segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Parque Jardim das Perdizes em São Paulo

Parque Jardim das Perdizes, que foi visitado num sábado, está localizado no bairro da Água Branca, distrito da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. O parque tem uma área de 45.967 m² e foi inaugurado em 10 de janeiro de 2016, sendo um parque cercado com áreas gramadas, brinquedos, esculturas abstratas e rotas de caminhada com palmeiras. O parque recebeu o Selo de Acessibilidade, concedido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Parque Jardim das Perdizes

Horário de funcionamento:
6h às 22h
Telefone:
  Não tem   
Localização:
R. Quatro, s/nº, Água Branca, São Paulo, SP
Ver no mapa

Como chegar ao Parque Jardim das Perdizes 
Ônibus - 129F-41 Conexão Petrônio Portela / Praça dos Correios, 209P-10 Cachoeirinha / Terminal Pinheiros, 978A-10 Terminal Cachoeirinha / Metrô Barra Funda, 9501-10 Terminal Cachoeirinha / Largo Paissandu, 8600-22 Vila Iório / Largo Paissandu, 231 Jardim Elvira (Osasco) / Metrô Armênia,  399 Parque Imperial (Barueri) / Terminal Barra Funda, 560 Largo de Osasco x Metrô Armênia. Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, consulte os sites da Sptrans (clique aqui) e da EMTU (clique aqui). Os pontos das linhas citadas distam cerca de 500 m (5 min a pé) do parque.
Carros - Trace seu roteiro no link "Ver no mapa".  Pode-se estacionar nas ruas próximas às entradas do parque, no entanto verifique a sinalização de tráfego do local.

Infraestrutura do Parque Jardim das Perdizes
O local tem Pista de Cooper, ciclovia em asfalto drenante, playground, bicicletários, equipamentos de ginástica para a terceira idade, pista de caminhada, equipamentos para alongamento, esculturas de Tomie Othake, entre outras atrações. A tecnologia adotada em sua edificação contempla soluções sustentáveis, como a opção por um piso drenante (para não comprometer a absorção das águas pluviais). Comodidades usuais, como bebedouros também para animais. Além disso tem pisos podotáteis para orientação de deficientes visuais e bancos para descanso e leitura. Suas calçadas também são mais amplas, com rampas, e iluminação das ruas internas feita com lâmpadas de LED. Segundo a PMSP o sistema de drenagem permite que toda a água pluvial seja absorvida sem escoamento para os córregos da região, evitando inundações.

Flora
Conforme o site da SVMA da PMSP sua flora é composta vegetação com gramados e arborização implantada. Destacam-se espécies de carombola (Averrhoa carambola), jaboticabeira (Plinia cauliflora), jambo (Syzygium jambos), jambolão (Syzygium cumini), jerivá (Syagrus romanzoffiana), leucena (Leucaena leucocephala), pínus (Pinus sp.), sagu-das-molucas (Cycas circinalis) e ipês (Handroanthus). Já foram registradas 43 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: cedro (Cedrela fissilis), pau-brasil (Paubrasilia echinata) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). 

Fauna 
Avistamos algumas poucas aves no transcorrer da visita, provavelmente espécies oriundas da Mata Atlântica. Cremos que essa situação  se deve a pouca vegetação adulta existente no parque, face ao tempo diminuto em que foram implantadas.

Informações gerais sobre o Parque Jardim das Perdizes
  • Você pode levar animais domésticos, desde com coleira/guia para os cães;
  • Bicicletas são permitidas em local próprio;
  • Skates e patins podem ser usados no parque, desde que seus condutores estejam devidamente protegidos por equipamentos de segurança;
  • É proibida a utilização de churrasqueiras, fazer fogueiras e soltar pipas com cerol;
  • Quanto à segurança geral do local, observamos vigilantes percorrendo o parque e
  • Não há lanchonetes no local, mas observamos ambulantes e um quiosque, próximos às entradas do parque, vendendo alimentos e bebidas e
  • Ênfase para os pisos podotáteis para orientação de deficientes visuais que existem no local.
História do Parque Jardim das Perdizes
O parque foi instalado em parte da antiga gleba de 250 mil m² na Avenida Marquês de São Vicente, vendida em 2007 por R$133 milhões pela Telefônica (empresa concessionária de serviços de telecomunicações, hoje Vivo), no Distrito da Barra Funda, para  a Tecnisa, construtora responsável pelo megaempreendimento construído no local, integrando o negócio as empresas PDG e BV Empreendimentos. No projeto inicial o terreno teria 28 torres, sendo 25 residenciais, 1 comercial com salas, 1 comercial corporativa e 1 hotel, mais strip mall (mix de lojas composto por padaria, salão de beleza, açougue, pet shop, entre outros). Os empreendimentos residenciais têm apartamentos modernos de médio a alto conforto com unidades de 80 m2 a 283 m2 voltados para as classes A e B. O projeto teve o VGV (Valor Geral de Vendas) total superior a R$ 5 bilhões e é propriedade da sociedade de propósito específico Windsor Investimentos Imobiliários Ltda. (Windsor), na qual a Tecnisa detém participação equivalente a 69,53%, a PDG 25,00%, por meio da Agra Empreendimentos Imobiliários S.A., e a BV Empreendimentos e Participações S.A. 5,47%.

