- Siga o Áreas Verdes das Cidades - Guia de Parques no Facebook e no Instagram - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!
- Encontre o parque de São Paulo mais perto de sua você aqui
- Confira as informações de como chegar, horários de funcionamento, as principais atrações dos parques de São Paulo
Parque Monceau Horário de funcionamento 7h às 22h (20h no inverno) |
Localização Boulevard de Courcelles, 75008 Paris, França Ver no mapa |
Como ir ao Parque Monceau
Ônibus - Linhas 20, 30 e 93 (Malesherbes - Courcelles)
Metrô - Linha 2 (Monte) e 3 (Malesherbes).
Carro - Consulte o link para traçar seu roteiro. Não há estacionamento para veículos.
O que fazer no Parque Monceau
Parque público com árvores, estátuas, além de uma colunata e pirâmide do século XVIII. Pistas para caminhadas e/ou corridas; mesas para jogar xadrez ou damas; passeios de pôneis; wi-fi; áreas para piqueniques; banheiros; entrada com acessibilidade para pessoas em cadeira de rodas; parque infantil com balanços, escorregadores, etc.Cães são permitidos, mas devem ser mantidos na coleira, sendo andarem nas duas avenidas principais, Ferdoussi e Comtesse de Ségur. Visando o bem-estar dos usuários e moradores locais, dos agentes que atuam no Parque e da fauna e flora, fica proibido o acesso aos gramados e canteiros conforme indicado no regulamento.
Há lanchonetes no interior do parque que servem alimentos e bebidas. Há também bebedouros de água potável.
Destaques
Ao longo dos caminhos sinuosos, árvores notáveis formam o cenário para uma série de obras que testemunham a riqueza histórica deste parque. O plátano oriental (plantado em 1814) e o bordo sicômoro (1853) são exibidos ao lado do Celtis occidentalis provençal, do pinheiro-da-córsia, da alfarrobeira americana, da árvore de Judas e até mesmo da tulipa-da-virgínia.
Como curiosidade, Claude Monet pintou vários quadros do parque entre 1876 e 1878.
História do Parque Monceau
O sítio de Mousseau foi adquirido pelo Duque de Chartres (1747-1793) em 1769. Seu pavilhão, conhecido como Folie de Chartres, foi construído no centro de um jardim francês, então no estilo anglo-chinês a partir de 1773. Pequenos templos antigos e góticos criados pelo arquiteto paisagista Carmontelle (1717-1806) são testemunhas disso. O jardim foi cortado em 1787 durante a construção do muro dos fazendeiros gerais. A barreira de Chartres, atual rotunda, é um dos seus vestígios. Adolphe Alphand (1817-1891), um engenheiro civil, projetou permanentemente o jardim inglês durante o Segundo Império (1861).
Popular entre os artistas, o parque é enriquecido com estátuas dedicadas a escritores e músicos. Perto da não antiga Pirâmide do parque, cuja construção durou de 1769 a 1773 e onde na época, no interior, na sala, havia uma estátua da deusa Ísis, hoje desaparecida, foi afixada uma placa em homenagem à figura literária Adèle Blanc-Sec. Ela foi a heroína de uma série de histórias em quadrinhos de Jacques Tardi, que menciona a Pirâmide no episódio: Mad Momies.
Vale a pena no Parque Monceau
- Levar as crianças para brincarem no parquinho infantil, que tem vários aparelhos, entre eles escorregas;
- Fazer piqueniques nas áreas propícias do parque
- Caminhar e/ou correr nas sinuosas pistas observando as árvores notáveis e esculturas, que formam um cenário para uma série de obras que testemunham a riqueza histórica deste parque.
Fonte: Site "Paris- Ville de Paris" (https://www.paris.fr/), Wikipédia e Google Maps
Vídeo do Parque Monceau
0 comentários:
Postar um comentário
Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site