quinta-feira, 27 de abril de 2023

Templo Chien Tien em Foz do Iguaçu (PR)

Visitamos numa quinta-feira o Templo Chen Tien da Ordem Budista Internacional (ORBI), que fica localizado em Foz do Iguaçu no Estado do Paraná e tem 500.000 m² de área. É o segundo maior templo budista da América Latina num amplo espaço e abriga um importante centro de estudos e meditação budistas. Os adeptos seguem o Budismo da Terra Pura e são devotos ao Buda Amitabha, o Buda da Luz Infinita. 

Colaboração de Ivone Casado Costa

Atenção: Como um templo budista pede-se aos visitantes que ao cruzarem os portais de entrada do templo tenham sempre em mente ser este um lugar privado e religioso cujas regras devem ser observadas, como restrição para a entrada com animais domésticos, bebidas alcoólicas, visitantes com roupas consideradas inadequadas, etc. 

Horário de funcionamento:
09h30h às 16h30h de Terças aos Domingos
Telefone:
(45) 3524-5566
Localização:
Rua Josivalter Vilanova, 99, Jardim Califórnia, Foz do Iguaçu (PR)
Ver no mapa
Como chegar ao Templo Chien Tien

- Transporte coletivo, vá ao Terminal de Transporte Urbano de Foz do Iguaçu e use a Linha 103  (Jardim das Flores - Porto Belo.
Carro, acesse o link "Ver no mapa" no box ao lado e trace seu roteiro.  Há estacionamento gratuito para os veículos no local.
- Agências de Turismo em Foz do Iguaçu oferecem pacotes de visitas às principais atrações da cidade, incluindo visita ao Templo Chien Tien.

Infraestrutura do Templo Chien Tien
Os templos budistas chineses são construídos com a arquitetura semelhante aos palácios imperiais e pouco parecido com os templos da Índia ou Tibete. Os templos budistas chineses são geralmente compostos pelo: templo (grande salão), pagodes, estátuas e mosteiro. Os templos são normalmente construídos no eixo Norte-Sul com o portal voltado para o Sul.

A ORBI segue a tradição da escola do Budismo Terra Pura, orientando as práticas e conceitos e devoção ao Buda Amitabha (A-Mi-Tuo, em chinês). O Buda Amitabha criou um reino perfeito chamado Terra Pura da Suprema Felicidade do Ocidente, completamente livre de sofrimento e maldade, oferecendo as condições ideais para praticar o Dharma e alcançar a iluminação. A oportunidade de renascer na Terra Pura é dada a todos a quem invocar o nome de Amitabha com diligência e devoção sincera. (Recitação em chinês: "Na Mo A Mi Tuo Fo": Tomo refúgio no Buda Amitabha).

A ORBI segue um estilo tradicional que normalmente consiste em três construções separadas pelo pátio. Ao sul fica a estátua do Buda Maitreya, a oeste o Templo e ao norte a ala dos monges. Nos templos budistas, ao contrário do que se vê em outros templos, as figuras e representações revelam uma atmosfera mais próxima da vida mundana. As imagens de budas não são de ouro, mas sua coloração dourada serve para o praticante lembrar-se da preciosidade dos ensinamentos como joias.

Os jardins são grande destaque, assim como a coleção de mais de 120 estátuas espalhadas por eles. Ao chegar ao Templo há o Buda Sorridente, também conhecido como Buda MilaPusa, em seus 7 m de altura. Ao centro da praça principal fica o Buda Amitabha, o Buda da Luz Infinita, representado por uma estátua que possui 10 m de altura. O Templo Chien Tien é dedicado à sua figura dada a sua importância.

Nessa mesma praça, encontra-se a entrada para o Santuário Ksitigarbha, um edifício de dois andares que é um espaço consagrado aos Budas e serve como residência para o mestre budista.

Posteriormente, no interior do santuário, há 18 estátuas de Arahants: termo designado para aqueles que atingiram um estado de iluminação. Essas figuras são consideradas as guardiãs do templo budista e estão espalhadas pelo salão principal.

Ao lado do edifício está o Buda Shakyamuni — Sidarta Gautama, o jovem Príncipe Indiano que abandonou tudo o que tinha em busca da felicidade eterna e certamente, é considerado o grande mestre do budismo. Ele é representado em sua forma deitada, uma posição que indica o Nirvana, em outras palavras, um estado de paz e tranquilidade alcançado através da sabedoria.

Além da beleza das grandes estátuas, há 108 delas que chamam atenção com seus 2,5 m de altura: São os Amitabha. Alinhados em direção ao pôr do sol, cada qual representa uma reencarnação de Buda na Terra. Suas mãos estão postas em gestos (mudras) que simbolizam a meditação e as boas vindas.

