terça-feira, 4 de março de 2025

Parque Municipal Córrego do Bispo em São Paulo


Visitamos num domingo o Parque Municipal Córrego do Bispo 
no Jardim Antártica, subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha, Jardim Peri, na zona norte de São Paulo. Inaugurado em 22 de fevereiro de 2025, faz parte de uma série de parques que tem importância fundamental para a recuperação da Mata Atlântica na borda da Serra da Cantareira e do próprio Córrego do Bispo e evitar enchentes. O novo parque oferece lazer e contato com a natureza para os frequentadores.

Parque Municipal Córrego do Bispo

Horário de funcionamento

6h às 18h

Localização
Avenida Francisco Machado da Silva, 1171
Jardim Antártica
São Paulo

Ver no mapa


Como ir ao Parque Municipal Córrego do Bispo


Ônibus - 148L-10 Cohab Antártica / Lapa
1760/10 - Cohab Antártica / Shop. Center Norte
742/10 - Cohab Antártica / Metrô Santana 
Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da SPTrans (clique aqui). 
Carro Consulte o mapa para traçar seu roteiro. Não há estacionamento, mas há ruas nas próximas onde há a possibilidade de estacionar (observe a sinalização de trânsito).

O que fazer no Parque Municipal Córrego do Bispo

Com área total de 1,2 km² (o Parque Ibirapuera tem 1,5 km²), é divido em 5 núcleos, entretanto, atualmente a área inaugurada é de 530 mil m² com Núcleos Sede e Santa Inês. O parque foi inaugurado recentemente e ainda faltam alguns ajustes.

O parque fica em um terreno em aclive, mas é plano e pavimentado em frente à entrada principal, onde há parquinho com piso especial, academia ao ar livre, bancos e mesas com tabuleiros de damas e canteiros.

Espaços arborizados e gramados são utilizados pra fazer piquenique, esportes ou para as crianças brincarem. 

As trilhas de terra batida entre a vegetação, que está em recuperação florestal (plantio de mais de 32 mil árvores), são boas opções para caminhar e correr.

Não há lanchonetes no interior do parque, portanto, traga de casa alimentos e bebidas, mas há bebedouros no local.

Os sanitários no local que estavam limpos e com papel para limpar as mãos.

Quanto à segurança geral do parque, observamos alguns vigias no dia da visita, percorrendo o local. 

A central de monitoramento e de prevenção contra incêndios funciona 24 horas no local. Com tecnologia israelense, o sistema de câmeras com sensores infravermelhos captam elevação de temperatura e fumaça em um raio de 20 km. É um importante instrumento para combater as queimadas na Serra da Cantareira.

Fauna
O parque reúne 122 espécies da fauna silvestre, entre eles 21 animais são endêmicos da Mata Atlântica. Destacam-se gavião-pombo-pequeno, papa-formiga-de-grota, vira-folha, tico-tico-do-mato, miudinho, tangará e o primata sauá.

Flora
Os destaques são araçá (Psidium cattleyanum), cambará (Moquiniastrum polymorphum), eucalipto (Eucalyptus sp.), guabiroba (Campomanesia pubescens), jacarandá-paulista (Machaerium villosum), jerivá (Syagrus romanzoffiana), manacá-da-serra (Pleroma raddianum), pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha), sibipiruna (Cenostigma pluviosum var. peltophoroides) e tapiá-guaçu (Alchornea sidifolia). Já foram registradas 143 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: canela-amarela (Nectandra barbellata), cedro (Cedrela fissilis) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia).

História do Parque Municipal Córrego do Bispo

O local fazia parte da Fazenda do Bispo, que recebeu esse nome após ser comprada em 1854 pelo bispo de São Paulo, Dom Antônio Joaquim de Mello. Após sua morte, a propriedade passou para o Seminário Episcopal de São Paulo e passou a ser conhecida como Fazenda do Seminário.

Na década de 1980, o terreno foi planejado para abrigar uma garagem, mas essa construção não foi realizada e o local foi abandonado. O conjunto arquitetônico não existe mais, com exceção de 2 capelas.

Além de preservar a borda Serra da Cantareira, a implantação do Parque Municipal Córrego do Bispo também recupera o pequeno patrimônio histórico que restou no local.

Vale a pena no Parque Municipal Córrego do Bispo

  • Levar as crianças para brincarem no parquinho infantil, que tem vários aparelhos, entre eles escorregas
  • Fazer piqueniques nas áreas propícias do parque
  • Utilizar os equipamentos de ginástica presentes no parque
  • Caminhar pelas trilhas do parque

Vídeo do Parque Municipal Córrego do Bispo 



Fotos do Parque Municipal Córrego do Bispo


























0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site