terça-feira, 3 de maio de 2016

Site Áreas Verdes das Cidades_3 Anos

Em 3 de maio de 2013, o blog sobre áreas verdes urbanas criado um ano antes, transformou-se no site Áreas Verdes das Cidades, consolidando a ideia inicial de seu editor de amor aos parques urbanos, cuja iniciativa de criação e proteção tem foro exatamente na defesa e conservação desse patrimônio público, incentivando sua visitação. Entendemos que as áreas verdes oferecem opções diversas e integradas de lazer, cultura, arte, entretenimento, esporte e contemplação da natureza.

A importância desses parques, especialmente, expressa-se como patrimônio cultural, testemunho de expressões vivas da cultura e impulsos humanos pela preservação da vida na diversidade de suas manifestações.
As áreas arborizadas controlam a poluição atmosférica e o microclima, oferecendo conforto ambiental. A saúde física e mental recebem benefícios comprovados cientificamente, conforme pesquisadores americanos, japoneses e europeus. A
s áreas verdes urbanas são espaços privilegiados, amenizando a aridez da cidade. A diversidade de vegetação se encarrega de atrair, proteger e alimentar animais e pássaros. A oportunidade para o exercício de convivência solidária entre pessoas e natureza favorece o estreitamento das relações de amizades. A simples contemplação nas áreas verdes possibilita uma experiência estética única, permitindo que se vivencie a harmonia e o bem-estar, generosamente ofertados pela natureza. A quantidade e o estado de conservação das áreas verdes de uma cidade elevam a percepção de desenvolvimento humano e social.

Em 2014 o site Áreas Verdes das Cidades foi premiado no Concurso do Ministério da Cultura (MinC), "Cultura 2014", com o projeto "Territórios da Cultura: roteiro cultural e ambiental pelos Parques Urbanos de São Paulo", que tinha como principal motivação convidar os visitantes de passagem por São Paulo durante a Copa do Mundo de Futebol a conhecer e visitar seis parques em diferentes regiões da cidade – Ibirapuera, Trianon, Carmo, Jardim da Luz, Juventude e Casa Modernista – além da organização de um evento de arte ecológica no Parque Jardim da Luz. Para divulgar o roteiro de visitação foram impressos mapas de bolso e criado um hotsite com informações, mapas e destaques, ambos bilingues (português/inglês).

O site Áreas Verdes das Cidades, além de oferecer um panorama do patrimônio cultural e natural presente nos parques urbanos das cidades, como dissemos, incentiva sua visitação. Nele o leitor vai encontrar um pouco da história de cada parque, seus equipamentos, sua infraestrutura, flora, fauna e as atrações para quem os visita, além de fotos, vídeos, mapas de localização e o que vale a pena visitar no local. A cada 15 dias, em média, uma nova área é inserida no site. Além dessas publicações, procura, por meio de seus canais na WebFacebookYouTube e Google+, registrar outras informações relevantes sobre meio ambiente e sustentabilidade, mas sempre em conexão com os parques urbanos.

Hoje estão publicadas resenhas, fotos e vídeos de 136 áreas verdes, principalmente da região metropolitana de São Paulo, constituindo o maior acervo de informações e serviços sobre parques e áreas verdes da cidade de São Paulo na Internet.





Convidamos vc para consultar o Áreas Verdes das Cidades na Web, Facebook, YouTube e Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site