Visitamos num feriado o Parque Lina e Paulo Raia, que fica localizado na Vila Guarani, Distrito de Jabaquara, Zona Sul da Capital. Tem por volta de 15.700 m² de área, tendo sido inaugurado em 1981. O parque foi idealizado na década de 1970 como parte integrante do Projeto CURA – Comunidades Urbanas de Recuperação Acelerada, da Empresa Municipal de Urbanização (EMURB), que procurava um desenvolvimento global da área por meio da associação entre o setor público e a iniciativa privada.
Horário de funcionamento: 7h às 18h
Telefones: (11) 5017-7552/2192
Localização: Rua Volkswagen, S/n⁰, Vila Guarani Ver no mapa
Avaliação do parque (0 a 5) é 2,5.
As linhas de ônibus que passam próximas ao local são a 175T-10 – Metrô Santana – Metrô Jabaquara, 4721-10 – Shop. Plaza Sul – Term. Jabaquara, 576M-10 – Vila Clara – Pinheiros, 5091-10 – Jd. Ubirajara – Metro São Judas (Circular) e a 5290-10 – Divisa de Diadema – Praça João Mendes. Para saber outros números de linhas, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156 da PMSPou pelo site da Sptrans (clique aqui). De Metrô, desça na Estação Conceição da Linha Azul.
Para ir decarro, consulte "Ver no mapa" no box acima e trace seu roteiro. Não há estacionamento para veículos no interior do parque, mas se pode parar nas ruas próximas, observando, sempre, a sinalização existente.
Infraestrutura:
Pista para caminhadas, bicicletário, áreas de estar, quiosques, playgrounds, viveiro de mudas, aparelhos de ginástica de baixo impacto, comedouro para pássaros e sanitários (limpos e conservados no dia da visita). Na área do parque funciona a Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) da Secretaria Municipal da Cultura. Merece uma atenção especial a existência no parque da EMIA,que desenvolve várias atividades como: • Curso de iniciação artística para crianças de 5 a 12 anos; • Oficinas optativas semestrais e anuais para alunos, ex-alunos, crianças, e jovens da comunidade, de 7 a 18 anos; • Oficinas semestrais e anuais para pais de alunos inscritos no curso de iniciação; • Aulas optativas de teatro, artes plásticas e dança; • Aulas individuais e em grupo de instrumentos musicais e prática de conjunto (conforme disponibilidade de vagas); • Atividade Coral e • Orquestra Infanto-Juvenil EMIA. Não há lanchonetes no parque, mas há ambulantes próximos às entradas do local.
Flora
A vegetação é composta por bosque heterogêneo e remanescente de chácara. Destacam-se aguaí-vermelho, araribá-rosa, cedro, copaíba, embaúba-branca, falsa-seringueira, guaxupita, jabuticabeira, jerivá, paineira, quaresmeira, sibipiruna e tapiá-guaçu. Foram registradas 125 espécies, das quais a copaíba e o pinheiro-do-paraná estão ameaçados.
Fauna
Constam 34 espécies, sendo nove de borboletas, uma de réptil-anfisbena, popularmente conhecida como cobra-de-duas-cabeças, além de 24 espécies de aves. Dentre elas, ocorrem: gavião-carijó, coruja-orelhuda, beija-flor-tesoura, periquito-rico, bem-te-vizinho-de-penacho-vermelho, saí-canário, cambacica, sanhaçus e sabiás. Nos meses de agosto a janeiro, pode-se observar tico-ticos alimentando filhotes de chopim, que destoam significativamente em cor e tamanho de seus pais adotivos.
Não há restrições paraanimais domésticos, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos. Andar de bicicleta, como de skates e assemelhados, é proibido no parque.
Há vigias no parque, conferindo-lhe segurança. O parque faz parte da Campanha Permanente de Incentivo à Arborização da Prefeitura de São Paulo (v. detalhes aqui)
Informações gerais do parquepodem ser obtidas pelos telefone (11) 5017-7552/2192.
