quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Parque Santos Dumont em São José dos Campos (SP)

Parque Santos Dumont em São José dos Campos

A visita ao Parque Santos Dumont em São José dos Campos, que é uma cidade do interior paulista com cerca de 680.000 habitantes e que dista 94 Km da capital do estado, foi realizada num sábado. A cidade é um centro de referência na área de estudos, medicina, trabalho e serviços diversos. Em São José está instalado um parque tecnológico estadual, com empresas, instituições de ciência e tecnologia, instituições de ensino e de pesquisa na área de tecnologia atuando nas áreas de aeronáutica, energia, saúde, recursos hídricos e saneamento, espacial e ferroviária. O Parque Santos Dumont tem 46.500 m² de área total e foi inaugurado em 23/10/1971.
Horário de funcionamento:
5h às 22h para caminhada e para as demais atividades das 7h às 20h30
Telefones:
(12) 3921-7066
Localização:
Rua Engenheiro Prudente Meirelles de Moraes, 1000 - Vila AdyAna, São José dos Campos, SP
Ver no mapa

Como ir ao Parque Santos Dumont

  1. Ônibus - utilize as linhas de ônibus 103,105,107,142, 204A, 206A, 210, 211, 214, 230, 304 e 307, entre outras.
  2. Carro - clique em "Ver no mapa" para traçar seu roteiro (v. box).
Estacionamento
Há estacionamento para veículos na Av. Dr. Ademar de Barros, onde há uma das entradas ao parque, além de vagas em ruas próximas. Verifique sempre a sinalização de trânsito no local, antes de estacionar seu veículo.

Previsão do tempo para São José dos Campos, veja aqui.

Infraestrutura do Parque Santos Dumont
O parque possui uma boa área verde e de lazer, com pista para caminhada e equipamentos de ginástica para prática de exercícios e corridas, quiosques, pista de skate e playground. Para o lazer contemplativo, possui ainda jardim japonês e um lago de criação de peixes e aves, permitindo o atendimento a todas as faixas de usuários. Além disso, abriga exemplares aeronáuticos como a réplica do avião 14 Bis, o protótipo do avião Bandeirante e maquetes de foguetes da família Sonda. No interior do parque há uma escola municipal e a "Casa da Boneca" para que as crianças possam brincar.

Flora
Vegetação remanescente da Mata Atlântica, bem como plantas e arbustos típicas de um jardim japonês, azaleias, musgos, pinus, samambaias, cerejeiras, etc.

Fauna
Há algumas espécies de aves que são típicas da Mata Atlântica que permanecem no local apesar da agitação de uma grande cidade como São José de Campos, bem como gansos, patos, etc.

Não há lanchonete no interior do local, no entanto há inúmeros estabelecimentos comerciais em seu entorno que vendem alimentos e bebidas.

Há restrição 
para a entrada de
 animais domésticos no parque, bem como de bicicletas com aro acima de 14. Também não é permitido jogar futebol nos gramados do parque.

No parque é realizado todos os domingos às 10h o projeto Show nos Parques, com ações culturais voltadas para o público infantil, como teatro, artes circences e dança. Informe-se no telefone da sua administração citado no box acima.

Quanto à segurança geral do parque, observamos vigias no dia da visita, dando-nos segurança para percorrê-lo.

História do Parque Santos Dumont
O Santos Dumont ocupa o local onde existia o Sanatório Ezra, que após seu fechamento, teve sua área desapropriada e transformada num parque.

O pavilhão arejado do sanatório foi construído em 1936 pela entidade assistencial judaica Ezra e inaugurado com 25 leitos. Tempos depois, chegou a ter 120 leitos.

A área de 46,5 mil metros quadrados abrigava pomares e uma plantação de eucaliptos. A entrada principal, cercada por muros altos, ficava na esquina de onde hoje estão a avenida Adhemar de Barros e a rua Prudente Meirelles de Moraes. 

