domingo, 23 de julho de 2023

Parque das Monções em Porto Feliz (SP)


O Parque das Monções fica no município de Porto Feliz no interior do Estado de São Paulo, que tem cerca de 53.000 habitantes. O Parque, que foi criado em 26 de abril de 1920, localiza-se às margens do Rio Tietê, no antigo Porto de Arariguataba, nome dado à antiga povoação. No século XVI, deste porto partiam paulistas em busca de índios a serem escravizados e, mais tarde, foi utilizado pelas monções, financiadas pelo governo ou por particulares, que seguiam em direção ao interior da colônia em busca do ouro. A área tombada abrange terrenos situados nas duas margens do Rio Tietê, incluindo o antigo Porto das Monções, de propriedade da Secretaria da Fazenda, em uma de suas margens e, na outra, fronteira ao porto, uma faixa de terra com as dimensões de 600 m de comprimento, por 120 m de largura, de propriedade particular. No parque encontram-se, além do porto, um muro de pedra, densa vegetação e um monumento projetado por Amadeu Zani. 

Colaborou com fotos do local Márcia Soares.

Parque das Monções

Horário de funcionamento:
Todos os dias das 9h às 18h
Telefones:
(15) 3261-9000 (Prefeitura de Porto Feliz)
Localização:
Rua Bandeirantes, s/nº, Porto Feliz (SP) 
Ver no mapa

Como ir ao Parque das Monções 

Ônibus - Saindo do Terminal Rodoviário Odilon Antonio utilize a linha 6222 e desça no ponto da Av. Monsenhor Seckler, 118. Daí caminhe cerca de 10 min até a entrada do parque, que é na Rua Bandeirantes
Carros -  Trace seu roteiro, quando estiver com seu veículo, no link "Ver no mapa". 

Veja previsão do tempo para Porto Feliz (SP) neste link.

Infraestrutura Parque das  Monções 
O Parque das Moções fica na região do antigo porto da cidade, que era usado nos séculos 17 e 18 pelas monções – como eram denominadas as expedições fluviais realizadas pelos bandeirantes. 
Destaques do local:
  • Paredão Salitroso: atualmente sabe-se que possui entre 315 e 295 milhões de anos. Este local abriga provas de que a região esteve submersa há milhões de anos. é constituído de pedra salitrosa, calcário e arenito.
  • Monumento ao Bandeirantes: inaugurado em 1920 pelo presidente do Estado de São Paulo, Altino Arantes, o Monumento aos Bandeirantes foi construído às margens do rio Tietê, de onde partiam as expedições monçoeiras. É feito em granito com três baixos relevos em bronze, reproduzindo a "Partida das Monções" de Almeida Júnior, "A bênção das canoas" de Hercule Florence e "Largada de Porto Feliz" de Adrian Taunay;
  • Batelão: é a embarcação maior da expedições monçoeiras. Seu tamanho podia variar de 12 a 18 metros, acomodando 90 sacos de mantimento ou 105 pessoas. Este exemplar presente no parque foi encontrado no ano de 1920, satisfazendo um desejo de todos para "provar" a existência do movimento monçoeiro.
  • Gruta Nossa Senhora de Lourdes: a gruta em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes está localizada no paredão histórico do Parque das Monções. Foi idealizada e construída graças a dois padres franceses: Alexandre Hourdeau e Vitor Maria Cavron. É idêntica à existente em Lourdes, na França. Foi escavada na rocha e recebeu a contribuição do povo porto-felicense, que ofereceu donativos para a construção. Foi inaugurada solenemente em 1924.
Flora no Parque das Monções
Dentro do bioma da Mata Atlântica, o parque conserva um dos maiores trechos da vegetação original da ecorregião desse bioma.

Fauna no Parque das Monções 
Quanto a biodiversidade de fauna, presentemente foram registradas inúmeras aves de espécies da Mata Atlântica.

História do Parque das Monções
Importância histórica: do seu porto partiam as expedições fluviais que navegavam até as minas de Cuiabá em busca de ouro, para realizar comércio e promover o povoamento, denominando-se o Movimento Monçoeiro.

Importância geográfica: a navegabilidade do rio Tietê era a partir do Porto de Araritaguaba, sendo local de partida e chegada. Lugar de espera e preparo (embarcações, mantimentos e arranjo de mão de obra). A chegada era marcada pela sensação de alívio por ter vencido tantos obstáculos e perigos na expedição, rever familiares e quintar o ouro.

Importância geológica: em 2016 alunos da Unimonte (Centro Universitário Monte Serrat) da cidade de Santos (SP) liderados pela Doutora Samara Cazzoli Y Goya entregaram o relatório técnico sobre o Paredão Salitroso e a Estrada Parque. A conclusão do relatório indica a idade do paredão entre 315 e 295 milhões de anos, podendo assim confirmar que o local era um ambiente marinho.

Importância sacra: desde a partida das Monções com as bênçãos das canoas, monçoeiros, índios, escravos, mulheres. Em 1920, foi inaugurada réplica de Nossa Senhora de Lourdes e a comunidade católica ainda celebra a reza do terço e missa de Nossa Senhora da Penha.

Vale a pena no Parque das Monções
  • Caminhar pelo parque observando as atrações já citadas do local como, entre outras:
  •  Paredão Salitroso que abriga provas de que a região esteve submersa há milhões de anos. É constituído de pedra salitrosa, calcário e arenito.
  • Monumento ao Bandeirantes que foi inaugurado em 1920 pelo presidente do Estado de São Paulo, Altino Arantes. Foi construído às margens do rio Tietê, de onde partiam as expedições monçoeiras. 
  • Batelão que é a embarcação maior da expedições monçoeiras. O exemplar presente no parque foi encontrado no ano de 1920, satisfazendo um desejo de todos para "provar" a existência do movimento monçoeiro.
  • Gruta Nossa Senhora de Lourdes em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes que está localizada no paredão histórico do Parque das Monções. 
___________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos Portal Oficial da Prefeitura de Porto Feliz (https://www.portofeliz.sp.gov.br/) e Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/), os quais desde já agradecemos.
___________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Parque das Monções

Vídeo produzido para a Prefeitura de Porto Feliz

Fotos do Parque das Monções

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site