Vale a pena
Caminhar pelas pistas/trilhas existentes, atentando para a vegetação e o canto dos pássaros;
Participar de programas sociais/esportivos no local e
Visitar a Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), conhecendo seus cursos e atividades (maiores informações aqui).
Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).
A seguir, veja fotos tiradas no local no dia da visita.
Tão pertinho de casa. As crianças adoram. Dá até pra ir e voltar a pé. o bom é que as crianças curtem todos os cantinhos deste parque. Fazer piquenique é a melhor parte do passeio. Qdo. chegam em casa... zzzzz.
infelizmente desde ontem, 04/06/16, a falsa seringueira que recepcionávamos em uma das entrada do Parque tombou, as constantes e fortes chuvas foram demais pra esta arvore tão antiga e majestosa que com certeza marcou muitos momentos pra todos nos, seja na sua sombra em dias ensolarados, em sua raizes que as crianças e cachorros adoravam brincar ou no local das leituras e apresentações ao ar livre. Hoje domingo a chuva e o barulho da moto serra fazem um clima de velório em meu coração. Obrigada Natureza pela presença desta árvore e pela compreensão que tudo é nessa vida é mesmo passageiro, é como aprendi no Budismo, a impermanência esta em tudo...
Antes de sair para visitar um parque, tome algumas precauções e leve:
Boné e filtro solar nos dias ensolarados, especialmente para as crianças;
Óculos para Sol;
Garrafas d'água, pois nem todos têm lanchonetes e em alguns nem ambulantes nas proximidades;
Máquina fotográfica ou filmadora para registrar o passeio;
Binóculos, especialmente para os aficionados por pássaros e que curtem "passarinhar";
Um cadeado para quem vai de bicicleta, deixando-a em algum "paraciclo" e
Repelente para insetos em parques com trilhas mais "fechadas" pela vegetação.
É recomendável:
Utilizar o campo "Pesquisar neste Site" para assuntos/locais de seu interesse (por exemplo, em que parques há ciclovias, orquidários, piscinas, etc.);
Ver no "box"que consta das publicações do site a "localização" da área verde a ser visitada, acessando o link "Ver no mapa" para traçar seu roteiro;
Conferir o horário de funcionamento do parque;
Verificar no site se há estacionamento para veículos no parque escolhido (são poucos os parques que os possuem) e caso vá de transporte coletivo, veja as linhas que atendem o local;
Ver se há algum tipo de restrição no local para passear com animais, usar bicicletas, skates, etc;
Conferir a programação cultural e esportiva no parque, pois pode haver algo que lhe interesse e "curta";
Observar no site o item "Vale a pena", que assinala as atrações recomendadas pelo site e
Contatar a administração do parque (há sempre um telefone), caso tenha alguma dúvida.
Tão pertinho de casa. As crianças adoram. Dá até pra ir e voltar a pé. o bom é que as crianças curtem todos os cantinhos deste parque. Fazer piquenique é a melhor parte do passeio. Qdo. chegam em casa... zzzzz.
ResponderExcluirinfelizmente desde ontem, 04/06/16, a falsa seringueira que recepcionávamos em uma das entrada do Parque tombou, as constantes e fortes chuvas foram demais pra esta arvore tão antiga e majestosa que com certeza marcou muitos momentos pra todos nos, seja na sua sombra em dias ensolarados, em sua raizes que as crianças e cachorros adoravam brincar ou no local das leituras e apresentações ao ar livre. Hoje domingo a chuva e o barulho da moto serra fazem um clima de velório em meu coração. Obrigada Natureza pela presença desta árvore e pela compreensão que tudo é nessa vida é mesmo passageiro, é como aprendi no Budismo, a impermanência esta em tudo...
ResponderExcluirApesar da tristeza da perda da falsa seringueira, belo relato e reflexão...
Excluir