quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Parque Vila dos Remédios em São Paulo

Visitamos num sábado o Parque Vila dos Remédios, que fica localizado na R. Carlos Alberto Vanzolini, 413,Vila Jaguara na Zona Oeste da Capital e tem 109.800 m² de área. Faz parte da Campanha de Incentivo Permanente à Arborização da Prefeitura de São Paulo, onde qualquer pessoa poderá obter uma muda de árvore gratuitamente para plantio em endereço na cidade de São Paulo.
Horário de funcionamento:
7h às 18h
   Telefone:
(11) 3625-1419  
Localização:
Rua Carlos Alberto Vanzolini, 413, Vila Jaguara
Ver no mapa

As linhas de ônibus que dão acesso ao parque são as de números 8060-10 – Vila Piauí–Term. Lapa, 847J-41 – Vila Jaraguá–CEAGESP e 917H-10 –Term. Pirituba–Metrô Vila Mariana.
Para saber outras linhas, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
De carro, trace seu roteiro até o parque consultando o link "Ver no mapa" no box ao lado. Não há estacionamento no interior do parque, mas há várias ruas que ficam nas suas proximidades, onde os veículos podem parar (observem a sinalização no local).

Infraestrutura:
Existem lagos, playgrounds, churrasqueiras, trilhas, bicicletário, ciclovia, quadras poliesportivas, equipamentos de ginástica e sanitários para pessoas com mobilidade reduzida.

Fauna
Conforme a PMSP, há cerca de 77 espécies, sendo 56 de aves. Pode-se observar papagaio-verdadeiro, espécie presente na lista de extinção da fauna do Estado de São Paulo. Algumas espécies endêmicas de Mata Atlântica, a exemplo do beija-flor papo-branco, tié-preto, cigarra-bambu e pica-pauzinho-verde-carijó. Rapinantes como o peneira, caracará e corujinha-do-mato podem ser observados. No ambiente aquático, pode-se avistar o martim-pescador-grande, o martim-pescador-verde e os biguás em busca de peixes. Suiriri, juruviara, tesoura e bem-te-vi-rajado são aves migratórias que passam parte de seu ciclo de vida no parque, entre setembro e março. Dentre as 13 espécies de borboletas, destacam-se exemplares do grupo “rabo-de-andorinha”, que apresentam manchas brancas e rosas sobre fundo preto.

Flora
Vegetação composta por remanescente de Mata Atlântica em estágios inicial e médio de sucessão, áreas ajardinadas e bosques. Destacam-se carvalho-do-pântano, faveira, fedegoso, figueira-benjamim, flor-de-abril, jacarandá-paulista, mirindiba-rosa, pau-ferro, quaresmeira, seafórtia, sibipiruna e unha-de-vaca-do-campo. Foram registras 139 espécies,das quais 6 estão ameaçadas como a copaíba, o pau-brasil e o pinheiro-do-paraná.

Não há lanchonetes no parque. Não observamos ambulantes próximos à entrada principal do local (Rua Carlos Alberto Vanzolini).


As atividades culturais e esportivas programadas no Parque Vila dos Remédios, inclusive trilhas monitoradas, para seus visitantes podem ser obtidas no telefone da administração do local (11) 3625-1419.

Não há restrições para animais domésticos, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos.

Nos sanitários, limpos e conservados, há funcionários responsáveis pela manutenção. No entanto, quanto à segurança geral do parque, não observamos vigias no dia da visita. Como algumas das trilhas são em mata fechada, é bom redobrar a atenção quanto a esse aspecto.  

Sinopse Histórica
A área do parque pertencia à Congregação Franciscana Filhas da Divina Providência, sendo conhecida também por “Bosque das Freiras”. Em 1976 a área foi cedida à Prefeitura do Município de São Paulo e, em junho de 1979 o Parque Vila dos Remédios foi inaugurado.
Em 1989 um decreto estadual considerou a área do parque como Patrimônio Natural, declarando imune ao corte as árvores ali existentes. 


Informações gerais do parque podem ser obtidas pelo telefone da administração (11) 3625-1419.

Vale a pena
  • Utilizar os quiosques existentes para fazer churrascos ou um simples piquenique;
  • Usar as quadras para praticar seu esporte preferido e
  • Caminhar pelas várias trilhas, observando uma abundante vegetação da Mata Atlântica ao redor e o canto de inúmeros pássaros existentes no local.

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugiro "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).



A seguir, veja fotos tiradas no local no dia da visita.
Entrada principal






Bicicletário


Playground para crianças



Bebedouros


Uma das várias trilhas do parque










Vegetação existente


Trilha


Trilha














Grandes pedras ao lado de uma das trilhas






Um dos lagos existentes


Churrasqueiras e mesas para piqueniques




Quadras poliesportivas


Lago dos Cisnes










Exemplares de "margaridinhas amarelas" (Coreopsis Lanceolata)


Panorâmica de "margaridinhas amarelas" (Coreopsis Lanceolata)


Lago dos Cisnes






Árvore Flor-de-Abril com seus frutos




Churrasqueiras e mesas para piqueniques


Trilha que circunda o parque
Um dos lagos






Trilha




Trilha




Playground, mesas e churrasqueiras


Trilha Pitiguari em mata fechada


Trilha Piguari




Playground


Casa da Administração


Casa da Administração






Trilha do Pica-Pau


Playground de areia




Rua Carlos Alberto Vanzolini, onde fica a entrada principal do parque

5 comentários:

  1. O parque está caindo ao pedaços. O mato tomando conta. Árvores caídas no meio do caminho. Nenhuma criança pode brincar. Nenhum segurança. Vergonhoso!

    ResponderExcluir
  2. Marcelo Coelho dos Santos06/03/2017, 11:05

    A manutenção está desejando muito a desejar. Fui pela primeira vez neste parque ontem e vi muito lixo nas trilhas e próximo às churrasqueiras, percebia-se que era acumulado de alguns dias. Na área das churrasqueiras o gramado atualmente é mato e em vários bancos não se pode sentar devido à presença do mato alto.

    Também não vi nenhum segurança no parque, o que me desestimulou a percorrer as trilhas em meio à mata, que parecem ser bem interessantes.

    Vi inclusive pessoas nadando em um dos lagos, onde há placas alertando para a proibição e perigo de afogamento.

    ResponderExcluir
  3. Triste, que as fotos aí tiradas não correspondam mais a realidade. Está descuidado e sem manutenção.

    ResponderExcluir
  4. É um parque muito especial,vale a pena conhecer e respirar um ar agradável frequento todos os dias.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site