quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

2016 bate recorde de calor e é o ano mais quente já registrado; 2017 será mais ameno



O ano de 2016 foi o mais quente já registrado, com elevação de 0,99°C acima da média de temperatura do século XX, segundo as análises apresentadas em conjunto pela Nasa, Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) e agência britânica MET.

A temperatura de 2016 é a mais alta desde que os primeiros registros foram feitos, em 1880. Este é o terceiro ano consecutivo de recordes de calor, superando 2015 e 2014.

Além do fenômeno El Niño – o aquecimento das temperaturas do oceano Pacífico na região equatorial - , que influencia diretamente o aumento das temperaturas principalmente da América do Sul, os cientistas acreditam que a elevação se deva ao fenômeno do aquecimento global causado pela industrialização e o desmatamento em todas as partes do mundo.

“Esse [último] El Niño pode ter contribuído com cerca de um quarto ou um terço do recorde atingido em 2016″, disse Deke Arndt, cientista-chefe de clima da NOAA.

Em 2017, as temperaturas devem se manter elevadas, mas não baterão novo recorde. O fenômeno La Niña – que obrigatoriamente se segue logo após o El Niño, reduzindo a média da temperatura do oceano Pacífico na região equatorial – trará um clima mais ameno, principalmente para a América do Sul.



mapa-mundi-clima-nasa-1

Por Letícia Jardim Guedes da Redação do site Áreas Verdes das Cidades

Leia também:

Verão de 2017 será mais ameno; Confira também as plantas que florescem no verão

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site