segunda-feira, 30 de março de 2015

Praça São Domingos Sávio - Reservatório Sumaré em São Paulo


Visitamos num sábado a 
Praça São Domingos Sávio, onde fica o Reservatório Sumaré da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). É localizada no bairro do Sumaré na cidade de São Paulo, tendo uma área total de 14.000 m² com uma flora diversa, remanescente da Mata Atlântica, onde se destacam árvores centenárias.
Horário de funcionamento:
Todos os dias das 7 às 19h 

Localização:
Av. Dr. Arnaldo, 2392, Sumaré
Ver no mapa

Há linhas de ônibus que passam no local, como a 
199D-10 - Vila Iório - Terminal Pinheiros, 478P-10 - Sacomã - Pompéia, 856R-10 - Lapa - Socorro,
856R-21 - Lapa - Shopping Iguatemi e 

7267-10 - Apiacás - Pça. Ramos, entre outras.
Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 

De carro vá ao box acima e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.

Não há estacionamento para veículos dentro do local, mas é possível parar em ruas próximas, sempre atentando para a sinalização de trânsito presente.

Infraestrutura
Na área do Reservatório há pistas para caminhadas e/ou corridas, playgrounds para as crianças, aparelhos para ginástica, sanitários (limpos no dia da visita), praça de estar, pergolado, bancos, edificações antigas da Sabesp, áreas gramadas, etc.

Quanto à flora, a vegetação é remanescente da Mata Atlântica com árvores com mais de 100 anos de idade, arbustos diversos e gramados.  

Há restrições para a entrada de animais domésticosbicicletas (somente triciclos e bicicletas infantis) e jogar qualquer atividade com bola. É proibido fumar em todo o local.

Não há lanchonete no local, mas há ambulantes na entrada aos domingos, além de uma padaria que fica em frente na Av. Alfonso Bovero, onde podem ser comprados alimentos e bebidas. 

Quanto à segurança geral do local, observamos alguns vigias no dia da visita, transmitindo-nos tranquilidade.

Sinopse histórica
O Reservatório Sumaré foi inaugurado em 1930, tendo capacidade para armazenar 14 milhões de litros de água, consumida por aproximadamente 185.000 moradores dos bairros Sumaré, Pompéia, Pacaembu, Consolação, Higienópolis, Urbanizadora, Jardim das Bandeiras, Campos Escolástica e parte de Vila Madalena. Desde 1998, através do "Programa Nossa Praça", a Sabesp disponibilizou esta área para lazer.

Observação
O local merece ser transformado num parque, a exemplo do que ocorreu nos parques Sabesp Mooca e Sabesp Cangaíba, pois já tem uma infraestrutura razoável, não necessitando de um grande investimento para a melhoria e adequações das condições existentes e com isso, a criação de um novo parque urbano.

Vale a pena
  • Levar as crianças para brincar nos playgrounds existentes;
  • Visualizar as edificações antigas presentes no local e
  • Utilizar a pistas existente (500 m percorrendo o perímetro do local) para andar e/ou correr.
___________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. 
______________________________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).


A seguir, veja fotos tiradas no local no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).

4 comentários:

  1. olá, sabem informar como entrar em contato com a administração do parque, para fazer uma festa?

    ResponderExcluir
  2. O local é gerido pela Sabesp. Sugerimos contatar a assessoria de imprensa da empresa no telefone 3388-8240 para poder orientá-lo quanto ao que fazer e com quem.

    ResponderExcluir
  3. Magnífico acervo do final dos anos 1800 podem ser vistos nesta página do Facebook.....https://www.facebook.com/ARA%C3%87%C3%81-170327936963449/?modal=admin_todo_tour

    ResponderExcluir
  4. Olá. Essa praça é maravilhosa. Frequento há quase duas décadas. Mas não há esse muro aramado com flores penduradas. E também nunca há sabonete no banheiro. Este deveria ser melhor cuidado e vigiado, com toalheiro e sabonete. Não se pode jogar bola. Ainda bem. Mas no vídeo ela aparece. Estranho. Gastou-se muito, também, para fazer pouca coisa na reforma de anos atrás. E tirou-se um escorregador histórico de madeira. Xodó das crianças. Ninguém entendeu nada. Um bom ano a todos. Melhorem os banheiris,porfavor!

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site