sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Bosque das Cerejeiras do Parque do Carmo em São Paulo


Visitamos o Bosque das Cerejeiras do Parque do Carmo quando em São Paulo as cerejeiras estão em plena florada, que é bem curta. No local existem em torno de 4 mil árvores de cerejeiras que florescem uma vez ao ano e é considerado o 2º maior Bosque de Cerejeiras no mundo fora do Japão.

A cerejeira é a árvore símbolo do Japão e tornou-se a marca dos descendentes da comunidade nipônica que vive na região de Itaquera. Todos os anos essa comunidade tem a tradição de realizar o "hanami", de sentar sob as cerejeiras e contemplá-las durante um bom período. O vento sopra as delicadas pétalas das flores fazendo com que elas se espalhem produzindo um belíssimo espetáculo da natureza, tal como acontece no Japão.

"Hanami" foi usado pela primeira vez como um termo análogo à contemplação do florescer da cerejeira no romance Genji Monogatari. Embora uma festa de contemplação de "wisteria"(popular glicínia) tenha sido também descrita, deste ponto em diante os termos "hanami" e "festa da flor" foram usados apenas para descrever a contemplação do florescer da cerejeira.

O "sakura" era originalmente usado para comemorar a colheita e para anunciar a estação de plantação de arroz. As pessoas acreditavam no "kami" (ser com poderes que um ser humano comum não tem como: espíritos da natureza, protetores ancestrais, divindades relacionadas à prática religiosa do Xintoísmo) 
no interior das árvores e faziam oferendas. Depois, eles passaram a oferecer saquê. 

Milhares de pessoas enchem os parques para realizar festas sob as árvores florescendo, e algumas vezes essas festas continuam até tarde da noite. Em mais da metade do Japão, os dias de florescer da cerejeira vêm ao mesmo tempo em que as escolas e os escritórios deixam as férias, e, portanto, festas de boas vindas frequentemente ocorrem com o "hanami".

Normalmente, as pessoas vão aos parques para guardar os melhores lugares para celebrar o "hanami" com amigos, família e companheiros de escritório muitas horas ou dias de antecedência. Em cidades como Tóquio, é também comum haver celebrações sob o "sakura" à noite. O "hanami" à noite é chamado de "yozakura". Em muitos lugares tais como o "Parque de Ueno", lanternas de papel são levantadas para o "yozakura".

As celebrações do "hanami" normalmente envolvem muita comida, bebida e música. Alguns pratos especiais são preparados e comidos na ocasião, como o "dango" e o "bentô", sendo que é comum beber "saquê" como parte da festividade.

Caso queiram visitar o Bosque das Cerejeiras do Parque do Carmo, como é mais conhecido o Parque Olavo Egydio Setúbal, e saber mais sobre o local (como chegar lá, telefones de contatos, fotos, etc.), vá para a publicação do parque no site neste link:  Parque do Carmo.

Vale a pena na florada do Bosque das Cerejeiras, que normalmente é entre o final de julho e o início de agosto.
  • Andar pelos caminhos entre as árvores, admirando as belas flores de cerejeiras e algumas poucas ameixeiras;
  • Sentar embaixo de uma dessas árvores, observando as flores caindo e ouvindo o cantar de inúmeros pássaros presentes e
  • Pendurar, conforme a tradição japonesa, em alguma dessas árvores pequenos papéis com desejos e expectativas escritas para o futuro de quem você quiser. 
Um vídeo foi produzido no dia da visita, que pode ser reproduzido abaixo.

Veja, a seguir, fotos do Bosque das Cerejeiras do Parque do Carmo tiradas no local no dia da visita (contribuiu Ivone Costa).

Bosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoFlor de cerejeira no Bosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoFlor de Cerejeira no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do CarmoBosque das Cerejeiras no Parque do Carmo

20 comentários:

  1. Nesse ano de 2014 qdo será? a Festa a festa da cerejeira em são paulo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi neste último final de semana (02 e 03/08/2014), caro internauta. Abs

      Excluir
  2. Gostaria de saber como esta o bosque esse mes? A minha esposa tem sonho de conhecer a flor de cerejeira. .e eu gostaria de saber se consigo compensa ir esse mes?

    ResponderExcluir
  3. Como esta o bosque hj? Esta florido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Diego,

      Infelizmente vc e sua esposa não poderão ver as cerejeiras em flor nesta época do ano. Conforme assinalado na resenha feita sobre o parque acima, a floração das cerejeiras é muito curta e só acontece entre o final de julho e os primeiros 15 dias do mês de agosto no Brasil.

      Excluir
  4. Será que no dia 23 de julho de 2016, elas já estarão floridas???

    ResponderExcluir
  5. Ja tem a programação para este ano de 2016?

    ResponderExcluir
  6. Este ano a festa do Hanami será nos dias 05, 06 e 07 de agosto próximo.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde! Plantei a 2 anos 2 mudas de cerejeiras brancas na calçada de minha casa. elas não cresceram muito e nada de flores. na verdade apareceram 3 flores em uma, totalmente fora de epoca e nada mais. hj elas estão sem folhas.

    ResponderExcluir
  8. Ainda tem muda de cerejeira a venda?

    ResponderExcluir
  9. Parque do Carmo é doce. Muito bom. Ouçam se tiver como com fone d ouvido enquanto fazem caminhada lá, algumas músicas da 1ª fase do "Rainbow" com o Roonie James Dio, ou 1 Ziggy Marley, Nação Zumbi.

    ResponderExcluir
  10. PARABÉNS a você e toda a equipe

    ResponderExcluir
  11. Será que nesse fim de semana que antecede o evento já tem cerejeiras floridas?

    ResponderExcluir
  12. Este ano (2017) a festa do Hanami no Bosque das Cerejeiras será nos dias 4 a 6 de agosto!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia,

    As cerejeiras estão floridas ???
    Pretendo ir pela primeira vez conhecer o bosque 07/09 e quero que tudo esteja maravilhoso

    ResponderExcluir
  14. Bom dia ! hoje sera que ja tem flor nas cerejeiras ?? dia 9 de julho

    ResponderExcluir
  15. Muito boana matéria. Fui criado em Itaquera e conhecia esse parque mas não sabia que tinha essas lindas cerejeiras

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site