segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

5 de dezembro - “Solo e Água: Fontes da Vida” é o tema do Dia Mundial do Solo 2023


 No dia 5 de dezembro (terça-feira) é comemorado o Dia Mundial do Solo com o intuito de conscientizar sobre a importância da preservação e o uso adequado dos solos para a manutenção da vida. Todos os anos, há campanhas da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) por todo o mundo para destacar aspectos da importância do assunto e em 2023 o tema é “Solo e Água: Fontes de Vida”.

A campanha ressalta a importância da relação sustentável entre o solo e a água para a sobrevivência na Terra, pois são fundamentais para a manutenção de todos os ecossistemas e formas de vida, e como se não bastasse isso, juntos produzem mais de 95% dos alimentos do planeta.

Como bases da agricultura, o solo e a água devem ser utilizados de forma sustentável para a preservação da biodiversidade e a fertilidade dos solos, que é a capacidade de manter o crescimento das plantas que proporcionam nutrientes essenciais e características físicas, químicas e biológicas favoráveis.

O manejo adequado do meio e da irrigação para evitar a salinização e sodificação que podem causar o empobrecimento e até mesmo a desertificação da área. O tema também abre uma ampla discussão sobre o uso apropriado de fertilizantes nas plantações.

O Dia Mundial do Solo foi estabelecido em 2013 pela FAO (agência da ONU para Alimentação e Agricultura)
. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário do rei da Tailândia Bhumibol Adulyadej por promover a ciência do solo, enfatizando a conservação do solo como uma questão ambiental.

Com informação da FAO

Foto: Pixabay.com

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site