quarta-feira, 18 de março de 2020

Outono 2020: Veja a previsão para este ano e as características da estação


O outono de 2020 no hemisfério sul começou às 0h50 (horário de Brasília) do dia 20 de março (sexta-feira). A previsão é que as chuvas devem ficar acima da média no Sudeste e Norte do Brasil durante abril e maio, conforme o Climatempo. 


O Nordeste pode ter chuva abaixo da média no outono 2020. No Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul a pluviosidade é maior que o normal, mas Goiás, DF e Mato Grosso têm um pouco menos umidade do que no ano passado. O Climatempo também prevê que o Sul ficará na média pluviométricas no outono.

Em 2020, não há influência do El Niño e La Niña que modificam profundamente as temperaturas e o regime de chuvas. Portanto, o outono brasileiro segue as características tradicionais da estação.

Características do outono no Brasil

As características do outono são: mudanças rápidas nas condições de tempo, a queda de temperatura, a maior freqüência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das regiões Sudeste e Sul do Brasil.

Em grande parte do país há redução das chuvas, mas nas regiões Norte e Nordeste e no leste do Nordeste se inicia o período mais chuvoso.

Nas Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC – nas regiões serranas podem ser inferiores a 10ºC.
Nas Regiões Norte e Nordeste, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32ºC.

Características da flora

A pesquisadora Tânia Maria Cerati, do Instituto de Botânica do Jardim Botânico de São Paulo, nessa estação estão em flor espécies como a sibipiruna, acácias de flores amarelas, paineiras e cactáceas como a conhecida flor de maio. “Não podemos esquecer também que as plantas aquáticas produzem flores belíssimas nesta época. As ninféias exibem flores amarelas, rosas e azuis até maio”, destaca.

Outra flor de grande destaque na estação é a orquídea, que de acordo com o pesquisador Eduardo Catharino, do Instituto de Botânica, florescem o ano inteiro. Catharino destaca as quaresmeiras como uma das principais espécies do período. “A quaresmeira é uma planta nativa da Mata Atlântica e floresce devido ao clima propício da estação.” O especialista explica que as plantas são geralmente sensíveis às mudanças climáticas. “No outono ocorre a diminuição das horas do dia. O dia é geralmente mais curto e as espécies que florescem nessa época se adaptam a essa situação”, diz.

A paisagista Gigi Botelho também destaca que, nesta época do ano é melhor optar por plantas como camélia, antúrio, bela-emília, copo-de-leite e margarida. Outras flores também se dão bem nessa estação, como a astromélia, gypsophila, lírio, lisianto, cattleya violácea, estrelitzia, boca de leão, gérbera e flor de ervilha, entre outras. 

Veja fotos sobre algumas das plantas que florescem no outono:

Acácia 
Pixabay.com

Paineira
Paineira
Pixabay.com
Quaresmeira

Ninfeia azul
Ninfeia azul
Pixabay.com
Orquídea

Camélia
Camélia
Pixabay.com
Margarida
Margarida
Pixabay.com
Antúrio
Antúrio
Pixabay.com
Lírio
Lírio
Pixabay.com
Strelitzia
Strelitzia
Pixabay.com

Boca de Leão
Boca de leão
Pixabay.com
Gérbera
Gérbera
Pixabay.com
Astromélia
Astromélia
Pixabay.com

_____________________________________________________________________________________
OBS.: Informações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos: Websites do "CPTEC" (http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/), "Globo.com" e "Delas" (http://delas.ig.com.br/) e Climatempo
______________________________________________________________________________________

Por Leticia Jardim Guedes da redação do Áreas Verdes das Cidades

1 comentários:

  1. Estar online com Áreas Verdes da Cidade, é estar atualizado com os acontecimentos de SÃO PAULO, que ocorrem na Administração, que Guedes se propõem a informar.

    Mais uma vez, é assim que chegaremos lá.

    Abraço Forte,
    Abel Limãos
    19-Março-2020

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site