domingo, 14 de setembro de 2014

Parque Vicentina Aranha em São José dos Campos (SP)


O Parque Vicentina Aranha tem 84.500 m² e fica em São José dos Campos, que é uma cidade do Vale do Rio Paraíba no interior do estado de São Paulo. Em São José está instalado um parque tecnológico estadual, com empresas, instituições de ciência e tecnologia, instituições de ensino e de pesquisa na área de tecnologia atuando nas áreas de aeronáutica, energia, saúde, recursos hídricos e saneamento, espacial e ferroviária. No terreno do parque há edificações e uma capela que faziam parte do antigo Sanatório Vicentina Aranha, complexo arquitetônico considerado uma das mais importantes construções da fase sanatorial da América Latina.
Horário de funcionamento:
5h às 22h
Telefones:
(12) 3911-7090
Localização:
Rua Engenheiro Prudente Meirelles de Moraes, 302 - Vila AdyAna, São José dos Campos, SP
Ver no mapa

Para ir ao parque, utilize as linhas de ônibus 111,121,122,134, 215, 222, 303, 309, 310, 311, 313, Alt 28, Alt 32, Alt 33, entre outras.
De carro vá ao box ao lado e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro. Para estacionar, utilize as ruas próximas, verificando sempre a sinalização de trânsito no local.

Previsão do tempo para São José dos Campos, veja aqui.

Há inúmeras atrações no parque, como o Jardim Sensorial; o Observatório de Pássaros; a Feira de Artesanato Mãos e Arte; a Exposição “Cenários: Ocupação Humana em São José dos Campos e Fase
Sanatorial”; o pavilhão São José, que abriga uma exposições de arte de artistas plásticos da região; a pista para corrida e caminhada
que tem 1.150 m, onde também são disponibilizadas barras de alongamento; a Academia ao Ar Livre; práticas de Dança Circular e Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa; o Programa Vem Brincar realizado em parceria com a Secretaria de Esporte de São José dos Campos que consiste em oferecer brincadeiras orientadas por monitores; o Projeto Leitura no Bosque que oferece espaço especial para crianças e adultos e um acervo com cerca de 800 livros; o Programa Música no Parque; o projeto Cine Arte, que acontece uma vez por mês, às 19h30, na sala de leitura, e exibe filmes que não estão no circuito comercial de cinema; os Encontros Filosóficos que consistem na discussão de temas diversos da atualidade, mediado por um acadêmico; o Centro de Xadrez Aranha; a Exposição de Orquídeas a cada 15 dias. Além disso há a Ladeira da Memória, que trata do recolhimento de depoimentos das pessoas que carregam consigo qualquer relação com o antigo Sanatório Vicentina Aranha e o Memorial Padre Rodolfo Komórek. No interior do parque localiza-se a Capela Sagrado Coração de Jesus, que foi restaurada em 2010 pela Prefeitura de São José dos Campos e está aberta para celebrações e visitação.

Visita Monitorada
Aborda aspectos do cotidiano do Sanatório Vicentina Aranha, a atual e futura situação do Parque (espaço contemplado pela atividade) e discute o valor do bem como Patrimônio Cultural (preservado pelo COMPHAC, órgão municipal, em 1996, e pelo CONDEPHAAT, órgão estadual, em 2001).
Como a Visita trata também das necessárias obras de restauro das edificações do antigo Sanatório Vicentina Aranha, a atividade contempla os Canteiros de Obras do parque, apresentando conceitos e técnicas construtivas (arquitetura), promovendo maior interatividade entre o participante da Visita e a prática do restauro. Também é feita uma exposição dos planos futuros para adequação e o uso do espaço.
A Visita Monitorada acontece todos os domingos, saindo às 10h do Pavilhão Central.
É possível agendar visita pelo telefone da administração (v. box acima).


Flora
Há um extenso bosque com área de aproximadamente 44.000 m², separado em canteiros com paisagismo e canteiros com bosque e algumas espécies raras e centenárias como mogno, peroba rosa, jequitibá, jacarandá da Bahia, Gonçalo Alves, pau mulato, jatobá, brauna preta, aratibá, guarantã, cabreuva vermelha, louro pardo e outros.
São mais de 3.000 árvores de mais de 100 espécies, entre nativas e exóticas. Há araucárias com mais de 30 metros de altura, jatobás, sapucaias, imbaúbas ipês, quaresmeiras, sibipirunas, além de inúmeras espécies frutíferas, como abacateiros, mangueiras, laranjeiras, pés de acerolas e vários tipos de palmeiras entre outras.

Fauna
Foram identificadas aproximadamente 50 espécies de pássaros no Parque Vicentina Aranha. Com o objetivo de desenvolver um estudo sobre a riqueza desses pássaros, um monitor acompanha os observadores de pássaros interessados, munidos de seus binóculos e com um guia sobre as espécies e suas características.

Não há lanchonete no interior do parque, mas existe uma barraca que vende só água natural e de coco.

Há restrição 
para a entrada de
 animais domésticos no parque, bem como de bicicletas com aro acima de 14. Skates, patins e assemelhados também estão proibidos no local.

Quanto à segurança geral do parque, observamos vigias no dia da visita, dando-nos segurança para percorrê-lo.

Sinopse Histórica
O Sanatório Vicentina Aranha, foi inaugurado em 27 de abril de 1924, sendo o primeiro da fase sanatorial a ser construído na cidade. O projeto é do arquiteto Ramos de Azevedo e as obras foram executadas pelo engenheiro Augusto de Toledo. Em 1980, por decisão da Santa Casa de São Paulo, passou a abrigar um hospital geriátrico cujas atividades foram encerradas em 2003.
Em dezembro de 2006, a Prefeitura de São José dos Campos assinou a desapropriação amigável do local, de propriedade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, pelo valor de R$ 22 milhões referente a uma área de 84.645,61m².
Após a compra do complexo foi nomeada uma comissão especial para coordenar os trabalhos referentes à consulta pública acerca da utilização do Parque Vicentina Aranha. O relatório da comissão, com base nas sugestões apresentadas indica que o Complexo deverá abrigar um Centro Integrado de Cultura, com atividades de recreação, lazer educação, cultura e arte. 

O Parque Vicentina Aranha foi inaugurado no dia 27 de julho de 2007, aniversário da cidade de São José dos Campos.

Vale a pena
  • Participar de inúmeros eventos culturais promovidos no parque, desde programas de música e cinema até encontros filosóficos;
  • Caminhar pelas alamedas e trilhas existentes, observando a natureza em sua volta;
  • Participar da visita monitorada aos domingos às 10h no parque e
  • Observar os pássaros presentes no parque com a ajuda de monitores.
________________________________________________________________________________________________________   
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para os telefones da administração no box acima.
Fontes: Websites da Prefeitura de São José dos Campos (www.sjc.sp.gov.br/) e "Parque Vicentina Aranha" (www.pqvicentinaaranha.org.br)
________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).


A seguir, veja fotos tiradas no local no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

2 comentários:

  1. nossa que lindo! estou indo conhecer a cidade, com certeza passarei por aí.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo local para exercícios ao ar livre e passeio com a família.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site