quinta-feira, 24 de julho de 2014

Parque Raul Seixas em São Paulo

O Parque Raul Seixas, visitado num domingo, fica localizado em Itaquera, Zona Leste da 
cidade de São Paulo. Tem 33.000 m² de área no total, representando a maior área verde junto a COHAB José Bonifácio. 
Horário de funcionamento:
6h às 18h
Telefone:
(11) 2527-4142 
Localização:
Rua Murmúrios da Tarde, 211, COHAB 2, Itaquera
Ver no mapa

Como chegar
Use as linhas de ônibus 3027-10 – Vila Minerva – Shop. Aricanduva, 3062-10 – Conj. José Bonifácio – Term. Vila Carrão, 3124-10 – COHAB II – Term. Pq. D. Pedro II, 3407-10 – Inácio Monteiro – Term. Pq. D. Pedro II, 3407-41 – Jd. São Pedro – Term. Pq. D. Pedro II, 3409-10 – Inácio Monteiro – Term. Pq. D. Pedro II, 3702-10 – Est. José Bonifácio – Metrô Penha e 3712-10 – Jd. São João – Metrô Itaquera. Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
De carro vá ao box acima e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.
Não há estacionamento para veículos no parque, mas existem vagas em ruas próximas às entradas. Verifique sempre a sinalização de trânsito no local.

Infraestrutura do parque
Quadras poliesportivas, quiosque, paraciclo, mesa de xadrez, sanitários, aparelhos de ginástica, lago, nascente, quadra de bocha e playgrounds. Na área do parque funcionam também a Casa de Cultura Raul Seixas e um Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO).

Fauna
Há 30 espécies observadas, 26 são aves, a exemplo de: beija-flor-tesoura, avoante, anu-branco, sabiá-poca, sabiá-do-campo, canário-sapé, piá-cobra, joão-de-barro e pintassilgo. O pica-pauzinho-verde-carijó e o arredio-pálido são aves endêmicas da Mata Atlântica, e as migratórias, estão representadas pelo suiriri e a tesoura. Além disso, há registros de répteis como a cobra-de-vidro, que na verdade, trata-se de um lagarto. O único mamífero registrado no parque é representado pelo morcego-de-cauda-livre-aveludada, cuja a alimentação consiste basicamente de insetos, prestando assim serviços ambientais no controle populacional de pragas urbanas.

Flora
A vegetação é composta por eucaliptal e áreas ajardinadas. Destacam-se a alameda de cedro-de-bussaco, abacateiro, amoreira, aroeira-mansa, goiabeira, jabuticabeira, jerivá, mirindiba-rosa, nespereira, pau-brasil, quaresmeira e sibipiruna.
Não há lanchonetes no interior do parque, mas na entrada principal há um bar que vende alimentos e bebidas.

Não há restrição para a entrada de animais domésticos no parque, desde que os cães estejam em guias. Bicicletas são proibidas de circular no parque.

No tocante à segurança geral do parque, observamos vários vigias no dia da visita.

São realizados eventos culturais e esportivos na área do parque, especialmente na Casa de Cultura. Consulte o telefone da administração citado no box acima.

Sinopse Histórica
Conforme web site da PMSP, no início do século XX, Itaquera e Lajeado participavam do progresso da cidade como fornecedores de frutas e legumes através de suas chácaras. Com o desenvolvimento da região e a intensificação do comércio de lenha, carvão vegetal e tijolos desenvolveu-se um intenso surto populacional. Chácaras foram loteadas e arruadas, transformando a fisionomia do bairro. As edificações hoje ocupadas pela administração do parque e pela Casa de Cultura são remanescentes da fazenda da família Morganti, que produzia carvão na década de 30. 

Vale a pena
  • Levar as crianças para brincar no playground existente, onde há também um cercado de areia;
  • Usar as quadras disponíveis do parque para praticar seu esporte preferido;
  • Jogar bocha numa boa cancha existente, especialmente para os aficcionados desse esporte e
  • Frequentar cursos e práticas gratuitas de Tai Chi Chuan, Lian Gong, Oficina de Futebol e Vivências Corporais com Técnicas de Meditação (consultar administração do parque).
______________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para o telefone da administração do local.
______________________________________________________________________________________

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

A seguir, veja fotos tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

9 comentários:

  1. Este Parque está fechado e em péssimas condições ambientais. O mato tomou conta das áreas de lazer, os brinquedos estão escondidos pelos arbustos, o lago tomado por limo e sem os animais.
    Um Parque cercado por prédios residenciais da COHAB onde as crianças estarão de férias, em julho, e não há lugar para brincar pois o Parque está, praticamente, desativado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fotos acima não correspondem mais à realidade de hoje! É uma pena!

      Excluir
  2. Saudades desse parque. Vivi minha infância nesse parque.
    Hj me encontro tão longe ...
    #sdds

    ResponderExcluir
  3. Moro.perto mas nunca fui .pretendo ir conhecer. Passo quase todos os dias perto qd vou trabalhar...tem que pagar algum valor pra entrar ??

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se tem a atividade de taí chi chuan ? Recebi a informação que tem neste parque

    ResponderExcluir
  5. Trabalho na escola bem proxima ao pq, sinto falta de atividades culturais voltadas para a educação infantil

    ResponderExcluir
  6. Paga pra entrar?

    ResponderExcluir
  7. O que está faltando e os aparelhos de ginásticas.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site