quinta-feira, 13 de março de 2014

Parque Municipal do Vale do Itaim em Taubaté (SP)

A visita ao Parque Municipal do Vale do Itaim, que se localiza no bairro Jardim América em Taubaté no Vale do Paraíba, interior do Estado de São Paulo, foi feita num domingo. A cidade dista a 130 Km da capital paulista e tem cerca de 280.000 habitantes, sendo considerada a "Capital Nacional da Literatura Infantil". O título, concedido pelo Congresso Nacional, deve-se ao fato do escritor Monteiro Lobato ter nascido lá. A área do parque compreende cerca de 1.700.000 m² e tem biomas de Mata Atlântica e Cerrado.

Horário de funcionamento:
6h às 18h para caminhadas. Para outras atividades, consulte o telefone abaixo
Telefone:
(12) 3633-5008
Localização:
Avenida São Pedro, 2000, Jardim América, Taubaté, SP
Ver no mapa
Para ir ao parque há a linha de ônibus, que sai das imediações da rodoviária velha de Taubaté, com destino ao Jardim América.
Para ir de carro, consulte no box ao lado o link "Ver no mapa" e trace seu roteiro. Há estacionamento para veículos no interior do parque com entrada pela Rua José de Lima.

Previsão do tempo para Taubaté, veja aqui.

Na infraestrutura do parque há um “Espaço de Educação Ambiental da Mata do Itaim”, um mirante, a Casa de Lobato (Réplica do Sítio do Pica-pau Amarelo), uma brinquedoteca, um teatro para 144 pessoas, a Casa do Jeca Tatu, a Fazenda do Tropeiro, quiosques, bebedouros e pistas e trilhas para caminhadas e/ou corridas.

A flora do local é constituída de várias espécies da Mata Atlântica (palmeiras, bromélias, begônias, orquídeas, cipós e briófitas, pau-brasil, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa, cedro,Tapiriri, Andira, Ananas e figueiras, entre outras) e Cerrado (Na vegetação, destacam-se o buriti, o cajueiro-do-campo, a canela-de-ema, a sucupira, a lobeira, o angelim, o ipê-amarelo e a flor-do-Cerrado, além de variadas espécies de árvores, arbustos e gramíneas).

Quanto a fauna há uma grande variedade de aves no local (mais de 130). Destaque para o tico-tico do campo, o bico de lacre, o sabiá-do-campo, o sabiá-barranco, a andorinha-pequena, o João-de-barro, a sanã-carijó, o urubu-de-cabeça-amarela, o chibum e a inhuma, entre outras espécies.

Há restrições para a entrada de bicicletas e motos.  Animais domésticos de grande porte são proibidos.  Os cães menores podem entrar desde que estejam no colo do visitante ou em guias.

Durante a visita percebemos a existência de poucos vigias no parque, mas sentimo-nos seguros.

Há um quiosque que vende bebidas e alimentos no interior do parque.

Está em desenvolvimento um estudo para a transformação do Parque do Itaim em Natural, o que garantirá a preservação da fauna e flora do local e do primeiro parque de Taubaté com características de cerrado e Mata Atlântica. Esses estudos criam as UCs (Unidades de Conservação) do parque, que são elementos indispensáveis à conservação da biodiversidade, ampliando assim a área a ser protegida.

Sinopse Histórica
Inaugurado em 2004, o Parque do Itaim sempre foi uma das bandeiras de Roberto Peixoto, ex-prefeito que sempre valorizou o local. Começou a ser criado durante a gestão Bernardo Ortiz, pai do atual chefe do executivo de Taubaté.

programas disponibilizados pela administração do parque como o atendimento monitorado a grupos e escolares, educação ambiental, etc.
Na Casa de Lobato há atores que encarnam os personagens mais conhecidos de obra de Monteiro Lobato: Dona Benta, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e a boneca Emília. Eles divertem as crianças com brincadeiras e histórias.

Vale a pena
  • Caminhar pelas pistas e trilhas, observando a vegetação ao redor, bem como ouvindo o cantar de inúmeros pássaros presentes no parque;
  • Visitar a Casa de Lobato (réplica do sítio "Pica-pau Amarelo"), conhecendo seus cômodos e objetos (há monitoria vestida à caráter);
  • Utilizar os quiosques existentes para se reunir com parentes e amigos e
  • Participar de programas empreendidos pela administração do parque em seus espaços (teatro, etc.).
Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).


A seguir, veja fotos tiradas no local no dia da visita.

5 comentários:

  1. Muito bom o blog, adorei. Muito interessante!!

    ResponderExcluir
  2. Havia tambem um trem puxado por uma locomotiva a vapor de 1927 que fazia passeios pelo parque mas não sei por qual motivo foi desativado

    ResponderExcluir
  3. Muito em breve a locomotiva instalada nesse parque estará em pleno funcionamento.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Amei,esse passeio com minha filha querida e meus queridos netos,durante o passeio fui falando sobre nosso grande escritor Monteiro Lobato,foi maravilhoso caminhar em meio a tanto verde dessa natureza linda da mata,já estiu postando minhas fotos para meus amigos cariocas e convidando-os para esse lindo passeio no Parque.❤👏👏👏

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site