quinta-feira, 1 de maio de 2025

Parque Monceau em Paris na França


Visitamos numa quarta-feira o Parque Monceau que é um parque público situado no 8º arrondissement (bairro) de Paris na França, na junção do Boulevard de Courcelles, Rue de Prony e Rue Georges Berger. Na entrada principal, há uma rotunda. O parque cobre uma área de 82.000 m² (20 acres) disponível para os frequentadores. O parque foi fundado por Filipe d'Orléans, Duque de Chartres , primo do Rei Luís XVI, extremamente rico e ativo na política e na sociedade da corte. Em 1769, ele começou a comprar o terreno onde o parque está localizado. Em 1778, decidiu criar um parque público e contratou o escritor e pintor Louis Carrogis Carmontelle para projetar os jardins.


Parque Monceau

Horário de funcionamento

7h às 22h (20h no inverno)

Localização
Boulevard de Courcelles, 75008 Paris, França

Ver no mapa

Como ir ao Parque Monceau
Ônibus - Linhas 20, 30 e 93 (Malesherbes - Courcelles)
Metrô - Linha 2 (Monte) e 3 (Malesherbes).
Carro Consulte o link  para traçar seu roteiro. Não há estacionamento para veículos.

O que fazer no Parque Monceau
Parque público com árvores,  estátuas, além de uma colunata e pirâmide do século XVIII. Pistas para caminhadas e/ou corridas; mesas para jogar xadrez ou damas; passeios de pôneis; wi-fi; áreas para piqueniques; banheiros; entrada com acessibilidade para pessoas em cadeira de rodas; parque infantil com balanços, escorregadores, etc.

Cães são permitidos, mas devem ser mantidos na coleira, sendo andarem nas duas avenidas principais, Ferdoussi e Comtesse de Ségur. Visando o bem-estar dos usuários e moradores locais, dos agentes que atuam no Parque e da fauna e flora, fica proibido o acesso aos gramados e canteiros conforme indicado no regulamento. 

Há lanchonetes no interior do parque que servem alimentos e bebidas. Há também bebedouros de água potável.

Destaques
Ao longo dos caminhos sinuosos, árvores notáveis ​​formam o cenário para uma série de obras que testemunham a riqueza histórica deste parque. O plátano oriental (plantado em 1814) e o bordo sicômoro (1853) são exibidos ao lado do Celtis occidentalis provençal, do pinheiro-da-córsia, da alfarrobeira americana, da árvore de Judas e até mesmo da tulipa-da-virgínia.

Como curiosidade, Claude Monet pintou vários quadros do parque entre 1876 e 1878.

História do Parque Monceau
O sítio de Mousseau foi adquirido pelo Duque de Chartres (1747-1793) em 1769. Seu pavilhão, conhecido como Folie de Chartres, foi construído no centro de um jardim francês, então no estilo anglo-chinês a partir de 1773. Pequenos templos antigos e góticos criados pelo arquiteto paisagista Carmontelle (1717-1806) são testemunhas disso. O jardim foi cortado em 1787 durante a construção do muro dos fazendeiros gerais. A barreira de Chartres, atual rotunda, é um dos seus vestígios. Adolphe Alphand (1817-1891), um engenheiro civil, projetou permanentemente o jardim inglês durante o Segundo Império (1861).
Popular entre os artistas, o parque é enriquecido com estátuas dedicadas a escritores e músicos. Perto da não antiga Pirâmide do parque, cuja construção durou de 1769 a 1773 e onde na época, no interior, na sala, havia uma estátua da deusa Ísis, hoje desaparecida, foi afixada uma placa em homenagem à figura literária Adèle Blanc-Sec. Ela foi a heroína de uma série de histórias em quadrinhos de Jacques Tardi, que menciona a Pirâmide no episódio: Mad Momies.

Vale a pena no Parque Monceau
  • Levar as crianças para brincarem no parquinho infantil, que tem vários aparelhos, entre eles escorregas;
  • Fazer piqueniques nas áreas propícias do parque
  • Caminhar e/ou correr nas sinuosas pistas observando as árvores notáveis e esculturas, que ​​formam um cenário para uma série de obras que testemunham a riqueza histórica deste parque.
Fonte: Site "Paris- Ville de Paris" (https://www.paris.fr/), Wikipédia e Google Maps


Vídeo do Parque Monceau


Fotos do Parque Monceau

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site