quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Verão 2021: Confira a previsão do tempo; Veja as plantas que florescem na estação

 

verão começa 7h02 do dia 21 de dezembro e a previsão é de aumento das chuvas, principalmente no sudeste do Brasil, segundo o site Climatempo.


  • Siga o Áreas Verdes das Cidades no Facebook e no Instagram - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!
  • Veja a lista completa dos parques e praças visitados, fotografados e resenhados pelo site Áreas Verdes das Cidades no Brasil e no exterior
  • Conheça os 10 melhores parques de São Paulo

  • As temperaturas da estação devem se manter na média do verão, sem calor intenso em 2021. 

    As alterações nos volumes de chuva acontecem devido à La Niña, que se manifesta de forma moderada a forte em 2021. Este fenômeno ocorre pelo maior resfriamento das águas do Atlântico sul, que favorece a formação de zonas de convergências que interferem no potencial de chuva no Sudeste. 


    Características do verão
    A expressão Verão vem do latim vulgar (veranum, i.e., veranuns tempus). Esta estação engloba também os meses de janeiro, fevereiro e março, com pico em janeiro, mês considerado de alta temporada de férias no Brasil. 

    estação de verão é caracterizada, basicamente, por dias mais longos que as noites. Ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde. 

    Considerando o aumento da temperatura do ar sobre o continente, estas chuvas são acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento, em particular nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. 

    Os maiores totais acumulados de chuva concentram-se principalmente nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste e extremo sul do Amazonas com valores médios superiores a 600 mm. Estas chuvas podem estar associadas à passagem de sistemas frontais e à formação do sistema meteorológico conhecido por Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), cuja principal característica é a ocorrência de chuvas por vários dias, resultando em enchentes e deslizamentos de terra. 

    Na Região Nordeste, iniciam-se as chuvas, com valores máximos no mês de fevereiro. Dependendo da qualidade do período chuvoso, esta estação pode ser caracterizada pela ocorrência de “veranicos” (períodos de estiagem com duração de 7 a 15 dias). 
    Na Região Sul, as chuvas variam entre 300 mm e 500 mm.

    Curiosidades do clima brasileiro

    As estações do ano no Brasil são assinaladas oficialmente nos dias dos solstícios e nos dias dos equinócios. Como o Brasil está (quase totalmente) no hemisfério sul, a primavera inicia-se em setembro, o verão em dezembro, o outono em março e o inverno em junho. 

    Entretanto, as quatro estações propriamente ditas só existem de fato na Região Sul, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e nas regiões serranas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, que ocupam pouco mais de 15% do território. Na Amazônia não há variação significativa de temperatura e pluviosidade durante o ano todo, por isso na prática não há estações do ano. Nas demais regiões, existem apenas duas estações: a estação chuvosa e a estação seca.

    Jardim de Verão - sibipirunaEm dezembro, com a chegada do verão, continua a explosão de cores nas ruas e jardins. As florações se sucedem, encantando nossos natais e a estação.

    Para alguns Estados brasileiros que têm estações mais definidas de invernos frios, como Sudeste e Sul, a diferença nas plantas na primavera e verão são bem mais exuberantes.

    Os demais têm o privilégio de vegetação espetacular o ano todo, por conta das plantas de características tropicais, de muita folhagem e flores de formato exótico.

    No verão estão florescidas algumas árvores, como a sibipiruna (Caesalpina peltophoroides) e a aleluia ou fedegoso (Senna machanthera) , de flores amarelas em abundante floração.

    Conforme avançamos pelo verão, as tibuchinas (Tibouchina urvelliana) começam a nos deslumbrar com a florada em rosa ou roxo, ornamentando jardins e ruas.

    Trepadeiras que florescem no verão

    Os arbustos são os que conferem aos jardins uma identidade, compondo espaços, ornamentando cantos, pérgulas e muros.
    Jardim de Verão  amor agarradinhoAo projetar um jardim podemos incluir trepadeiras que floresçam durante o verão, entre tantas sugerimos a alamanda amarela (Allamanda cathartica) , a trombeta-chinesa (Campsis grandiflora) e o amor-agarradinho (Antigonon leptopus).

    Escolheremos uma delas, pois o amarelo vivo da alamanda ilumina o espaço e também é muito vibrante. Sua cor não ficaria harmoniosa com a trombeta-chinesa que é cor de laranja rosado, também muito florífera e do tipo invasora de espaços, necessitando de um muro alto para se desenvolver em todo o seu esplendor.

    amor-agarradinho é uma trepadeira de grande desenvolvimento. Suas flores cor-de-rosa claro são perfumadas e atraem abelhas, nem sempre indicada para áreas de jogos infantis. Mas é uma planta de aparência delicada e ficará perfeita sobre uma cerca de divisa com um vizinho amigo, os dois usufruindo de sua beleza. Podemos encontrar suas flores também em cor branca, mas não tem a mesma exuberância de floração nem é tão vistosa.

    Arbustos que florescem no verão  

    Os arbustos que florescem nesta estação são de vegetação perene.
    Jardim de Verão - hibiscus - cerca vivaFazem parte de projetos que podem ser sustentáveis, se usarmos nativas, como a caliandra (Calliandra), a alegria-de-jardim (Salvia splendens) e a alamanda arbustiva (Allamanda laeves).
    Algumas exóticas como a sálvia azul (Salvia farinacea) e os hibiscos (Hibiscus rosa-sinensis e Hibiscus syriacus), podem ser introduzidos, pois atraem beija-flores e borboletas com seu néctar.
    Os hibiscos podem fazer a cerca – viva de uso privativo que necessitamos ao redor de piscinas e de entradas.

    Herbáceas perenes do verão

    herbaeas-verao
    Dentre as herbáceas perenes florescidas nesta época estão as helicônias (Heliconia) estrelízias (Strelitzia), que são de sombra e sol, respectivamente.
    As helicônias ficam excelentes contra muros altos de entrada de automóveis, para separação de ambientes, formando belas touceiras.
    Já a strelitzia fica melhor e se desenvolve bem florescendo em local de solo mais úmido e a pleno sol.

    Algumas herbáceas anuais de verão

    As herbáceas anuais de verão fazem a festa mais bonita, com suas cores vibrantes com a nota alegre para qualquer tipo de jardim. Dentre tantas nomearemos as onze – horas (Portulaca grandiflora), o amor-perfeito-de-verão (Torenia) e a crista-de-galo (Celosia argentea).
    onze-horasPoderão formar grupos que chamamos de manchas em paisagismo, em canteiros de formatos variados.
    A torênia produz flores rosa, azul-claro e escuro e poderemos misturá-las ou fazer grupos com desenhos com uma cor.
    Para quem já tem um jardim estruturado e não deseja fazer canteiros ou retirar plantas para colocar as anuais, poderá optar por vasos..


    Fonte: Engenheira Agrônoma Miriam Stumpf no Site "FazFácil - Plantas & Jardim"
    Veja mais fotos sobre sobre as plantas que florescem no verão, abaixo ("clique" em qualquer uma das fotos e será aberto, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador. Por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), você pode visualizar nesse modo de exibição, todas as fotos em boa resolução).



    Confira também:
    Informações: Climatempo.com
    Por Letícia J. Guedes da redação do site Áreas Verdes das Cidades

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site