sexta-feira, 8 de setembro de 2023

11 de Setembro - Dia Nacional do Cerrado

O Dia Nacional do Cerrado é celebrado em 11 de setembro. O 2º maior bioma da América do Sul ocupa originalmente aproximadamente 23% do Brasil, com áreas em 11 Estados e no Distrito Federal, e ainda com alguns trechos no Amapá, Roraima e Amazonas. 

  • Siga o Áreas Verdes das Cidades – Guia de Parques no Instagram e no Facebook - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais foi alterado pela ocupação humana. Assim, preocupação com a preservação cresce cada vez mais para evitar esgotamento dos recursos naturais da região.

O Cerrado é a savana mais rica em biodiversidade do mundo com diversos ecossistemas. A flora tem mais de 24 mil espécies de plantas, em que 44% são plantas endêmicas (exclusivas dessa área). Entre as plantas nativas estão: aroeira, pequizeiro, copaíba, embaúba, gerivá, ipê, jacarandá, jatobá, buriti, paineira rosa e pata de vaca. 

A fauna apresenta 320 mil espécies, em que há 90 mil espécies de insetos (28% de toda a biota do Cerrado), 837 espécies de aves; 67 gêneros de mamíferos em 161 espécies (19 endêmicas); 1.200 espécies de peixes, 150 de anfíbios (45 endêmicas) e 120 espécies de répteis (45 endêmicas). Entre os animais do cerrado estão: lobo-guará, tatu-canastra, tamanduá bandeira e seriema.

Planalto Central Brasileiro concentra a maior área de cerrado que se estende pelos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, parte de Minas Gerais e Bahia. No estado de São Paulo, o Cerrado já ocupou 14% do território, mas atualmente, resta menos de 1% de sua vegetação natural, espalhada por 16 municípios.

O clima no cerrado é predominantemente tropical com duas estações do ano bem definidas, uma seca no inverno e outra úmida no verão. A pluviosidade anual fica em torno de 800 a 1.600 mm.

A característica básica do relevo dessa região são as chapadas com encostas íngremes. Os solos são em geral planos (muito antigos), arenosos (origem sedimentar), quimicamente pobres e com alto teor de alumínio. 


A vegetação do cerrado é variada: há desde o "campo limpo", dominada por gramíneas ao "cerradão", com grande quantidade de árvores e aspecto florestal.



Na maior parte, as árvores têm troncos tortos, cobertos por uma cortiça grossa, cujas folhas são geralmente grandes e rígidasMuitas plantas herbáceas têm órgãos subterrâneos para armazenar água e nutrientes. 


Além dessas diferenças, o bioma também tem matas ciliares ao longo dos rios e nos fundos de vale, 
campos úmidos ou as "veredas de buritis", em que o lençol freático é superficial e campos rupestres podem ocorrer nas maiores altitudes. 




conservação do Cerrado é importantíssima para garantir, entre várias outras coisas, água para o país.  Conhecido como “o berço das águas”, abriga 3 aquíferos ( "reservatórios" de água em camadas subterrâneas muito profundas) e também é a fonte de água de alguns dos rios mais importantes da América do Sul: o Tocantins, o Paraná-Paraguai e o São Francisco. 

É necessário frear imediatamente o desmatamento e ampliar a quantidade de áreas protegidas. Apesar disso, apenas 8,21% do Cerrado está protegido em Unidades de Conservação (UC).

Fotos: Pixabay, Pinterest, Agência Brasil-EBC e Orlando Lima Jr.
Com informações da Embrapa, UnespSecretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo

  • Siga o Áreas Verdes das Cidades – Guia de Parques no Instagram e no Facebook - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site