segunda-feira, 1 de maio de 2023

Praça do Pôr do Sol - Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiros em São Paulo

Praça do Pôr do Sol em São Paulo

A Praça do Pôr do Sol, como é conhecida popularmente a Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiros (ver no mapa),  foi visitada em dias distintos na semana e fica localizada no Alto de Pinheiros, zona oeste da cidade de São Paulo. Sua área é de aproximadamente 31.000 m².
Praça do Pôr do Sol

Horário de funcionamento
6h as 20h

Endereço
Rua Desembargador Ferreira França, s/nº, Alto de Pinheiros

Ver no mapa

Como chegar à Praça do Pôr do Sol

  1. Carro - clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro. Há estacionamento nas ruas que circundam ou próximas à praça, mas verifique sempre a sinalização de trânsito no local.
  2. Ônibus - linhas 875C-10 - Metrô Sta. Cruz- Terminal Lapa, 875C-22 - Morumbi-Terminal Lapa, 9051-10 - Lapa-Pinheiros, entre outras. Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 

O que fazer na Praça do Pôr do Sol 

A praça tem pistas para caminhada e corrida, 2 playgrounds (um deles é para crianças menores de 6 anos), espaço pet cercado por grades e com obstáculos para os cachorros brincarem e muretas de cimento que servem para as pessoas se sentarem e apreciarem a paisagem. 

O grande destaque, porém, é a visão do pôr do sol em dias de céu claro.

Em 2021, a praça foi cercada por um gradeamento pela Prefeitura de São Paulo que limitou o acesso ao local para o período de 6h às 20h.

Flora
É constituída por árvores remanescentes de Mata Atlântica, além de grandes áreas gramadas. Há a presença de algumas "falsas seringueiras".

Fauna
Vários pássaros ficam nas árvores da praça, especialmente os originários das espécies da Mata Atlântica, sendo fácil ouvi-los cantar, especialmente quando não há muita gente ao redor.

Quanto a segurança observamos a presença de alguns poucos policiais na praça nos dias das visitas.

Comentário
Na praça existe uma espécie de ritual próprio. Quando se aproxima o fim do dia, especialmente quando o céu está claro, as pessoas começam a chegar - ônibus, bicicleta, carro e moto e muitos, simplesmente a pé. Sozinhos, com familiares, amigos e namorados, chegam sem pressa, já entrando no clima do local.

A praça fica numa região alta da cidade e a vista é bem legal. Ao longe se vê a linha de prédios desenhada no horizonte, atrás de uma faixa de vegetação. Acima, o céu aberto projeta o Sol com sua luminosidade.

Tem de tudo: pessoas comuns; pintores; fotógrafos; músicos com violões; equilibrista que teima em ficar numa corda estendida entre árvores e até cinegrafistas profissionais de uma produtora independente filmando. Os cachorros também circulam pela praça entre as pessoas presentes. O local chega em finais de semana de tempo bom a receber cerca de 2.000 pessoas, que se espalham, especialmente no topo do terreno, que é inclinado, onde a vista do horizonte é melhor.


Quando o Sol começa a se pôr, o espetáculo é muito bonito. Ficam todos entorpecidos pelo que ocorre na natureza, como também com baseados que alguns poucos consomem escondidos. Parece um território livre das preocupações diárias que a vida teima em cobrar. E o Sol vai embora... Amanhã tem mais, se o tempo ajudar!

História da Praça do Pôr do Sol 

A exemplo da Praça Waldir Azevedo, que dista menos de 3 km, a Praça do Pôr do Sol fica no Alto de Pinheiros, que surgiu como um loteamento da Cia. City, iniciado em 1925. Contudo, tendo a Light and Power Co. recebido por lei estadual, a concessão para retificar e alargar o Rio Pinheiros, provocou um retardamento na sua implantação e somente em 1937 foi recomeçado o arruamento, aproveitando as vantagens dessa obra. O projeto do novo bairro aproveitou as experiências bem sucedidas dos bairros-jardins já implantados pela Cia. City: Jardim América e Pacaembú.

Na ocasião da visita, a Prefeitura de São Paulo tinha a intenção de criar um parque municipal, sem alterar a arquitetura original do local, assinada por Miranda Martinelli Magnoli e pela paisagista Rosa Kliass.

Vale a pena na Praça do Pôr do Sol

  • Levar as crianças para brincar nos playgrounds;
  • Caminhar pelas pistas da praça apreciando seu entorno e
  • Atentar para a vista do local, que mostra uma excelente visão da cidade, especialmente o pôr do Sol em dias claros.
Veja vídeo da Praça do Pôr do Sol


Fotos da Praça do Pôr do Sol 



Espaço Pet

Espaço Pet

Parquinho para crianças com menos de 6 anos




Praça do Pôr do Sol PinheirosPraça do Pôr do Sol PinheirosPraça do Pôr do Sol PinheirosPraça do Pôr do Sol PinheirosPraça do Pôr do Sol PinheirosPraça do Pôr do Sol PinheirosPraça do Pôr do Sol PinheirosPraça do Pôr do Sol PinheirosPraça do Pôr do Sol PinheirosPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do Sol

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site