O Parque Municipal Chácara do Jockey, localizado no Butantã (zona oeste de São Paulo), reúne atrações para todas as idades, mas seu skatepark é um dos mais procurados da cidade. A área verde tem atividades esportivas, culturais e de lazer, um belo lago e vegetação para aproveitar a natureza.
- Siga o Áreas Verdes das Cidades - Guia de Parques no Facebook e no Instagram - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!
- Encontre o parque de São Paulo mais perto de sua você aqui
- Confira as informações de como chegar, horários de funcionamento, as principais atrações dos parques de São Paulo
Parque Municipal Chácara do Jockey Horário de funcionamento 6h às 20h |
Telefone (11) 3722-3264 |
Localização Rua Santa Crescência, 323, Av. Prof. Francisco Morato, altura do nº 5257 e Av. Pirajussara, altura do nº 4748, Butantã, São Paulo, SP Ver no mapa |
Como chegar ao Parque Municipal Chácara do Jockey
Metrô - Estação Vila Sônia (Linha 4 - Amarela) - é distante 1,7 km (a mais próxima do parque)
Ônibus - 809L-10 Campo Limpo / Lapa
8026-10 Jd. Ingá / Butantã
746H-10 Jd. Jaqueline / Santo Amaro
6250-10 Jd. Jaqueline / Terminal Bandeira
605-10 Terminal Campo Limpo / Terminal Bandeira
8075-10 Terminal Campo Limpo / Metrô Butantã
857A-10 Terminal Campo Limpo / Metrô Santa Cruz
8026-10 Jd. Ingá / Butantã
746H-10 Jd. Jaqueline / Santo Amaro
6250-10 Jd. Jaqueline / Terminal Bandeira
605-10 Terminal Campo Limpo / Terminal Bandeira
8075-10 Terminal Campo Limpo / Metrô Butantã
857A-10 Terminal Campo Limpo / Metrô Santa Cruz
Estacionamento
Não há estacionamento para veículos no parque, mas há vagas na rua do portão da Rua Santa Crescência.O que fazer no parque Parque Municipal Chácara do Jockey
Além de aproveitar a natureza no lindo paisagismo da área verde que inclui um lago, há um ótimo skatepark com 2 pistas oficiais: do tipo "bowl" e "street", construídas de acordo com os parâmetros da federação paulista da modalidade (próximo ao portão da Francisco Morato).
Há trilhas de terra que ligam a parte mais alta (portão Francisco Morato) com a parte mais baixa, onde está o lago. (portão Avenida Pirajussara). Há bancos em várias partes do caminho para relaxar e aproveitar o local.
As crianças podem brincar em 3 playgrounds do parque, que estão em bom estado.
Não há lanchonetes no interior do parque.
Você pode levar seu cachorro, desde que esteja com guia.
Os banheiros estavam limpos e bem conservados.
Há vigias circulando pelo parque e nos sentimos seguros.
As atividades culturais, de lazer e educativas também são destaques no Polo Cultural e Criativo Municipal da Chácara do Jockey. Parte da antiga estrutura de prédios e baias foi reformada para receber as atividades e para verificar a programação, clique no @jockey.cultural.
Na "Praça da Balança", há um pequeno anfiteatro a céu aberto (entrada pela Rua Santa Crescência).
O Laboratório de Fabricação Digital (FabLab Livre SP) oferece cursos gratuitos de protótipos de objetos fabricados com tecnologia digita,l como impressoras 3D e equipamentos de eletrônica e robótica. Para saber mais e se inscrever, acesse o site
Atualmente, a Prefeitura de São Paulo faz obras no local e o acesso está fechado ao Redondel e ao Coreto (construções antigas da chácara). O tablado em que estava a Área de Piquenique está sem as mesas e bancos.
