sábado, 12 de maio de 2018

Parque da Cidade Dona Sarah Kubitscheck em Brasília (DF)

Colaboração de Orlando Lima Jr (fotos) e Wagner Heibel
Parque da Cidade Dona Sarah Kubitscheck, que fica situado em Brasília (DF),  é considerado o segundo maior parque urbano do mundo com seus 4.200.000 m² de área em seu total (o primeiro é o Parque Phoenix em Dublin na Irlanda com 7.000.000 ). O local reúne o trabalho do quarteto ícone da capital, sendo seu projeto de Oscar Niemeyer, obra paisagística de Burle Marx e área urbanística desenvolvida por Lúcio Costa, além de uma coleção de azulejos de Athos Bulcão.
Parque da Cidade Dona Sarah Kubitscheck

Horário de funcionamento:
24h ininterruptos
Contatos:
(61) 3329-0400
Localização:
Setor de Recreação Pública Sul (SRPS), Brasília, DF, 70297-400
Ver no mapa

Como chegar ao Parque da Cidade Dona Sarah Kubitscheck

  1. Carro - Clique em "Ver no mapa" para traçar seu roteiro. Há 12 estacionamentos no entorno do parque.  
  2. Ônibus - Há muitas linhas, entre as quais as de números 0.006, 0.152, 0.156, 0.163, 0.177, 0.21,0.301, 0.311, 0.320 e 0.330, entre várias outras. Para saber sobre linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, consulte o site da DFTrans (clique aqui).

Infraestrutura
O Parque da Cidade Dona Sarah Kubitscheck tem uma boa infraestrutura de lazer, constituída por:
– 49 churrasqueiras
– 1 lago artificial
– 3 quadras de futebol de campo
– 8 quadras de futebol de areia
– 14 quadras poliesportivas
– 5 quadras de vôlei de concreto
– 5 quadras de vôlei de praia
– 2 quadras de futevôlei
– 1 quadra de frescobol
– 2 quadras de vôlei de saibro
– 5 quadras de tênis de concreto
– 6 playgrounds
– 16 conjuntos sanitários
– 6 parques infantis
– 1 praça
– 5 pontos de encontros comunitários (PEC)
– 4 circuitos inteligentes
– 11 áreas de exploração de relativo porte (Nicolândia, Carrera Kart, Ilha do Parque, Centro Hípico, Alpinus restaurante, Gibão do Parque, Quiosque do Atleta, Bar Barulho, Massoterapia, Restaurante Praia Parque (antigo Bar Pirraça) e Loy Lanches). 

Mapa mostrando as atrações do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitscheck pode ser visto neste link.

Flora
Há várias espécies do cerrado como, capitães do Cerrado, ipês-amarelos, ipês-roxos, ingás, cagaitas, genipapos, paineiras, barus, cutieiras e chica, entre outras.

Fauna
Como o bioma predominante é o cerrado, abriga algumas espécies de animais. Mamíferos, aves (há cerca de 150 patos e gansos), répteis, anfíbios e peixes fazem parte das cerca de várias espécies de vertebrados identificados e que vivem nesse bioma.

restaurantes, bares e lanchonetes que servem bebidas e refeições no local

Quanto à segurança geral do local, observa-se policiais e vigias percorrendo-o. À noite, especialmente, recomenda-se percorrê-lo em grupo, pois certos trechos são ermos.

História do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek
Além do projeto das superquadras, que previa grandes áreas verdes, o plano piloto do urbanista Lúcio Costa previa um jardim botânico, na Asa Sul, e um jardim zoológico, na Asa Norte, nas proximidades do Eixo Monumental, contudo após uma série de modificações do projeto original foi decidido que as duas áreas se somariam em um único parque, o Parque Zoobotânico de Brasília, na Asa Sul, cujo projeto seria desenvolvido por Roberto Burle Marx, em 1961. Entretanto, somente na década de 1970, com o aumento da cidade, a necessidade de ocupação de seus limites para se proteger de invasões, somado à necessidade de criação de uma grande área pública de recreação, principalmente para as crianças, que o governador do Distrito Federal, Elmo Serejo Farias, determinou a implantação de um parque recreativo, em 1974, com área de 340 hectares, sendo necessária a criação de um novo projeto. Lúcio Costa ficou responsável pelo planejamento urbanístico, os arquitetos Oscar Niemeyer e Glauco Campello ficaram responsáveis por alguns prédios a serem construídos e Burle Marx se dedicou ao projeto paisagístico. O parque foi inaugurado pelo presidente Ernesto Geisel e pelo governador Elmo Farias, em 1978, com o nome de Parque Recreativo Pitton Farias, homenagem ao filho do governador, falecido à época, sendo contudo popularmente conhecido como Parque da Cidade. Em 1997, o governador Cristóvam Buarque sancionou lei modificando o seu nome para Parque da Cidade Dona Sarah Kubitscheck, em homenagem à esposa do presidente Juscelino Kubitscheck.

Há inúmeros eventos culturais e esportivos que são realizados na área do parque, bem como práticas alternativas como Yoga, Lian Gong, Tai Chi, etc.

O local recebe, em média, 14 mil pessoas de segunda a sexta-feira e 37 mil aos fins de semana. Em eventos especiais, o público sobe para 80 mil.

Uma de suas áreas de lazer, com brinquedos destinados às crianças é chamado de Parque Ana Lídia.
Wagner Heibel, frequentador do local, sugere para aqueles que vão de carro, parar no estacionamento 12 e fazer uma caminhada. O total são dez km. Mas é possível fazer uma rota mais curta, cruzando a ponte sobre o lago. Há cinco percursos para atletismo: dois de 10km, dois de 6km e uma pista de 4km, todos eles com o mesmo ponto de partida, em frente ao estacionamento 12 (a serem percorridos no sentido anti-horário). 
Vale a pena no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitscheck
  • Levar as crianças para brincar nos equipamentos disponíveis no local, especialmente no Parque Ana Lídia;
  • Caminhar pelas pistas/trilhas do local, observando as atrações e o cenário ao redor;
  • Participar das atividades culturais e esportivas promovidas nas áreas apropriadas do parque;
  • Utilizar as quadras existentes para praticar seu esporte favorito e
  • Usar as áreas das churrasqueiras para um fazer um churrasco e piqueniques com a família.
_____________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos: Websites da "Secretaria Adjunta de Turismo do DF" (http://www.turismo.df.gov.br), "Guia Brasília/DF" (http://www.wbrasilia.com/index.htm) e "Wikipédia"(http://pt.wikipedia.org/).
Fotos de Orlando Lima Jr e uma aérea do site TripAdvisor.
____________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitscheck

A seguir, veja fotos tiradas no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitscheck (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site