quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

2 de fevereiro - Dia Mundial das Áreas Úmidas

Dia Mundial das Área Úmidas - Parque Ecológico do Tietê
No dia 2 de fevereiro se comemora o Dia Mundial das Áreas Úmidas, cuja finalidade é estimular a realização, por governos, organizações da sociedade civil e grupos de cidadãos, de ações e atividades que chamem a atenção da sociedade para a importância das áreas úmidas e para a necessidade de sua proteção.


O conceito de áreas úmidas surgiu em uma convenção intergovernamental na cidade de Ramsar (Irã) no dia 2 de fevereiro de 1971. Atualmente no Brasil, vale a definição do Comitê Nacional de Zonas Úmidas (CNZU): “Áreas Úmidas são ecossistemas na interface entre ambientes terrestres e aquáticos, continentais ou costeiros, naturais ou artificiais, permanente ou periodicamente inundados ou com solos encharcados. As águas podem ser doces, salobras ou salgadas, com comunidades de plantas e animais adaptados à sua dinâmica hídrica".


Além de regular o regime hídrico de vastas regiões, as áreas úmidas também funcionam como fonte de biodiversidade em todos os níveis, cumprindo, ainda, papel relevante de caráter econômico, cultural e recreativo. Ao mesmo tempo, atendem necessidades de água e alimentação para uma ampla variedade de espécies e para comunidades humanas, rurais e urbanas.

Lagoinha de Pontas das Canas em Florianópolis

Os benefícios das áreas úmidas nas cidades são:

1) Reduzem as inundações 

As áreas úmidas podem atuar como esponjas gigantes que absorvem água das inundações: rios, lagoas, lagos e marismas absorvem e armazenam água de chuvas fortes. Em cidades costeiras, mangues e marismas contribuem para servir como barreira de proteção da costa. 


2) Fornecem água 
Os aquíferos subterrâneos, a água da chuva e dos rios são fontes de água para toda a água potável que temos. As áreas úmidas podem filtrar a água que entra nos aquíferos e ajudar a recarregar esta importante fonte de água. A proteção dos rios e a redução do uso da água também contribuem para proteger as reservas de águas. 

3) Filtram os rejeitos e melhoram a qualidade da água
Os solos ricos em lodo e vegetação abundante das áreas úmidas podem funcionar como filtros de água que absorvem quantidades razoáveis de toxinas, pesticidas agrícolas e rejeitos industriais. As áreas úmidas das cidades podem contribuir para o tratamento de águas residuais. 

4) Melhoram a qualidade do ar das cidades 
As áreas úmidas produzem umidade em função dos altos níveis de água e vegetação abundante. Isto esfria de forma natural o ar, o que ajuda a melhorar a qualidade do ar nas cidades de clima tropical e também dos locais mais secos. 

5) Promovem o bem-estar humano As áreas úmidas urbanas quando bem planejadas e conservadas como as áreas verdes oferecem às pessoas grandes espaços para recreação e acesso a natureza. Existem estudos que mostram que o contato com a natureza diminui o stress e melhora a saúde das pessoas. 

6) Podem ser um meio de vida para as pessoas 
Muitos tipos de peixe desovam e se reproduzem nas áreas úmidas e esses locais são propícios para a pesca, que deve ser feita de forma sustentável. As áreas úmidas fornecem produtos e serviços ambientais para as comunidades, tais como madeiras, ervas, frutas, além de atrair turistas, outra importante fonte de geração de emprego e renda.  

Preservação de Áreas Úmidas urbanas no Brasil: exemplos para o mundo

Manguezal de Recife
O Manguezal da cidade de Recife é importante para a cidade por fornecer serviços ecossistêmicos, tais como: filtro biológico das águas do mangue e berçário para a fauna. Nas comunidades ao longo do manguezal, as pessoas se alimentam dos animais, o turismo é incentivado com passeios de catamarã, e o rio é utilizado para prática de esportes e lazer. 

Parque Nacional de Brasília 
A história de criação do Parque Nacional de Brasília se relaciona diretamente com a da construção de Brasília, constituindo-se em um parque urbano de visitação expressiva ao longo do ano. A Unidade de Conservação surgiu da necessidade de se proteger os rios que forneciam água potável para a cidade e de manter a vegetação em estado natural. Os objetivos que levaram à criação do parque foram: contribuir para o equilíbrio das condições climáticas e evitar a erosão dos solos no Distrito Federal

Com informações do site do Ministério do Meio Ambiente e do site Ramsar.org

Por Letícia Jardim Guedes da Redação do site Áreas Verdes das Cidades

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site