Flora
Com bosques heterogêneos, áreas ajardinadas e gramados, seus destaques são: aleluia (Senna multijuga), aroeira-mansa (Schinus terebinthifolia), árvore-samambaia (Filicium decipiens), cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta), chichá (Sterculia curiosa), costela-de-adão (Philodendron bipinnatifidum), falsa-seringueira (Ficus elastica), figueira-benjamim (Ficus benjamina), flamboiã (Delonix regia), insulina-vegetal (Cissus verticillata), ipê-rosa (Handroanthus heptaphyllus), jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia), jerivá (Syagrus romanzoffiana), lírio-do-brejo (Hedychium coronarium), pau-ferro (Libidibia ferrea var. leiostachya), pitangueira (Eugenia uniflora), seafórtia (Archontophoenix cunninghamiana), sibipiruna (Poincianella pluviosa var. peltophoroides), tapiá-guaçu (Alchornea sidifolia) e tipuana (Tipuana tipu). Foram registradas 82 espécies vasculares, como a canela-amarela (Nectandra barbellata), ameaçada de extinção.
Fauna
Há registro de 33 espécies no parque: 29 de aves, como arredio-pálido, periquito-rico, sabiá, bem-te-vi, sanhaçu e o gavião-asa-de-telha (ameaçado de extinção) e 4 espécies de borboletas.
História do Parque Municipal Chácara do Jockey
Com 145.738,82 m², o parque é resultado da luta de 30 anos dos moradores do bairro para preservar a antiga Chácara do Jockey, pertencente ao Jockey Clube de São Paulo, que estava desativada. Em 2016, o parque foi inaugurado mantendo os prédios e baias da chácara, que em sua maioria foram reformados e atualmente são utilizados para diversas atividades culturais e esportivas.
A antiga Chácara do Ferreira foi comprada em 1946 pelo Jockey Clube para treinar e abrigar os cavalos que disputariam os páreos no hipódromo da Cidade Jardim. Em 1970 foi fundado o Clube Pequeninos do Jockey que se tornou referência na formação de base de jogadores de futebol.
A Prefeitura obteve a posse da Chácara do Jockey devido à dívida de IPTU do Jockey Clube com o município.
Vale a pena no Parque Municipal Chácara do Jockey
- Utilizar as boas pistas de skates
- Levar as crianças para brincar no playground e equipamentos existentes no parque
- Caminhar pelas pistas/trilhas do parque, observando a vegetação ao redor
- Usar as quadras poliesportivas à disposição dos frequentadores do parque
- Participar de atividades físicas e culturais promovidas no parque
Esse parque é o verdadeiro descaso do governo do Fernando Haddad - PT com a população de SP. A politica de pão e circo não nos satisfaz mais !!!!
ResponderExcluirInaugurar um parque, sem as mínimas condições de acesso, higiene e locomoção, pois o piso é tudo de terra (poeira / barro).
Não tem bebedouros, e somente alguns bancos !!!!
Única coisa que foi realizada foram os gradis e algumas quadras.
Péssima opção de lazer.
Hoje 28 de fevereiro de 2019 deixo aqui um comenário:
ResponderExcluirÉ um absuro o rio de lama, devido às últimas chuvas, que desce de dentro desse parque. Invade a calçada até à avenida...simplesmente não tem como passar.Existe um ponto de ônibus que fica ALAGADO...impossível de se ficar sem que seus pés fiquem de baixo d´água. Logo à frente tem uma creche, as mães tem que andar com seus filhos pela avenida, na pista do ônibus, correndo perigo de serem atropeladas. NINGUÉM MERECE ISSO.....
Logo depois temos uma escola de futebol e um colégio particular. Todos usam o tal ponto de ônibus para ir e vir.....QUE VERGONHA...
Quando a chuva passa, fica a lama....muita lama, não se pode passar pois os pés ficam atolados literalmente. Os pedestres vão pela avenida....crianças e adultos, pois tem logo depois a creche, uma escola de futebol e uma escola particular. QUE VERGONHA.... Podiam ter feito um SESC trazendo mais cultura para essa região.
ResponderExcluirAdoro caminhar nesse parque! E agora que descobri as aulas GRATUITAS de yoga e pilates , não largo mais!!
ResponderExcluir