
O outono de 2020 no hemisfério sul começou às 0h50 (horário de Brasília) do dia 20 de março (sexta-feira). A previsão é que as chuvas devem ficar acima da média no Sudeste e Norte do Brasil durante abril e maio, conforme o Climatempo.
O Nordeste pode ter chuva abaixo da média no outono 2020. No Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul a pluviosidade é maior que o normal, mas Goiás, DF e Mato Grosso têm um pouco menos umidade do que no ano passado. O Climatempo também prevê que o Sul ficará na média pluviométricas no outono.
Em 2020, não há influência do El Niño e La Niña que modificam profundamente as temperaturas e o regime de chuvas. Portanto, o outono brasileiro segue as características tradicionais da estação.
Características do outono no Brasil
As características do outono são: mudanças rápidas nas condições de tempo, a queda de temperatura, a maior freqüência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das regiões Sudeste e Sul do Brasil.
Em grande parte do país há redução das chuvas, mas nas regiões Norte e Nordeste e no leste do Nordeste se inicia o período mais chuvoso.
Nas Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC – nas regiões serranas podem ser inferiores a 10ºC.
Nas Regiões Norte e Nordeste, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32ºC.
Características da flora
A pesquisadora Tânia Maria Cerati, do Instituto de Botânica do Jardim Botânico de São Paulo, nessa estação estão em flor espécies como a sibipiruna, acácias de flores amarelas, paineiras e cactáceas como a conhecida flor de maio. “Não podemos esquecer também que as plantas aquáticas produzem flores belíssimas nesta época. As ninféias exibem flores amarelas, rosas e azuis até maio”, destaca.
Outra flor de grande destaque na estação é a orquídea, que de acordo com o pesquisador Eduardo Catharino, do Instituto de Botânica, florescem o ano inteiro. Catharino destaca as quaresmeiras como uma das principais espécies do período. “A quaresmeira é uma planta nativa da Mata Atlântica e floresce devido ao clima propício da estação.” O especialista explica que as plantas são geralmente sensíveis às mudanças climáticas. “No outono ocorre a diminuição das horas do dia. O dia é geralmente mais curto e as espécies que florescem nessa época se adaptam a essa situação”, diz.
A paisagista Gigi Botelho também destaca que, nesta época do ano é melhor optar por plantas como camélia, antúrio, bela-emília, copo-de-leite e margarida. Outras flores também se dão bem nessa estação, como a astromélia, gypsophila, lírio, lisianto, cattleya violácea, estrelitzia, boca de leão, gérbera e flor de ervilha, entre outras.
Veja fotos sobre algumas das plantas que florescem no outono:
Acácia

Ninfeia azul
Orquídea
Camélia
Antúrio
Lírio
Strelitzia
_____________________________________________________________________________________
OBS.: Informações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos: Websites do "CPTEC" (http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/), "Globo.com" e "Delas" (http://delas.ig.com.br/) e Climatempo
______________________________________________________________________________________
Por Leticia Jardim Guedes da redação do Áreas Verdes das Cidades
Estar online com Áreas Verdes da Cidade, é estar atualizado com os acontecimentos de SÃO PAULO, que ocorrem na Administração, que Guedes se propõem a informar.
ResponderExcluirMais uma vez, é assim que chegaremos lá.
Abraço Forte,
Abel Limãos
19-Março-2020