sexta-feira, 30 de março de 2018

Parque São Domingos em São Paulo


Visitamos num sábado o Parque São Domingos, que fica localizado na Rua Pedro Sernagiotti,125, Parque São Domingos, Pirituba, na Zona Norte da Capital e tem cerca de 80.000 m² de área. 

Horário de funcionamento:
7h às 18h
Telefone:
     (11) 3831-7083       
Localização:
Rua Pedro Semagiotti, 125, Pirituba
Ver no mapa
As linhas de ônibus que dão acesso ao parque são as de números 958P-10 Jardim Nardini - Itaim Bibi e 8062-10 Parque São Domingos (Circular).
Para saber outras linhas, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 

Não há estacionamento no interior do parque, mas é possível estacionar em ruas próximas (observe a sinalização no local). Para ir de carro, acesse no box ao lado ao link "Veja no mapa" e trace seu roteiro.

Infraestrutura
Existem pistas e trilhas para caminhadas, playgrounds, bicicletário, quadra poliesportiva, campo para futebol, mesas com tabuleiros para xadrez e dama, lago, churrasqueiras, CECCO (Centro de Convivência e Cooperativa), Telecentro, bebedouros e sanitários (limpos e conservados no dia da visita).

Fauna
Conforme o site da PMSP, "há registros de 23 espécies de animais, dos quais 22 são de aves como o tico-tico, rolinha, bentevi, beija-flor-tesoura, pitiguari, canário-sapé, sabiá-laranjeira e sabiá-poca. Algumas aves como o suiriri apresentam hábito migratório e ainda há a ocorrência de duas espécies endêmicas de Mata Atlântica: periquito-rico e o pica-pau-anão-de-coleira. Recentemente há relatos de visita do tucano-toco. O gambá é o único exemplar de mamífero registrado no parque".

Flora
Sua vegetação é composta por áreas ajardinadas e bosques. Destacam-se alfeneiro, angico, bico-de-pato, canafístula, ingá-banana, grevílea-gigante, guapuruvu, jacarandá-de-espinho, jacarandá-paulista, jequitibá, quaresmeira, tipuana e unha-de-vaca, entre outras. Foram registradas 70 espécies, das quais a copaíba e o xaxim estão ameaçados.

Não há lanchonetes no parque e não observamos ambulantes próximos à entrada do local.


Há várias atividades programadas pelo CECCO São Domingos para a população, entre as quais Tai Chi, Xiang Gong, Relaxamento e Meditação.

O Telecentro foi inaugurado no dia 30 de Junho de 2007. 54% dos usuários são do sexo feminino, 8% possuem ensino médio completo e 18% estão na faixa etária entre 11 a 16 anos. Promove cursos de introdução à informática e outros. Telefone para contato (11) 3645-2908.

Com seus 80.000 m² de área o parque tem uma boa variação no seu relevo. Há uma parte alta, e conforme vai se andando por dentro dele, qualquer que seja a direção das várias opções de pista em grande parte cimentada, acaba-se indo para a parte baixa. A pista passa por várias áreas de descanso com mesas, bancos e churrasqueiras, principalmente na parte média do parque, e na parte mais baixa um lago com gansos, um playground para as crianças, quadra poliesportiva e um grande campo de futebol. 

Não há restrições para animais domésticos, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos.

No aspecto de segurança, observamos apenas um vigia nas proximidades da entrada principal do parque.

Bicicletas, skates e assemelhados são proibidos de circular no parque.

Sinopse Histórica 
O parque foi inaugurado em 1982 em área remanescente de um plano de arruamento aprovado pela Prefeitura, anteriormente utilizada como campo de futebol por um time local. Localizado em área de encosta, com topografia acidentada, nascentes e lago, o parque destaca-se pelos passeios e áreas de descanso em meio à mata, e também pelas atividades esportivas no campo de futebol e quadras.

Informações gerais do parque podem ser obtidas pelo telefone da administração (11) 3831-7083.

Vale a pena
  • Caminhar pelas trilhas, observando uma abundante vegetação da Mata Atlântica ao redor e o canto de vários pássaros existentes no local. 
  • Participar das várias atividades promovidas pelo CECCO São Domingos (contatos pelo telefone 3835-3353 ou e-mail ceccosaodomingos@ig.com.br)
Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

A seguir, veja fotos tiradas no local no dia da visita.

 

Entrada principal do parque
Quadra poliesportiva










Bambuzal ao lado de trilha

Bebedouros

Trilhas

Trilha









Uma das entradas do parque







Churrasqueiras


Uma das entradas do parque






Lago

Lago


Tartarugas no lago
Campo de futebol

CECCO São Domingos


Bebedouros


Telecentro

Arquibancada do campo de futebol


Rua Pedro Sernagiotti, onde fica a entrada principal do parque
Panorâmica do parque

6 comentários:

  1. O parque São Domingos fica no distrito São Domingos e não em Pirituba. São distritos vizinhos.

    ResponderExcluir
  2. O site Áreas Verdes das Cidades, que é privado, utiliza basicamente como fontes das informações, os dados oficiais dos gestores dos parques em questão. No caso do São Domingos, a gestão é da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo e foi daí que extraímos a informação do endereço, que figura como em Pirituba (veja o link oficial em https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/programacao/index.php?p=5770). Abs

    ResponderExcluir
  3. boa tarde gostaria de saber se já está aberto ao público hoje setembro 11 de 2020?

    ResponderExcluir
  4. Faltou mencionar que dentro do parque tem o grupo escoteiro Palmeiras. Considero isso bem importante.

    ResponderExcluir
  5. Agora ficam postando fotos antigas.quando era TUDO bonita.
    E uma vergonhas está história de área Verde. SP capital
    Pirituba. Pq são domingos área verde abandonado. Campo ridículo cheios de buracos etc...11958030933

    Área verde campo da lagoas vila zatte abandonado também. Vergonha a onde tão as verbas e os administradores. CAMPO cheio de buracos.machucando,os atletas

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site