de atenção e até a depressão de tal maneira que os pediatras estão prescrevendo "brincar no parque". 

“Prescrever mesmo, por escrito”, diz o especialista Richard Louv, membro do National Scientific Council on the Developing Child, e autor dos livros Childhood's Future ("O Futuro da Infância", em tradução livre) e “A Última Criança na Natureza”, em entrevista à BBC Brasil. 

Louv cunhou o termo “Transtorno de Déficit de Natureza” para caracterizar os impactos negativos que a falta de brincadeiras ao ar livre causava nas crianças após entrevistar mais de 3 mil pais e professores. Entre os problemas relatados estavam a obesidade infantil, depressão, déficit de atenção e problemas cognitivos. Este distúrbios eram reduzidos sempre que o hábito de frequentar parques era introduzido na rotina das crianças.

“Hoje, há muitos estudos mostrando que o contato com a natureza - ainda que pequeno e por pouco tempo - pode reduzir os sintomas desses distúrbios. Uma pesquisa de um grupo na Universidade de Chicago que estuda distúrbios de atenção entre crianças comprovou que meninos e meninas de 5 anos tiveram uma melhora significativa com caminhadas curtas em parques”, diz Louv.

“Em algumas partes dos EUA, por exemplo, associações de médicos começaram a usar dados com mapeamento das áreas verdes de suas cidades. Assim, dizem para os pais "tem um parque a duas quadras da sua casa, portanto não há desculpas para não levar seu filho lá duas vezes por semana”, comenta.

As escolas também têm observado a melhora no comportamento das crianças e passaram a incluir passeios ao ar livres em suas turmas. Louv conta que recebe diversos depoimentos dos professores: “Juro, perdi a conta de quantos professores me falaram exatamente a mesma coisa, com praticamente as mesmas palavras: "Richard, é impressionante. Meu aluno que é encrenqueiro na classe se transforma no líder quando estamos no parque". E o que estamos fazendo com essas crianças? Dando Ritalina”.

Parques em SP com Playground para Crianças

Encontre o parque mais próximo de sua casa na lista do site Áreas Verdes das Cidades

Com BBC.com


Letícia Jardim Guedes - Redação Áreas Verdes das Cidades



0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site