quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Parque da Aclimação em São Paulo


Visitamos o Parque da Aclimação, que se situa na Zona Centro-Oeste de SP, no bairro do mesmo nome, na Rua Muniz de Souza, 1119 (ver no mapa), em dias distintos, tendo observado um bom estado dos equipamentos e banheiros disponibilizados para o público. O parque tem uma área de 118.787 m², dos quais 65.856 m² são vegetação implantada; 120 m² de pisos permeáveis; 18.110 m²de pisos impermeáveis; 33.380 m² de lago e 1.321 m² de edificações.

Parque da Aclimação

Horário de funcionamento:
6h às 20h
Telefone:
       (11) 3208-4042        
Localização:
Rua Muniz de Souza, 1119, Aclimação
Ver no mapa

Como ir para o Parque da Aclimação

  1. Ônibus - há linhas de ônibus que servem o local, entre as quais a 4114-31 – Vila Gumercindo – Term. Pq. D. Pedro II, 408A-10 – Machado de Assis – Cardoso de Almeida (Trólebus), 508L-10 – Aclimação (circ.) – Terminal Princesa Isabel e 857R-10 – Aclimação – Terminal Campo Limpo. Para saber as linhas de ônibus que servem o local, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156 da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
  2. Metrô - A estação mais próxima do parque é a Paraíso - linha azul. De lá é necessário pegar um ônibus.
  3. Carro - consulte o mapa para traçar seu roteiro. 

Estacionamento

Não há estacionamento para veículos no interior do parque, havendo algumas poucas vagas em suas ruas laterais.

10 melhores parques de São Paulo

Infraestrutura do Parque da Aclimação

Há 6 entradas para o público; concha acústica; áreas de descanso; bebedouros; bicicletário para 15 vagas; 6 churrasqueiras; 40 lixeiras; 49 bancos; 9 mesas-bancos; 3 quiosques; 3 sanitários e comedouros para pássaros no Recanto do Saci. 

Destaque para os vários espaços (playgrounds, etc.) para as crianças brincar com equipamentos próprios para isso. Há um "playground da longevidade" com aparelhos para os idosos exercitarem-se.

Há aparelhos de ginástica; campo de bocha com 403 m²; campo de futebol com arquibancada; campo de malha com 172 m²; 7 mesas para jogos, localizadas no Recanto do Saci(5); pista de cooper com 1.500 metros; playground; 3 tanques de areia e trilha de 136 metros.

Também há um lago, espelho d´água no Jardim Japonês; viveiro de animais com 4 m² e viveiro de mudas com 108 m².

Uma biblioteca, gerida pela Secretaria Municipal de Cultura (a Raul Bopp), está no parque e conta com um acervo de 31.000 exemplares de livros didáticos, dicionários, enciclopédias, jornais, revistas, mapas, multimídia, etc. Desse acervo, cerca de 500 títulos são de meio ambiente.

Outra atração do parque é a Escola de Futebol Jack Marin. Oferece cursos gratuitos de futebol para crianças e jovens e atende clubes de várzeas amadores no período noturno e finais de semana. Possui um campo de futebol e duas quadras poliesportivas.

Vários guardas estavam espalhados pela área, dando uma boa impressão quanto a segurança- o parque não é perigoso.

Flora
O destaque é o extenso eucaliptal, tombado pelo COMPRESP, que ocupa boa parte da área do parque. Há ainda algumas espécies exóticas introduzidas, como chorão, figueira-benjamim e falsa-seringueira, e outras nativas, como araribá-rosa, copaíba, embiruçu e jequitibá-rosa.

Fauna

Predominam no parque as aves aquáticas, como socó-dorminhoco, biguá e martim-pescador. É possível ainda avistar aves migratórias como o marreco ananaí e o irerê. As figueiras-benjamim, próximas à Administração, são os locais preferido pelos bandos de periquitos verdes que habitam o parque. Há, ainda, no lago peixes como tilápias, carpa coloridas e carpa-de-espelho. Com sorte pode-se avistar um gambá-de-orelha-preta, única espécie de mamífero a viver no parque.

História do Parque da Aclimação

O Parque da Aclimação foi originado do "Jardim da Aclimação", inspirado em logradouro de Paris e implantado por iniciativa privada de Carlos José Botelho. Antes o local servia para a "aclimatação", temporária, do gado trazido da Holanda. A inauguração ocorreu em 16 de setembro de 1939 e foi tombado pelo CONDEPHAAT, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico. O parque também é tombado pelo CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Central e Ambiental da Cidade de São Paulo.

O Parque da Aclimação é inspirado no  "Jardin d'Acclimation", que incluía zoológico, criação e aclimatação de espécies exóticas, reprodução, seleção e hibridação de animais.


Para informações gerais do parque, bem como sua programação cultural, ligue para o telefone da administração (11) 3208-4042.

Vale a pena no  Parque da Aclimação

  • Caminhar e/ou correr pelas boas trilhas existentes, observando a vegetação existente;
  • Sentar-se num de seus bancos atentando para o lago e a avifauna presente;
  • Visitar a Biblioteca Raul Bopp que fica no parque e conta com um acervo de 31.000 exemplares de livros didáticos, dicionários, enciclopédias, jornais, revistas, mapas, multimídia, etc.e
  • Praticar esportes diversos nas dependências apropriadas disponibilizadas pela administração do local.


Veja vídeo do Parque da Aclimação feito na  nossa visita (sugerimos "clicar" no ícone compartilhar e usar o link do "YouTube" para uma melhor visualização).


Fotos do Parque da Aclimação
























9 comentários:

  1. Guedes

    Fiquei muito feliz com a sua iniciativa. Isto é um presente para S Paulo e para nós, seus filhos diretos ou de coração.

    Eu vou visitar alguns deles e farei comentários sobre as datas e horários que visitei.....

    POr favor, visite o V Lobos.... Forte abraço....

    ResponderExcluir
  2. Pow bem legal a sua iniciativa!
    Eu moro no Tucuruvi e acabei de descobrir que tem um parque do lado de casa. Na verdade estava procurando inicialmente informações sobre o parque da aclimação.

    Vou visitar os dois!

    PARABENS !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, internauta. Use o botão "Mapa", quando procurar um parque numa determinada região que lhe interessar e acesse os parques existentes clicando no ícone em verde que aparece. Abs

      Excluir
  3. O parque é legal,possui banheiros limpos,uma pista de cooper apesar de não muito larga e que muitas pessoas utilizam para corrida e passeios com animais pode ser considerada boa.

    ResponderExcluir
  4. parque legal, tem tantas coisas! agora eu quero ir lá

    ResponderExcluir
  5. Estive ontem (06/09/21) no pque. Da aclimaçao.Muitas flores...tá lindo.

    ResponderExcluir
  6. Tenho 3 gatinho moro em um apartamento muito pequeno gostaria de levar minhas gatinha para deixar no parque em meio as arvore tem como?ouvi falar que tem vi falar que tem veterinaroio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai lá e conversa com eles funcionários.. Boa sorte se ainda não conseguiu.🙏🏻

      Excluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site