Não há venda de alimentos e bebidas no local. Há uma "lojinha" com artigos, folders e livros budistas, além de lembranças do local.

avifauna e a fauna são diversas na área em torno do templo com espécies da Mata Atlântica.

Atividades culturais e religiosas (práticas, cerimônias, etc.) são realizadas no templo principalmente aos domingos, mas se exigem inscrições prévias, que devem ser feitas pelo e-mail ordembudista0619@gmail.com

Como o Templo Chien Tien não cobra ingresso e vive de doações e trabalhos voluntários, quem quiser e puder contribuir para sua manutenção há uma conta no Banco do Brasil, Agência 0140-6 e conta corrente 75800-0 em nome da Ordem Budista Internacional (CNPJ 01.307.948/0001-57).

História do Templo Chien Tien
O fundador da ORBI (Ordem Budista Internacional), Mestre Tong Zhong, chegou ao Brasil em  1992 na cidade de São Paulo e em seguida veio a Cidade do Leste no Paraguai para fundar o Centro de Meditação. Por sentir a grande carência dos ensinamentos budistas na América Latina e a afinidade da natureza do povo brasileiro com o Budismo Mahayana, e com uma profunda compaixão e volição, estabeleceu em 1996, à beira do Rio Paraná um santuário budista, a ORBI.

Evolução da História
  • 1996 - O mestre Tong Zhong chegou em Foz do Iguaçu, dando início a construção da Ordem Budista Internacional (ORBI) (Templo Chen Tien);
  • 1997 - Foram construídas as estátuas do Buda Maitreya e as  108 estátuas do Buda Amitabha, todos foram obras de artista brasileiro, com a matéria-prima brasileira;
  • 1998 - Foi construída a "Praça Buda";
  • 1999 - Teve início da construção do Salão do Ksitigarbha e das estátuas dos quatro Grandes Bodisatvas: Avalokiteshvara, Ksitigarbha, Samantabhadra e Manjushri;
  • 2000 - Foi inaugurada a estátua do Buda Shakyamuni em estado de Parinirvana, na posição meditativa deitada;
  • 2004 - Chegaram ao exterior as esculturas em pedra dos leões guardiões do Dharma e lamparinas;
  • 2005 - Vieram do exterior as estátuas, em fibra de vidro, dos Quatro Reis Celestiais e dos Dezoito Arahants;
  • 2009 - Vieram do exterior as estátuas Buda Amitabha, da Bodisatva Avalokiteshvara segurando lótus, Bodisatva Mahãsthãmaprãpta (Trindade de Terra Pura do Ocidente), e Pagoda de cinco andares;
  • 2012 - Vieram do exterior as estátuas em pedra da Bodisatva Avalokiteshvara com três rostos, do menino Sudhana, Nagakanya, Buda Amitabha da Praça Buda e Guardiões do Universo e
  • 2014 - Chegou do exterior em peças de bronze e montado aqui, o Buda Shakyamuni com 10 metros de altura (incluindo a base).
Vale a pena no Templo Chien Tien
  • Visitar o Templo e observar atentamente as várias esculturas presentes;
  • Caminhar de forma descontraída pelos jardins do templo, observando espécies de vegetação da Mata Atlântica e o canto de inúmeros pássaros existentes no local
  • Visitar a "Lojinha" existente que tem livros e artigos sobre o budismo e lembranças do templo e
  • Participar de eventos culturais e religiosos já citados promovidos pela administração do templo, que devem ser agendadas.
_________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para o telefone da administração no box acima.
Fonte dos textos, os quais agradecemos desde já: "Website do Hotel Del Rey" (https://www.hoteldelreyfoz.com.br/) e "Livreto da ORBI (Ordem Budista Internacional)".
__________________________________________________________________________________________________


Veja vídeo feito no Templo Chien Tien, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).


Fotos do Templo Chien Tien (tiradas no dia da visita)

4 comentários:

  1. Não conhecia esse Templo e achei muito lindo. Interessante também conhecer a história sobre o Templo. Lindas fotos!

    ResponderExcluir
  2. Agregando algumas informações sobre o Budismo Mahayana:
    - Antes de seu Parinirvana, Buda Shakyamuni informou que o próximo Buda a encarnar será o Buda Maytrea.
    - As 108 manifestações do Buda Amithaba são representadas também nas 108 contas do Mala, o terço de reza budista.
    - Os Mudras são símbolos representados pelas mãos, cada um deles tem um significado e são utilizados durante as práticas budistas.
    - A Terra Pura, “aonde os seres iluminados se encontram” é na verdade o estado mais elevado do ser, diz-se que esses seres não precisam reencarnar, a não ser que o queiram, para ajudar os seres menos evoluídos espiritualmente.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela sua postagem e muito obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  4. Visitei em 2014. É muito lindo.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site