terça-feira, 31 de julho de 2018

Jardim Público de Boston - EUA

O Jardim Público, também conhecido como Jardim Público de Boston, é um grande parque no coração da cidade de Boston, Massachusetts, tendo uma área de cerca de 97.000 m²Juntamente com o Boston Common, os parques formam o extremo norte do "Emerald Necklace" (Colar Esmeralda), uma longa série de parques projetados por Frederick Law Olmsted. Enquanto o Boston Comum é basicamente um espaço aberto não estruturado, o Jardim Público de Boston contém uma lagoa e uma grande variedade de vegetação que é mantida pela prefeitura da cidade, com apoio de outras entidades e pessoas físicas/jurídicas, e variam de estação para estação. Principalmente plana e variando em elevação por menos de cinco metros, o jardim é projetado no estilo de um jardim paisagístico Inglês. 

Jardim Público de Boston

Horário de funcionamento:
7 às 21h
Contatos:
00 XX 1 617-635-4505
Localização:
4 Charles Street, Boston, MA 02116, EUA
Ver no mapa
Como chegar ao Jardim Público de Boston

  1. Carro - Clique em "Ver no mapa" para traçar seu roteiro. Há um estacionamento público na Rua Charles entre o Jardim Público de Boston e o Parque Boston Common.
  2. Metrô - Pegue a Linha Verde até a estação de Arlington, aí é só caminhar em direção leste até o parque.
  3. Ônibus - Há um ponto das Linhas 43 e 55 na Rua Charles com a Beacon.
Para maiores informações sobre como chegar por transporte público, consultem a MBTA (Massachusetts Bay Transportation Authority).

Infraestrutura
Trata-se do primeiro jardim botânico público nos EUA e sua forma, vegetação e estátuas evocam sua herança vitoriana. Aproximadamente 80 espécies diferentes de flores e plantas podem ser admiradas em belos canteiros em estilo francês. No início de maio, admire as cores do exuberante canteiro de tulipas. Essas flores magníficas foram importadas pela primeira vez por Horace Gray, no início do século XIX, e desde então florescem todos os anos no Jardim Público de Boston. Nenhuma visita seria completa sem um passeio no Jardim e uma viagem em um dos seus Barcos Cisnes.
Observando o Jardim em um tranquilo dia de verão com as árvores na folha, os canteiros de flores brilhantes e os "Cisneiros" traçando seu curso tranquilo ao redor do lago sinuoso, você nunca pensaria nele como um campo de batalha cívico que foi no passado. De fato, tem sido uma luta contínua manter esses 97.000 m² de terra recuperada como um lugar de beleza tranquila para o desfrute de todos.
O local inclui uma ponte que cruza seu lago, abrange as duas principais entradas das ruas Charles e Arlington; mas seus caminhos são sinuosos e assimétricos. O Public Garden é de forma retangular e é delimitado ao sul pela Rua Boylston, a oeste pela Rua Arlington, e ao norte pela Rua Beacon, onde fica em frente a Beacon Hill. Em seu lado leste, a Rua Charles  divide o Jardim Público do Boston Comum. A via verde que liga o Jardim Público com o resto do "Emerald Necklace" (Colar Esmeralda) é a faixa do parque que corre para o oeste, descendo o centro da Avenida Commonwealth e em direção ao Back Bay Fens e ao Rio Muddy. No local há famosas estátuas no jardim: uma estátua de bronze de George Washington (1869) em pose vitoriosa, um monumento (1868) em comemoração à utilização do éter em anestesias (honra a descoberta das qualidades anestésicas do éter, usadas pela primeira vez em 1846 no Hospital Geral de Massachusetts) e uma simpática escultura, inspirada no livro infantil "Make Way for Ducklings" de Robert McCloskey.

Flora
Plantações de flores permanentes no jardim incluem numerosas variedades de rosas, bulbos e arbustos floridos. As floreiras que flanqueiam o caminho central são replantadas em um cronograma rotativo durante todo o ano, com flores diferentes para cada estação, desde meados da primavera até o início do outono. Os plantios são fornecidos a partir de 14 estufas que a cidade opera no Parque Franklin para esse propósito. O Jardim Público tem uma grande variedade de árvores nativas e exóticas. Entre essas, destacam-se os salgueiros-chorões ao redor da costa do lago e os olmos europeus e americanos que revestem os caminhos do jardim, juntamente com castanhas-da-índia, sequóias da madrugada, bordos, faias européias, árvores ginkgo e uma sequóia da Califórnia.

Fauna
No local pode-se ouvir o cantar de muitos pássaros, que lá estão presentes. Além disso é comum ver esquilos serpenteando as árvores ou espalhando-se pelos jardins, bem como a existência de cisnes, patos e outros exemplares da avifauna.

Atenção! No Jardim Público de Boston são proibidas bicicletas, bem como skates e assemelhados.

Há um tour guiado gratuito pelo Jardim Público de Boston de maio a setembro em 3 dias distintos da semana. Saibam mais informações sobre o tour aqui.

O Jardim Público de Boston também é amiúde usado como cenário de filmes e seriados. Várias cenas do filme "Gênio Indomável" ("Good Will Hunting", título original, 1997), com o Robin Williams e o Matt Damon, foram filmadas lá, tornando-se um ponto icônico do local.

Sinopse histórica do Jardim Público de Boston
Em 1837, a cidade queria vender o espaço, onde hoje é o Jardim Público, para fomentar o desenvolvimento da região. Um filantropo interviu e pediu para o terreno ser doado e assim se tornar o primeiro jardim botânico de todos os Estados Unidos. A batalha foi longa, mas em 1852 foi aprovado em votação pelos moradores e o projeto começou de fato em 1859, terminando em 1862. Em 1987 foi declarado como um marco histórico nacional, ou seja, um lugar de preservação permanente, tombado pelo governo norte-americano.

Vale a pena no Parque Jardim Botânico de Boston
  • Caminhar pelo local, observando sua flora, destacando seus jardins e flores;
  • Curtir as diversas esculturas e monumentos presentes no local e
  • Passear num dos barcos de cisnes que percorrem o lago.
_____________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos: Websites da "Prefeitura de Boston" (https://www.boston.gov/parks/boston-common), "Roteiro@Relatos" (http://roteiroserelatos.com.br/), "Friends of Public Garden"(http://friendsofthepublicgarden.org/our-parks/the-garden/) e "Expedia"(https://www.expedia.com.br).
____________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Jardim Público de Boston:


A seguir, veja fotos tiradas no Jardim Público de Boston (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site