sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Parque Bute em Cardiff no País de Gales - Reino Unido

O Parque Bute fica localizado em Cardiff, capital do País de Gales, no Reino Unido. Cardiff é uma cidade portuária na costa sul do País de Gales, onde o rio Taff encontra-se com o estuário do rio Severn. Ela foi proclamada capital da nação em 1955 e tem cerca de 340.000 habitantes. O Bute tem por volta de 560.000 m² de área de jardins bem-cuidados e áreas verdejantes no centro da cidade, que outrora formaram o terreno do Castelo de Cardiff. O parque recebeu o nome do terceiro marquês de Bute, cuja família era dona do castelo, doado à cidade em 1947.
Colaboração de Camila Magnolo Soares.

Horário de funcionamento:
7h30 até 30 min antes do pôr do Sol (no inverno até 15h45)
Telefone:
00 (XX ) 44 29 2087 2730
Localização:
35 North Rd, Cardiff. CF10 3DX, Cardiff, País de Gales, Reino Unido.
Ver no mapa

Como chegar ao Parque Bute

- Transporte coletivo: Existem várias paradas de ônibus situadas ao longo da Castle Street, ao sul, e ao longo da North Road, a leste. Visite o site da Cardiff Bus para obter informações e horários de rotas.
Carro: acesse o link "Ver no mapa" no box ao lado e trace seu roteiro.  Há estacionamentos pagos nas proximidades do parque, nos Sophia Gardens (CF11 9LJ), Castle Mews (CF10 3ER) e North Road (CF10 3EA). Visite o link Cardiff.gov para obter mais detalhes sobre os estacionamentos no Parque Bute.

Para saber a previsão do tempo para Cardiff no País de Gales, clique aqui.

Veja a lista completa dos parques e praças visitados, fotografados e resenhados pelo site Áreas Verdes das Cidades no Brasil e no exterior

Infraestrutura do Parque Bute
O Bute oferece uma variedade de atrações para explorar e aproveitar, como as muitas esculturas ou simplesmente tomar uma xícara de chá em um dos cafés existentes. O parque tem conjuntos de árvores raras e ornamentais. Há pássaros e outros animais, que encantam os visitantes, que são convidados a fazer uma parada no centro educativo para obter informações sobre trilhas e outras atrações. Há um riacho artificial, o Mill Leat, que circunda um castelo e o visitante pode relaxar em uma caminhada ao longo do Rio Taff.
Mapa/esquemático do local em https://bute-park.com/map/

Flora e Fauna no Parque Bute
O arboreto nacionalmente significativo de Bute Park é incomparável no Reino Unido pelo número de árvores significativas que ele contém. Existem mais de 3.000 árvores catalogadas individualmente, algumas das quais são raras e ornamentais. A maioria das árvores foi plantada após 1947 e complementou a coleção existente dentro da propriedade privada da família Bute, no século XIX.
Para obter mais informações, consulte o guia ilustrado de plantas do Cardiff Council ou visitem o "Bute Park Education Center".
Fique atento para avistar pássaros e animais como o pica-pau, o martim-pescador, o esquilo e a lontra, entre outras espécies.

O site da Expedia sugere que "entre a primavera e o outono, seguir a margem verdejante do Rio Taff para ver lindos arranjos de flores no Parque Bute. No final da margem, depare-se com as ruínas do Mosteiro dos freis Blackfriars, fundado originalmente em 1256. O priorado foi construído após ser saqueado por Owain Glyndwr em 1404, mas agora as únicas ruínas restantes são as fundações escavadas. Procure informações adicionais nas placas que explicam a história do prédio.

Siga inúmeras trilhas pelo parque. Teste sua saúde na Fitness Trail, que oferece diversas estações de exercício para uso público. Traga um smartphone e experimente a QR Code Trail, onde você poderá obter uma vasta gama de informações sobre a área, além de fotografias e desenhos antigos. Encontre as 20 esculturas que formam a Sculpture Trail e divirta-se com quase doze brinquedos pela Woodland Play Trail.

Como o parque fica a uma curta distância das grandes ruas do centro da cidade de Cardiff, é fácil chegar a ele de carro ou ônibus. Visite o centro informativo do local, além das três cafeterias que servem lanches.

História do Parque Bute
Durante os anos 1100, a terra que hoje conhecemos como Parque Bute foi dominada pelo castelo e pelo Rio Taff e foi usada para pequenas indústrias, religião e agricultura. Essas atividades refletiram os principais negócios de Cardiff na época e sua importância como centro religioso.

Em 1766, a rica família Bute herdou o castelo e no final dos anos 1800 começou a desenvolver os terrenos. A terra ao redor do castelo foi reunida e jardins de prazer foram criados. Andrew Pettigrew trabalhou em estreita colaboração com o arquiteto William Burgess para criar uma paisagem que complementava o trabalho ornamentado do castelo. Um antigo cartão postal do Castelo de Cardiff. Em 1855, a Família Bute fechou os Campos de Cooper para acesso público. No entanto, em 1857, Sophia Gardens foi aberta ao público pela família Bute em compensação pela exclusão do acesso público da terra no lado leste do rio - agora Parque Bute. 

Andrew Pettigrew ingressou no Bute Estate em Dumfries House, Ayrshire. Ele foi apontado como jardineiro principal do terceiro marquês de Bute em 1873 e trabalhou em estreita colaboração com o marquês e seu arquiteto William Burges para organizar os jardins do castelo, agora Parque Bute. 

No final do século XIX, foram construídas as pontes suíça e a parede animal, projetadas por William Burges. Foto em preto e branco da ponte suíça agora desmontada.

Em 1947, o Quinto Marquês de Bute presenteou o Castelo e os terrenos ao povo de Cardiff e a terra foi transformada em um parque público que foi aberto em 15 de abril de 1949. 

Hoje, a terra é o 'coração verde' da cidade e fornece um habitat para a vida selvagem, um belo e extenso arboreto, além de um local para grandes eventos públicos. Após o interesse do público em geral, o parque foi restaurado de 2010 a 2014. O projeto foi apoiado por uma doação de £ 3,1 milhões do Heritage Lottery Fund e focada em: 1) Conservar e restaurar características históricas, ambientais e hortícolas especiais; 2) Tornar o parque acessível a todos os visitantes; 3) Construindo o Centro de Educação; 4) Renovação e desenvolvimento do West Lodge (o que hoje conhecemos como Salas de Chá Pettigrew) e 5) Limpeza e reparação do The Animal Wall.

Vale a pena no Parque Bute
  • Visitar as 20 esculturas que formam a Sculpture Trail e divirta-se com quase doze brinquedos pela Woodland Play Trail.
  • Caminhar e/ou correr pelas trilhas existentes, observando a vegetação ao redor;
  • Participar de visitas guiadas por monitores, que devem ser agendadas no "Education Officer" pelo telefone 029 2078 8403 ou e-mail butepark@cardiff.gov.uk e
  • Utilizar os espaços existentes para jogar futebol, rugby, entre outros.
__________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para o telefone da administração no box acima.
Fonte dos textos: Websites do Bute Park (https://bute-park.com//), Expedia (https://www.expedia.com.br/) e Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/).
Imagens de Camila Magnolo Soares
___________________________________________________________________________________________________________


Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).


Fotos do Parque Bute
(Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas no local).

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site