sexta-feira, 2 de junho de 2017

5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente; Tema de 2017 é “#EstouComANatureza"

Dia mundial do Meio Ambiente

Desde o seu início, em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA), comemorado em 5 junho, é o maior evento anual de ação ambiental positiva do mundo promovido pela ONU. Impulsionando estilos de vida sustentáveis, a campanha realiza mais de mil atividades mundiais. 

No Brasil, haverá concurso de fotos, a Meia Maratona das Cataratas, o Simpósio ‘Ecos da Rio 92’ no Museu do Amanhã, o lançamento nacional da Campanha #MaresLimpos, no AquaRio, entre outros eventos realizados de 4 a 11 de junho - clique para ver a programação da Semana do Meio Ambiente

O anfitrião das celebrações de 2017 é o Canadá que escolheu o tema "Conectando as pessoas à natureza"  e o slogan “#EstouComANatureza" ("#WithNature"), com a ideia de que você vá ao ar livre para apreciar a beleza da natureza e para entender a importância de protegermos a Terra que compartilhamos. 

“Do seu quintal ao seu parque favorito, a natureza está mais próxima do que você pensa. É hora de sair e apreciá-la”, diz a campanha de 2017. E para compartilhar sua relação com a natureza e estimular mais pessoas a também fazê-lo, os organizadores pedem para que você poste uma foto deste local em sua rede social com as hashtags #EstouComANatureza e #DiaMundialDoMeioAmbiente. 

Cristo Redentor, Museu do Amanhã (RJ), Ponte Estaiada, Viaduto do Chá, Prefeitura de São Paulo, entre outros importantes monumentos brasileiros serão iluminados em verde durante a semana para celebração da data.

São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro poderão curtir em cinemas Cinemark o vídeo especial da ONU para o Dia Mundial do Meio Ambiente, convidando todos a montarem o maior álbum de fotografia da natureza da história.

Concurso de fotos
No dia 5 de junho será lançado o Concurso de Fotografia #EstouComANaturezaparceria da Embaixada do Canadá e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O vencedor ganha uma viagem para Brasília e um passeio em seus parques nacionais. Veja como participar no link acima.

O tema  "Conectando as pessoas à natureza" 
Segundo os organizadores, o tema deste ano convida as pessoas a se conectarem com a natureza e pensar sobre como somos parte da natureza e esta íntima dependência que temos dela. Ele nos desafia a encontrar maneiras divertidas e emocionantes de experimentar e apreciar esse relacionamento vital.

O renomado ecologista americano Edward O. Wilson usou o termo "biofilia" para descrever o parentesco inato que as pessoas compartilham com todas as outras formas de vida. Porque é mais provável que cuidemos das coisas que amamos e consideramos importantes, devemos reavivar esse imperativo biológico se quisermos proteger a biosfera que nos mantém saudáveis ​​e vivos.

O valor da natureza
Nas últimas décadas, os avanços científicos, bem como os crescentes problemas ambientais, como o aquecimento global, estão nos ajudando a compreender as inúmeras formas pelas quais os sistemas naturais apoiam nossa própria prosperidade e bem-estar.

Os presentes da natureza são muitas vezes difíceis de avaliar em termos monetários. Como o ar limpo, eles são freqüentemente considerados como garantidos, pelo menos até ficarem escassos. No entanto, os economistas estão desenvolvendo formas de medir o valor de vários trilhões de dólares de muitos dos chamados "serviços ecossistêmicos", de insetos que polinizam árvores frutíferas nos pomares para o lazer, a saúde e os benefícios espirituais de uma caminhada.

Passeios nos parques
O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano é uma ocasião ideal para sair e aproveitar os parques que podem ser um pulmão verde e um centro da biodiversidade.

Sair para uma área verde, especialmente com as crianças em sua vida, é uma das melhores coisas que você pode fazer por si mesmo, sua família e amigos e o planeta. O Dia Mundial do Meio Ambiente lembra a importância da conexão com a natureza todos os dias.

Os benefícios à saúde do contato com a natureza
Compreender os benefícios do tempo na natureza é um começo. Estudos mostram que o tempo ao ar livre pode reduzir o estresse e o transtorno do déficit de atenção; Aumentar a imunidade, níveis de energia e criatividade; Aumentar a curiosidade e a capacidade de resolução de problemas; Melhorar a aptidão física e a coordenação; E até reduzir a probabilidade de desenvolver miopia!

No Japão, o termo shinrin-yoku - "banho de floresta" ou "absorção de ar na floresta" - descreve os efeitos benéficos da conexão com o mundo natural. Pesquisadores japoneses descobriram que as pessoas que respiram o ar da floresta reduzem seu risco de diabetes e experimentam um humor melhorado e uma produção de hormônio do estresse menor do que as pessoas que se exercitam em esteiras indoor.


Por Letícia Jardim Guedes da redação do site Áreas Verdes das Cidades

Leia mais:

2 comentários:

  1. Estou entrando com tudo na programação sugerida pelo "Areas Verdes das Cidades" para as comemorações da semana do MA. Os tempos nos pedem união e esforços coletivos e vcs estão nesta direção. Agradeço o empenho e parabenizo a qualidade da equipe. Abraço Guedes!!!

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site