quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Jardim Inverewe em Poolewe - Escócia


Visita feita no início no outono do hemisfério norte 
em 2011 ao "Jardim Inverewe", que fica localizado nas margens do Lago Ewe, próximo à Poolewe em Wester Ross, extremo noroeste das Terras Altas na Escócia. Tem por volta de 21.000 m² de área, tendo sido inaugurado em 1862 e recebe por volta de 70.000 visitantes por ano.
Horário de funcionamento:
Depende da época do ano. Consulte https://www.nts.org.uk/visit/places/inverewe/planning-your-visit
Telefone:
0844 493 2225 (Para ligações feitas do Reino Unido)   
Localização:
Poolewe, Wester Ross, Highlands, Escócia
Ver no mapa

ingresso à Inverewe é pago. Veja os preços no link https://www.nts.org.uk/visit/places/inverewe/planning-your-visit

Para acesso ao local, estando na cidade de Inverness (sede administrativa do Concelho das Terras Altas) no norte da Escócia, pegar um ônibus da Westerbus, que faz Inverness para Poolewe (120 Km): o Jardim fica a menos de 2 Km de Poolewe ao longo do Rodovia A832. De trem, há o serviço First ScotRail de Inverness para Kyle / Thurso / Wick, descendo na estação Achnasheen, a 35 quilômetros de Jardim Inverewe. O serviço de transporte da D&E, de número 35, leva os interessados até o jardim durante a temporada de verão.
Para ir de carro, consulte no box acima o link "Ver no mapa" e trace seu roteiro. Há estacionamento para veículos nas proximidades da entrada do local.

Infraestrutura
Além do jardim com mais de 2.500 espécies de plantas e flores, há sanitários, restaurantes, áreas para piqueniques, loja de venda de produtos locais, trilhas para percorrer, etc. Existem, também, boas áreas para recreação das crianças, que vão ao local com seus familiares ou por meio de grupos escolares, o que, neste caso, é frequente.

Não são permitidos animais domésticos (somente cães-guias) e bicicletas no interior do Jardim Inverewe. Ao lado do estacionamento de veículos há uma área para passear com cães.

Para ver a previsão do tempo em Poolewe, onde fica o Jardim Inverewe , clique aqui.

História
O jardim foi criado em 1862 por Osgood Mackenzie numa área de 850.000 m² de propriedade comprada para ele por sua mãe (Lady Mary Mackenzie). O casarão Inverewe original foi destruído por um incêndio em 1914 e substituído em 1937 pelo atual. Mackenzie passou toda sua vida desenvolvendo seu jardim, importando, plantando e adubando centenas de diferentes espécies botânicas. Faleceu em 1922, tendo a filha Mairi Sawyer continuado seu trabalho. O jardim e as edificações existentes pertencem hoje ao National Trust for Scotland (NTS) desde que foi doado, juntamente com uma dotação generosa em dinheiro para a sua manutenção futura, por Mairi em 1952.

Curiosidades
Para ir ao Jardim Everewe há voos regulares de um pouco menos de 2h de duração entre Londres e Inverness, que é a sede administrativa do Concelho das Terras Altas (Highlands) e que dista 120 Km do jardim (v. acima, no texto "para acesso ao local", como fazer esse trecho terrestre).
Criado por Mackenzie em 1862, a partir de um terreno rochoso e mata de salgueiros, o Jardim Everewe é cheio de belas plantas e flores exóticas de todo o mundo. Os destaques incluem o plantio, numa região de latitude tão elevada como o local (quase 60 graus norte), de raros pinheiros de Wollemi, papoulas azuis do Himalaia, olearia da Nova Zelândia, eucalipto da Tasmânia e rododendros da China e Nepal. Essas plantas florescem aqui, apesar da alta latitude, graças às correntes quentes do Golfo no Atlântico Norte e da visão do criador de Inverewe, que plantou mais de 40.000 m² de florestas para abrigar o jardim.
Mudas de plantas podem ser compradas em Inverewe e levadas para casa. 

Informações gerais do Jardim Inverewe podem ser obtidas, quando no Reino Unido, pelo telefone 0844 493 2225 ou pelo e-mail inverewe@nts.org.uk

Vale a pena
  • Caminhar observando a grande quantidade de plantas e flores, cujas espécies (algumas raras) e procedências estão inscritas em pequenas placas indicativas;
  • Fazer uma refeição no restaurante do Inverewe, observando a bela paisagem do local e
  • Percorrer trilhas existentes no local "a gosto" (curtas, médias e longas, com dificuldades diversas).

A seguir, veja fotos tiradas por Ivone Costa no dia da visita.


Panorâmica de paisagem das Terras Altas (Highlands) na Escócia
Centro comercial da cidade de Inverness, que é a sede administrativa do Concelho das Terras Altas

Panorâmica do Rio Ness na cidade de Inverness, que fica a 120 Km do Jardim Inverewe

Lago Ewe, que margeia o Jardim Everewe
Lago Ewe
Lago Ewe
Lago Ewe
Casa da administração do Jardim Inverewe
"Canyon" nas proximidades do Jardim Inverewe (observar composição do terreno e vegetação)
"Canyon" nas proximidades do Jardim Inverewe (observar composição do terreno e vegetação)
"Canyon" nas proximidades do Jardim Inverewe (observar composição do terreno e vegetação)















Plantas típicas da Toscana (Itália)






































2 comentários:

  1. De fato a diversidade de plantas com origens diferentes é bem motivador. Uma composição agradável aos olhos. Sem contar que viajar pela Escócia é muito bom.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site