sábado, 19 de março de 2016

Outono - Características climáticas e flora da estação

O Outono iniciou-se a 01h30 do dia 20 de março de 2016. Sendo uma estação de transição entre o verão e inverno, verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior freqüência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das Regiões Sudeste e Sul. 

Nota-se uma redução das chuvas em grande parte do País, com o registro dos maiores totais de chuva, superiores a 700 mm, no extremo norte das Regiões Norte e Nordeste e no leste do Nordeste, onde se inicia o período mais chuvoso. No restante do País, predominam totais de chuva entre 150 mm e 400 mm. 

Nas Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC, chegando a valores inferiores a 10ºC nas regiões serranas. Nestas mesmas áreas, as temperaturas máximas oscilam entre 18ºC e 28ºC. Nas Regiões Norte e Nordeste, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32ºC.

Quanto a flora da estação, de acordo com a paisagista Gigi Botelho, nesta época do ano é melhor optar por plantas como camélia, antúrio, bela-emília, copo-de-leite e margarida. “Com o início do outono, começa um novo ciclo no jardim. As plantas começam a se preparar para repousarem no inverno, ou seja, guardam energia para que durante a primavera possam florescer e dar frutos”. Outras flores também se dão bem nessa estação, como a orquídea cymbidium, astroméria, gypsophila, lírio, lisianto, cattleya violácea, estrelitzia, boca de leão, gérbera e flor de ervilha, entre outras. 

Vejam fotos sobre algumas das plantas que florescem no outono ("clique" em qualquer uma das fotos e será aberto, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador. Por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), você pode visualizar nesse modo de exibição, todas as fotos em boa resolução).



________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos: Website do CPTEC (http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/) e Delas (http://delas.ig.com.br/). 
Fotos: Áreas Verdes das Cidades, Getty Images, Eduardo César e Emma Lynch.
________________________________________________________________________________________________________

1 comentários:

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site