quinta-feira, 22 de julho de 2021

100 mil animais silvestres foram atendidos em SP em cerca de 30 anos, Confira!

Em cerca de 30 anos, a Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo atendeu 100 mil animais silvestres em risco, órfãos ou provenientes de apreensões em ações de combate ao tráfico.

Ao encontrar um animal silvestre (que vivem livremente na cidade, como bem-te-vis, gambás e corujas), podemos levá-lo ou pedir resgate para o bichinho receber tratamentos, cuidado e abrigo. Não são aceitos animais domésticos, exóticos ou de criação.

Criada em novembro de 1991, a Divisão tem duas unidades: Cemacas (Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres) no Parque Anhanguera (zona norte) e o posto de recebimento no Parque Ibirapuera (região central). Devido à quarentena pela pandemia de covid, os horários de atendimento estão alterados:

 - Unidade Anhanguera / Cemacas – De segunda à sexta, das 8h às 16h. Sábado e domingo das 8h às 14h. Feriados das 8h às 12h

- Unidade Ibirapuera - o atendimento presencial permanece suspenso durante o período da quarentena. Plantão telefônico: (11) 3885-6669 e (11) 96715-5424 (Whatsapp). E
-mail: faunasvma@prefeitura.sp.gov.br


Além de alimentação, os bichinhos tem atendimento veterinário, principalmente quando chegam machucados. Depois de recuperados, passam por um período de reabilitação antes de serem recolocados em seu habitat natural. São realizados exames laboratoriais e os animais permanecem internados na clínica até ter alta. Os que não conseguem se recuperar totalmente se tornam moradores do centro.


O trabalho dos biólogos e o atendimento também são importantíssimos para a conservação de várias espécies. Cerca de 50% dos animais atendidos se recuperam e são soltos – a maioria aves (como garças, corujas e sabiás). Após a soltura, os técnicos fazem o monitoramento das espécies, avaliando o processo de adaptação e manejo dos bichos.

Todos os animais que passam pela Divisão de Fauna são marcados (anilhados, micro-chipados, tatuados) e identificados quanto a sua espécie.


Caso não tenha condições de remover o animal, basta ligar para o número de resgate 153, telefone da Central de Telecomunicações da Guarda Ambiental (GCM Ambiental).

Divisão da Fauna Silvestre 
– Unidade Anhanguera - Cemacas
Avenida Fortunata Tadiello Natucci, altura do n° 300 / Estrada de Perus, 168
Telefone: (11) 3917-8873 
De segunda à sexta, das 8h às 16h. Sábado e domingo das 8h às 14h. Feriados das 8h às 12h

– Unidade Ibirapuera
Av. IV Centenário, Portão 7
O atendimento está suspenso durante o período de quarentena.
Plantão telefônico: (11) 3885-6669 / (11) 96715-5424 (Whatsapp). E-mail: faunasvma@prefeitura.sp.gov.br



Fotos: José Melo - Secom

Fonte: SVMA (Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo)

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site