sábado, 24 de setembro de 2016

Parque Alfredo Volpi em São Paulo (Revisitado e informações atualizadas)

Parque Alfredo Volpi foi revisitado num domingo e fica na Avenida Oscar Americano, 480, no bairro do Morumbi, subprefeitura do Butantã, em São Paulo. Foi inaugurado em 27/04/1971, tendo uma superfície de 142.432 m², destacando-se por suas trilhas, inclusive em mata fechada.  É o parque considerado pela Prefeitura de São Paulo como tendo a maior biodiversidade em zona urbana da capital paulista.


Parque Alfredo Volpi

Horário de funcionamento:
6h às 17h30
Telefone:
(11) 3031-7052   
Localização:
Av. Eng. Oscar Americano, 480, Morumbi
Ver no mapa
Como chegar ao parque
Várias linhas  de ônibus servem o parque, entre as quais a 5118-10 - Term. João Dias - Lgo. São Francisco, 5119-10 - Term. Capelinha - Lgo. São Francisco, 5119-21 - Term. Capelinha - Itaim Bibi, 6291-10 - Inocoop Campo Limpo - Term. Bandeira e 647A-10 - Valo Velho - Pinheiros e 775F-10 - Jd. das Palmas - Hosp. das Clínicas. Para saber outros números de linhas, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui).

Para ir de carro, clique em "Ver no mapa" no box acima e trace seu roteiro.
Há um estacionamento interno ao parque para veículos, que é gratuito, mas não há muitas vagas.

Infraestrutura
O parque concentra pistas de Cooper e caminhada, trilha em mata fechada, três lagos, além de alguns aparelhos de ginástica e playground. Também tem sanitários acessíveis e paraciclos. Essa estrutura possibilita que os visitantes e frequentadores do local possam praticar exercícios, levar a família para passear ou até mesmo fazer um piquenique.
O parque de uma maneira geral está bem cuidado e seus sanitários, que são acessíveis, no dia da última visita estavam limpos e tinham papel higiênico e papel toalha. 

Flora
São  291 espécies, das quais 12 estão ameaçadas como o pau-brasil, as samambaiaçus (Cyathea corcovadensis e C. delgadii) e a embaúba-prateada. O parque tem 115.189  de Mata Atlântica remanescente, representados por magníficos espécimes arbóreos característicos de mata primária, como o jequitibá, o passuaré e o jerivá, e de espécies indicadoras do processo sucessional como a embaúba e o tapiá-guaçú. Por sua diversidade vegetal, entrecortada por várias nascentes d’água e lagos que formam um ambiente favorável ao abrigo e à vida de aves e outros animais, trata-se de uma importante reserva ecológica encravada na área urbana da cidade.

Fauna
No parque foram identificadas 110 espécies de animais que compõem a fauna do local. São mamíferos, como a preguiças e saguis, e cerca de 70 aves, que incluem cinco espécies de papagaios, garças, o tucano-de-bico-verde, os conhecidos Sabiás, o “Gavião-de-cabeça-cinza” e a “Saíra-viúva”.  Há também 5 espécies diferentes de pica-paus, 2 de martim-pescador e a presença de beija-flores, gaviões e corujas. Além disso, é comum a presença de aves migratórias, como o irerê, a garça-branca e a garça-grande, e também de aves ornamentais como gansos e marrecos, atraídas pelos peixes (carpas e tilápias) que habitam os lagos existentes no parque. Um grupo de tucanos-de-bico-verde, costuma fazer seu ninho em ocos de árvores. Podem ainda ser observados mamíferos, como o bicho preguiça, sagüis com filhotes, caxinguelês e gambás; e répteis como pequenos lagartos e cobras não venenosas (dormideira e falsa coral).

Não há lanchonetes, portanto caso queira, traga alimentos e água de sua residência.

No tocante à segurança geral do parque, não observamos vigilantes, a menos na sua entrada. Caso queiram aventurar-se nas trilhas mais distantes, sugerimos ir acompanhados ou em grupo.

Atenção! Há restrição para  utilização de bicicletas (só com pequenos aros para crianças), jogar bola, skates, patins. Cachorros são permitidos no parque, desde que em guias e para os maiores e bravos, focinheira/enforcador.

História
Anteriormente denominado Parque Morumbi, foi criado visando a preservação ambiental de uma área remanescente de mata original do Planalto Paulista (Atlântica). O projeto paisagístico foi elaborado em 1966 por Rosa Grena Kliass com colaboração do arquiteto Carlos Welker e do botânico Helmut Shlik, responsável pelo levantamento florístico da área. O projeto aproveitou as clareiras naturais do local para implantação das áreas de recreação infantil. Seu nome atual – Alfredo Volpi - é uma homenagem a um dos mais conceituados pintores brasileiros.

Para os visitantes e frequentadores do parque é um privilégio desfrutar de uma área ecológica de tamanha diversidade de fauna e flora, no núcleo da cidade de São Paulo, onde pode-se unir o lazer, uma boa infraestrutura e paisagens de fazer qualquer um refletir em como é bom estar em contato com a natureza, como se estivesse totalmente fora da metrópole".

As trilhas existentes são de grau médio a difícil (têm subidas e descidas acentuadas em parte delas) para caminhar/correr, exigindo um mínimo de preparo físico. No entanto o primeiro anel externo pode ser feito sem muito esforço. Ao lado do parque, também em local muito agradável, fica a Paróquia de São Pedro e São Paulo, onde se realizam missas e cerimônias católicas diversas (casamentos, batizados, etc...).

Vale a pena no Parque Alfredo Volpi
  • Levar as crianças para brincar no playground existente; 
  • Entrar em contato com a "forte" natureza existente, percorrendo as trilhas do parque e atentando para a rica vegetação ao redor e exemplares da fauna;
  • Ver o monjolo existente que compõe um belo cenário entre árvores, arbustos e lagos com espécies da avifauna presentes no parque e
  • Fazer piqueniques nas áreas destinadas para tal que têm mesas e bancos disponíveis. 
_______________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos: Website Oficial da Prefeitura de São Paulo (http://www.prefeitura.sp.gov.br/) e informações obtidas no local.
_________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo feito no local, quando da última visita

A seguir, veja fotos do Parque Alfredo Volpi tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

1 comentários:

  1. Preciso de terra para uso doméstico ,plantar flores em casa é possível vcs doarem?

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site