sexta-feira, 26 de julho de 2019

Parque Belle Vue em Newport, País de Gales - Reino Unido

O Parque Belle Vue fica situado em Newport no País de Gales, Reino Unido. A cidade tem em torno de 140.000 habitantes e fica ao sul do país às margens do Rio Usk, entre as cidades de Cardiff e Bristol. Famosa por suas docas, os vestígios romanos em Caerleon e sua associação com o movimento cartista do século XIX, Newport está repleta de surpresas culturais. O parque Belle Vue, que tem cerca de 106.000 m², foi inaugurado em 1894 e possui características típicas de um parque público vitoriano, incluindo conservatórios de plantas, pavilhão, coreto e rochedos.Tem uma esplêndida vista para o estuário e fica situado em uma colina atrás de paredes elegantes e portões de ferro. 
Colaborou Márcia Soares com imagens do local.
  Parque Belle Vue

Horário de funcionamento
6h até antes de escurecer
Contato:
00 (XX) 44 1633 656656 
Localização:
33 Waterloo Road, Newport, País de Gales, Reino Unido
Ver no mapa

Como chegar ao Parque Belle Vue

  • Carro - Do centro da cidade, siga na direção sul na Stow Hill em direção à Clifton Rd, vire à esquerda na Friars Road, posteriormente à esquerda na Belle Vue Lane e finalmente á direita na Cardiff Rd/B4237. Clique em "Ver no mapa" para traçar seu roteiro. Há estacionamento para veículos que funciona das 6 às 16h, que é pago (até 2h cust£1.00).
  • Ônibus Linhas 30, 50A e X15, entre outras. Informações detalhadas sobre trajetos na cidade em geral podem ser consultados no site da Newport Transport.

Infraestrutura do Parque Belle Vue
O local tem muitos recursos típicos de um parque público vitoriano, incluindo os conservatórios e pavilhão, coreto e jardins ornamentais. Recursos adicionais foram adicionados ao parque ao longo dos anos. O Gorsedd Stone Circle foi erguido em 1896, para o National Eisteddfod, realizado em Belle Vue Park em 1897. Áreas para jogar boliche foram abertos em 1904 e uma casa de chá foi adicionada em 1910. O coreto e a série original de pequenas cascatas foram restaurados em 2006. O Belle Vue Tearooms é administrado pela Cotyledon BMCIC, uma empresa de interesse comunitário com sede em Machen que também opera mercados rurais em todo o sudeste do País de Gales, incluindo um mercado mensal de alimentos e artesanato no Belle Vue Park. Os salões de chá estão abertos diariamente (incluindo o dia de Natal) das 10h às 16h, servindo bebidas e refeições apresentando produtos dos comerciantes do mercado. Casamentos podem ser realizados nos conservatórios e no coreto. Há também playground e áreas para práticas poliesportivas.

Flora do Parque Belle Vue
O parque contém vários espécimes raros. No início da primavera, as magnólias do Himalaia produzem enormes flores cor-de-rosa e os galhos das Árvores-de-Judas (olaias) podem ser vistos cobertos com cachos de flores rosa-lilás em maio. Em junho e julho, a árvore Tulipa produz suas flores em forma de tulipa alaranjadas. Outono traz gloriosa cor das folhas para muitas das árvores e arbustos. De particular interesse são as folhas amarelas e claras de Ginkgo biloba, uma das únicas quatro coníferas decíduas que podem ser vistas crescendo nas Ilhas Britânicas hoje, e as gloriosas folhas carmesim do Liquidambar, um nativo do leste dos Estados Unidos.

Fauna Parque Belle Vue
Há muitos pássaros de variadas espécies que cantam e encantam os visitantes do local, entre eles o Magpie (considerado o pássaro mais inteligente do mundo), além de esquilos que o percorrem.

O recém-restaurado pavilhão, conservatório e coreto são belos locais para casamentos, festas, reuniões e outros eventos. 

São permitidos cães no interior do Parque Belle Vue, desde com coleiras ou guias.

História do Parque Belle Vue
A terra em que o parque está foi um presente para Newport de Godfrey Morgan, primeiro visconde Tredegar em 1891 para fornecer um parque público para seus cidadãos. Uma competição aberta para projetar e construir o parque foi vencida por Thomas Mawson. O projeto vitorioso de Mawson foi, de fato, projetado para o campo vizinho, o local do então Hospital Newport e Monmouthshire, depois que Mawson entendeu mal as instruções em sua primeira visita a Newport. O erro não foi percebido até a primeira visita ao local, após o contrato ter sido adjudicado; Mawson teve que repensar rapidamente alguns de seus planos! O Parque Belle Vue foi a primeira vitória de Thomas Mawson em uma competição aberta. Ele passou a se tornar um dos principais arquitetos paisagistas do seu tempo, responsável pelo projeto de muitos jardins em Lake District, incluindo o Holker Hall e o Rydal Hall, bem como o Dyffryn Gardens, perto de Cardiff. Em novembro de 1892, Lorde Tredegar realizou a cerimônia de cortar o primeiro gramado; a construção começou e o parque foi inaugurado em 8 de setembro de 1894. O custo final do parque está registrado em £19.500. 

Características adicionais, incluindo o Círculo de Pedra de Gorsedd em 1896 para o Eisteddfod Nacional realizado no parque Belle Vue em 1897. Os campos de boliche  foram abertos em 1904 e uma casa de chá foi adicionada em 1910. Em 1924, a casa adjacente e os terrenos da Casa Belle Vue entraram na propriedade do conselho e os 45.000  adicionais de terra foram absorvidos pelo parque, que agora se estende por cerca de 106.000  A "Friends of Newport Ornamental Parks" foi criada em 2006 para trabalhar com o "Newport City Council" na gestão dos parques Belle Vue e Beechwood. 

Vale a pena no Parque Belle Vue
  • Caminhar pelas alamedas do local, observando sua vegetação, que é vasta e constituída de árvores de grande porte (algumas com entalhes trabalhados por mãos humanas);
  • Utilizar os vários equipamentos existentes para praticar esportes e as crianças brincarem em áreas destinadas para tal e
  • Visitar a Casa de Chá que fica aberta diariamente das 10h às 16h, servindo bebidas e refeições apresentando produtos dos comerciantes do mercado.  É um local para tomar um chá, vislumbrando a paisagem ao redor.
____________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos:  "Newport City Council" (http://www.newport.gov.uk/) e "Wikipedia" (https://en.wikipedia.org).
Imagens de Márcia Soares 
____________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Parque Belle Vue


A seguir, veja fotos tiradas no Parque Belle Vue (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).

1 comentários:

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site