Vale a pena no Parque Jardim das Perdizes   
  • Caminhar nas pistas existente no parque em seu interior e em seu contorno;
  • Utilizar os equipamentos de ginástica disponíveis para várias idades, inclusive específicos para alongamentos;
  • Levar as crianças no playground, que no dia da visita tinha alguns interditados para melhorias;
  • Usar bicicleta na boa ciclovia do parque e
  • Observar as obras de Tomie Othake espalhadas pelo local.
____________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fontes dos textos Website da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente-SVMA (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/) e site da Tecnisa (https://www.tecnisa.com.br/).
___________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Parque Jardim das Perdizes



Fotos do Parque Jardim das Perdizes

 

11 comentários:

  1. Matéria com muitas informações erradas, basicamente uma propaganda imobiliária, pouco descreve o parque, espécies de árvores citadas não existem no parque, tão pouco falaram das benfeitorias…

    As árvores plantadas, de responsabilidade da Associação de Moradores e PMSP (foram escolhidas árvores nativas), diferentemente do que foi listado na matéria.

    Sobre as benfeitorias passaríamos horas escrevendo aqui, somos o único parque com reuso de água e irrigação automatizada da América Latina, possuímos inclusive estação meteorológica. Etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inicialmente agradecemos por visitar o site e tecer seus comentários. Salientamos que praticamente todas as informações, inclusive sobre a flora, foram fornecidas pela PMSP, por meio de sua Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Obtivemos apenas as informações sobre o histórico da criação do parque no site da Tecnisa. Ambas as fontes são citadas na publicação do site. Abs

      Excluir
    2. Senhor anônimo. Esse parque é público?

      Excluir
    3. É mas não é. Vc pode ir, mas nao será bem vindo. Pois nada pode. É elitista. Proibem tudo o que eles acham que é coisa de pobre. O parque é cuidado pela associaçao de moradores daqueles apartamentos em torno que devem custas uns 3 milhoes cada. Enfim. É mais pra ir fazer um cooper e ja era

      Excluir
  2. Gostaria de sugerir alteração na placa de regras de proibição e permissão no parque no que diz respeito a empinar pipas. A placa proibe empinar com cerol, logo entende-se ser permitido sem cerol. Passei por constragimento ao ser abordado por funcionário dizendo ser proibido. Ressalto que observei as regras antes e estava cumprindo o que o texto indicava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também passei por constrangimento, eu estava fazendo um vídeo dar árvores e depois do céu, não filmei nenhuma pessoa, o funcionário me abordou e disse que é proibido filmar, fui ler na placa que informar ser proibido para fins publicitários, no meu caso o vídeo era pra mim, uma lembrança de um dia lindo, fiquei chateada e até fui embora

      Excluir
  3. Tem aluguel de bike?

    ResponderExcluir
  4. Um parque pelado

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde. O parque não tem vagas para estacionamentos PCDs . Isso nos deixas exclusos.

    ResponderExcluir
  6. Passei por um constrangimento com meu filho de apenas 8 anos com Tea, saí com ele ver pessoas e levamos uma bexiga, quando eu estava brincando com ele longe de pessoas, fui abordada por um segurança, onde informou que não pode brincar com bexiga.
    Antes de sair da minha casa procurei as regras e não se falava nada de bexiga.
    Meu filho ficou muito triste, pois devido ele ter Tea é muito difícil fazer amizades com outras crianças.
    Só lamento essa administração.
    E fica aqui meu aviso para os pais que passam pelo mesmo problema que eu e minha família de preconceito.
    E quando isso vai acabar.

    ResponderExcluir
  7. Pode fazer piquenique.. com amigos

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site