O sanatório, mantido por meio de donativos e convênios, fechou as portas em 1966. O terreno foi desapropriado três anos depois pela prefeitura.

Para homenagear Alberto Santos Dumont, patrono da aviação brasileira, o parque foi inaugurado no dia em 23 de outubro de 1971, 65 anos após o grande inventor, realizar o primeiro vôo com o 14 Bis – avião construído por ele.

Vale a pena no Parque Santos Dumont

  • Levar as crianças para brincar nos playgrounds existentes e na "Casa da Boneca, além de ver as "letras gigantes";
  • Fazer piqueniques nos quiosques do parque;
  • Ver a réplica do avião 14 Bis, o protótipo do avião Bandeirante e as maquetes de foguetes da família Sonda, que são expostos no parque;
  • Caminhar pelas alamedas e trilhas existentes, observando a natureza em sua volta;
  • Percorrer o Jardim Japonês atentando para a vegetação do local e seu lago com carpas e
  • Atravessar a pequena ponte de madeira em estilo japonês sobre um dos lagos, observando as fontes de água jorrando e o belo cenário do local.
_______________________________________________________________________________________________

OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para os telefones da administração no box acima.
Fontes: Websites da Prefeitura de São José dos Campos (www.sjc.sp.gov.br/) e "O Vale" (www.ovale.com.br/)
_______________________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Parque Santos Dumont  feito na visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).


Fotos do Parque Santos Dumont 
Tiradas no local no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

Parque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontMapa do Parque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontAparelhos de ginástica no Parque Santos DumontParque Santos DumontPlayground Parque Santos DumontPlayground Parque Santos DumontRéplica do 14 Bis Parque Santos DumontRéplica do 14 Bis Parque Santos DumontRéplica do 14 Bis Parque Santos DumontParque Santos DumontMaquetes de foguetes Sonda no  Parque Santos DumontMaquetes de foguetes Sonda no  Parque Santos DumontMaquetes de foguetes Sonda no  Parque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontPlayground Parque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontProtótipo do avião Bandeirante no Parque Santos DumontProtótipo do avião Bandeirante no Parque Santos DumontProtótipo do avião Bandeirante no Parque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontFonte no Parque Santos DumontFonte no Parque Santos DumontParque Santos DumontFonte no Parque Santos DumontFonte no Parque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontCasa de Boneca Parque Santos DumontCasa de Boneca Parque Santos DumontCasa de Boneca Parque Santos DumontCasa de Boneca Parque Santos DumontPista de skate no Parque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontOrquídea Parque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontPlayground do Parque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontLago do Parque Santos DumontLago do Parque Santos DumontLago do Parque Santos DumontParque Santos DumontLago do Parque Santos DumontLago do Parque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos DumontParque Santos Dumont

5 comentários:

  1. Este parque é ridículo em vários aspectos. Porque a proibição de entrada de animais com coleira e devidamente acompanhados? Enquanto ao estacionamento se você não paga o flanelinha fica sobre a ameaça do seu carro ser arranhado. A fiscalização do parque se concentra mais eu ficar sentada no banco controlando pets do que na segurança e bem estar dos visitantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e muito degal mas so o pavo revoltado que nao gosta kkkkkk

      Excluir
    2. Olha aqui menina se vc acha isso desculpa mais vc esta errada o parque Santo dumat é muito legal tua vc que nn sabe ver beleza

      Excluir
  2. Acho o Parque Santos Dumont maravilhoso,mais tem um pòrem,os flanelinhas não fazem nada,ficam o dia inteiro sentados naquele banco sem fazer nada ,e depois falam que o parque tem segurança.E outra coisa que queria falar o Parque não deveriamos pagar nada pois é um lugar público,e não privado,só queria deixar esse recado

    ResponderExcluir
  3. O parque não e tudo isso . Sem contar que não pode levar os bichinhos de estimação pra passear. Poderia ser um parque de lazer bem melhor

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site