segunda-feira, 29 de maio de 2023

5 de junho: Dia do Meio Ambiente; Tema 2023 é o combate à poluição plástica

O dia 5 de junho (segunda-feira) foi determinado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia do Meio Ambiente. O ano 2023 é o 50º aniversário da comemoração com o tema “Combate à poluição plástica” para alertar sobre a crescente produção e descarte indevido de embalagens plásticas que afetam a fauna, flora, ar, mares e rios, ou seja, o meio ambiente como um todo.

Segundo a ONU, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano em todo o mundo e menos de 10% é reciclado. Os microplásticos, pequenas partículas de plástico de até 5 mm de diâmetro, acabam em alimentos, água e ar. O plástico descartado ou queimado prejudica a saúde humana, a biodiversidade e polui todos os ecossistemas.

O Dia do Meio Ambiente se tornou uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental. A ONU estima que dezenas de milhões de pessoas participam juntamente com governos, empresas, cidades e organizações comunitárias.

A Costa do Marfim em parceria com os Países Baixos são anfitriões da celebração neste ano. Em todo mundo acontecem eventos para conscientizar a população sobre a importância da preservação e uso sustentável do meio ambiente em equilíbrio com as necessidades humanas e combate à pobreza. Para mais informações, consulte o site oficial do evento

Veja o vídeo oficial da campanha do Dia do Meio Ambiente de 2023

Dia do Meio Ambiente no Brasil

No Brasil, a primeira semana de junho foi decretada como a Semana Nacional do Meio Ambiente para debater a necessidade de conservação da biodiversidade brasileira.

A data também comemora o Dia da Ecologia, a ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem.

Em São Paulo, o Parque Ibirapuera comemora o Dia do Meio Ambiente (5 de junho) com uma trilha especial: A Vegetação do Parque Ibirapuera, das 9h30 às 12h30. Encontro no Campo Experimental ao lado do Córrego Sapateiro (entrada pelos portões 3, 4 ou Portão 5 do parque. Inscrições no link

A Semana do Meio Ambiente em São Paulo 2023 tem várias atividades nos parques da cidade: cursos, workshops, passeios, oficinas, palestras, entre outros. Confira a  programação completa neste link






0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site