segunda-feira, 19 de março de 2018

22 de março - Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março e o tema de 2018 é "Nature for water" (na tradução livre A Natureza para a Água). Neste ano, a ONU debate como podemos usar a natureza para superar os desafios em relação ao uso sustentável da água do século XXI.


O dano ambiental, juntamente com a mudança climática, está gerando as crises relacionadas à água em diversas partes do mundo. As inundações, a seca e a poluição da água são pioradas pela degradação da vegetação, do solo e dos rios e lagos.

Quando negligenciamos nossos ecossistemas, torna-se mais difícil fornecer a água que precisamos para sobreviver e prosperar. 

As soluções baseadas na natureza têm o potencial de resolver muitos problemas: é preciso investir na proteção e no replantio para assegurar uma infraestrutura "verde" para harmonizá-la com a infraestrutura "cinzenta" (do concreto e asfalto das cidades) sempre que possível. 

A plantação de novas florestas e o restabelecimento das zonas úmidas, entre outras medidas que tenham a natureza como foco principal, podem reequilibrar o ciclo da água e melhor a saúde humana e os meios de subsistência.


Com informações da ONU
Créditos da foto: Pixabay.com

Letícia Jardim Guedes da redação do Áreas Verdes das Cidades

Veja também:
Dicas para um consumo consciente da água

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site