quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Parque Dean's em York - Inglaterra

Parque Dean's, que visitamos num domingo, fica em York, cidade murada, situada na confluência dos rios Ouse e Foss em North Yorkshire, Inglaterra. A cidade de 200.000 habitantes tem um patrimônio rico e tem servido de cenário para os principais eventos políticos durante a maior parte de seu dois milênios de existência. A cidade oferece uma grande variedade de atrações históricas, dos quais a fantástica Catedral de York (York Minster) com seu estilo gótico é a mais proeminente, e uma variedade de atividades culturais e esportivas. 

A cidade foi fundada pelos romanos como "Eboracum" em 71 D.C., tornando-se a capital da província romana da "Britannia Inferior", e mais tarde dos reinos de "Northumbria" e "Jorvík". Na Idade Média, York cresceu como um importante centro de comércio de lã e tornou-se a capital da província eclesiástica do norte da Igreja da Inglaterra, um papel que ela manteve. No século XIX, York tornou-se um centro da rede ferroviária e um centro manufatureiro. Nas últimas décadas, a economia de York passou de suas indústrias de confeitaria e ferroviária para as empresas do setor de serviços. A Universidade de York e os serviços de saúde se tornaram grandes empregadores, enquanto o turismo tornou-se um elemento importante da economia local.
Horário de funcionamento:
7h até ao anoitecer
Telefone:
00XX441904 550099
Localização:
York Minster,
York,
YO1 7JN, Inglaterra
Ver no mapa

Para ir ao parque, saindo da estação ferroviária principal da cidade, caminhe cerca de 10 minutos para percorrer 800 m até chegar ao Dean's, que fica ao lado da Catedral de York.
De carro vá ao box ao lado e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro. Para estacionar, utilize as ruas próximas, verificando sempre a sinalização de trânsito no local.

Para saber sobre a previsão do tempo em York, clique aqui.

A infraestrutura do parque é muito simples, constituída de algumas alamedas e um enorme jardim gramado com árvores muito antigas. Há também a Biblioteca da Catedral e o Memorial Kohima. É um oásis verde no lado norte da Catedral de York (York Minster), sendo um local ideal para relaxar e curtir vendo uma das laterais da Catedral e sua Biblioteca, que fica aberta de segunda a sexta-feira das 9 às 17h. Os habitantes da cidade usam o local como um ponto de encontro para fazer um piquenique e descansar sobre a bem aparada relva existente. São realizados vários tipos de eventos no local.

Flora
Gramado simples e árvores muito antigas que durante a primavera florescem com flores diversas.

Fauna
Identificados esquilos que correm pelo local e pássaros que encantam quem está por lá.

Há restrição para a entrada de animais domésticos no parque, bem como para bicicletas, skates, patins e assemelhados. Não é permitido jogar bola no local.

Sinopse Histórica
Parque Dean's era originalmente uma área privada habitada por líderes religiosos e clérigos, incluindo o arcebispo cuja casa foi o antigo Palácio. Este, datado do século XII, foi usado pelo arcebispo até o Palácio Bishopthorpe ser comprado em 1241. O antigo palácio existiu por mais de 300 anos, sendo que o pouco que lhe restou foi uma arcada do século XII  e o edifício que abrigava a capela do palácio, que se encontram agora no Parque Dean's. A mansão construída no local por Sir Arthur Ingram no começo do século XVII ficou em ruínas no final do século XVIII; o local foi liberado depois de ser comprado pelo autoridade máxima da igreja no local e a capela e os jardins implantados. 

A capela do palácio foi remodelada em 1810 tornando-se a Biblioteca da Catedral pouco depois. Esse edifício, que foi ampliado, abriga a biblioteca, arquivos e o Departamento de Coleções. 

Em 1400 Henrique IV tinha sua própria área de observação especialmente construído perto do palácio, a fim de assistir a torneios nos jardins do palácio; em 1483 Ricardo III foi acomodado no palácio; Henrique VII visitou quatro anos mais tarde, seguido por Margaret Tudor. O fechamento do palácio foi feito pelo Arcebispo Young (1561-1568).

Uma característica interessante do Parque Dean's é remanescente de arcos de pedra, a partir do final do século XII; estes podem ter sido parte de uma passarela ou claustro do antigo Palácio. Alguns anos atrás, estes arcos foram restaurados e agora constituem o Memorial Kohima para Segunda Divisão de Infantaria do Exército britânico. Em 1944, a Segunda Divisão foi responsável por impedir a invasão japonesa da Índia. O grupo de sete arcos tem uma coroa de louros de bronze em seu centro enquadrando o epitáfio de Kohima: "Quando você for para casa, fale de nós e diga, para o seu amanhã, demos o nosso hoje". As reuniões anuais dos veteranos de Kohima são realizadas em York. 

Complementando o antigo entorno do Parque Dean's, existe uma escultura de pedra octogonal moderna e intrigante, que foi feita por um grupo de escultores em 2000. A atmosfera do Parque Dean's incita, naturalmente, a formas artísticas como o festival 'Illuminating York" e  a encenação de peças dramáticas e místicas da era medieval de York. 

Vale a pena
  • Sentar-se num dos bancos ou caminhar pelas poucas alamedas, observando as atrações do local como a Catedral de York e sua Biblioteca, o Memorial Kohima, bem como a natureza em sua volta;
  • Fazer um piquenique com a família, relaxando posteriormente no belo gramado e
  • Participar de eventos diversos promovidos no parque.
________________________________________________________________________________________________________   
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para o telefone da administração no box acima.
Contribuiu para a publicação Ivone Costa
Fontes: Websites "Wikipédia" (http://pt.wikipedia.org/), "VisitYork" (http://www.visityork.org/) e "Jorvik" (http://www.jorvik.co.uk/)
________________________________________________________________________________________________________

A seguir, veja fotos tiradas no local (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site