quarta-feira, 7 de junho de 2023

Parque Amantikir em Campos do Jordão (Revisitado e informações atualizadas)

Parque Amantikir em Campos do Jordão

O Parque Amantikir fica no bairro Gavião Gonzaga na cidade de Campos do Jordão, no interior do Estado de São Paulo, e foi revisitado numa quarta-feira. A cidade fica a 170 km da capital paulista, tem 1.700 m de altitude e é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado. A palavra amantikir deriva do termo em tupi e significa "a montanha que chora" e tornou-se Mantiqueira na pronúncia dos lusitanos.


Parque Amantikir

Horário de funcionamento
9h às 16h, diariamente
Telefone
      (12) 99634-6784      
Localização
Rodovia Eugênio Lefreve, 215, Gavião Gonzaga, Campos do Jordão
Ingresso pago

Ver no mapa

O valor do ingresso é R$ 60 (R$ 30 meia-entrada) - Preços de junho de 2023. Neste telefone também obtém-se informações gerais sobre o local e sua programação (cursos de jardinagem, visitas guiadas, etc.).

Para chegar ao local de carro, clique em "Ver no mapa" para traçar o roteiro. Há estacionamento pago para veículos. 

Previsão do tempo para Campos do Jordão veja aqui.

Fundado em 2007, ocupa uma área de 60.000 . No local há 26 jardins com mais de 700 espécies de plantas e inspirações de jardins de várias partes do mundo como Espanha, França, Suíça, Inglaterra, Escócia, México, Canadá, que se integram a paisagem dominada pela mata nativa das montanhas.

História

O Amantikir é uma realização do engenheiro agrônomo e paisagista Walter Vasconcellos, nascido em Campos do Jordão. Construído numa área que antes abrigara o Haras Serra Azul, foi fundado em 25 de agosto de 2007.
 
Vejam mapa mostrando as atrações do local clicando neste link.

Os sanitários existentes estavam limpos e bem cuidados no dia da visita. Há uma lojinha onde se pode comprar água, "lembranças", etc. na entrada do local e um restaurante.

Não há restrições para cachorros, desde que os cães estejam em guias ou no colo. Não há como andar de bicicletas ou skates no interior do parque, sendo proibidos.

Vale a pena no Parque Amantikir
  • Percorrer tranquilamente as trilhas, observando a variedade de jardins e flores e respirando o ar puríssimo do lugar;
  • "Brincar" no labirinto tradicional (maze) existente, formado de vegetação;
  • Observar do Mirante a paisagem do Vale do Lageado, situado mais de 700 metros em desnível em relação ao parque e
  • Andar sobre o labirinto de grama que tem como objetivo principal levar aquele que o utiliza a uma introspecção.

Veja vídeo produzido durante a visita:

A seguir, veja fotos tiradas no parque no dia da visita (Atenção! 
Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

Parque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoFlores no Parque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoHortênsias Parque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoMapa Parque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoCasa da árvore Parque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do JordãoParque Amantikir em Campos do Jordão

5 comentários:

  1. Lugar maravilhoso! Bela iniciativa! Aqui a natureza fala. Pretendo retornar! Gisele (Juiz de Fora - MG)

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a história do nome escolhido Amantikir feito pelo Dr Garden. Como ele mesmo disse as flores são como os filhos. Hoje tive o privilégio de conhecer e amei! Angela(Visconde do Rio Branco-MG)

    ResponderExcluir
  3. Antonio Guedes, Parabéns!!! Que paisagem mais lindas!!!

    ResponderExcluir
  4. O lugar é um encantamento. Quando você percorre as trilhas, vive um sonho e parece que está num paraíso. Quem não viu vale à pena ver!

    ResponderExcluir
  5. Fui no dia 30/04/23, o Parque é bonito, mas a natureza do local acaba sendo ofuscada pelo péssimo atendimento e falta de organização no local. Enfrentamos uma fila gigantesca de carro para poder estacionar, ao chegar no estacionamento o local é improvisado e distante da entrada do parque. Chegando no parque, enfrentamos uma fila gigante de cerca de 1h em pé no sol até sermos direcionados para outra fila, onde ficamos em pé ouvindo uma apresentação do parque. Após a apresentação, ai sim, fomos direcionados para outra fila para efetuar o pagamento do ingresso. Um absurdo e total falta de respeito com os visitantes, pois além de enfrentar grandes e demoradas filas, os funcionários não sabem passar informações adequadas e precisas. Não retorno nunca mais e não recomendo a ninguém, pois o estresse não compensa o passeio.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site